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Autor(es): Rocha, Helton Diniz
Orientador: Zanatta, Shalimar Calegari
Título: Utilizando o software Audacity no estudo de ondas sonoras para uma aprendizagem significativa
Banca: Brinatti, André Mauricio
Banca: Costa, Luciano Gonsalves
Palavras-chave: ondas sonoras;Física - Ensino médio - Estudo e ensino;Teoria da aprendizagem significativa;Mapa conceitual
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: ROCHA, Helton Diniz. Utilizando o software Audacity no estudo de ondas sonoras para uma aprendizagem significativa. 2022. 193 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta dissertação descreve o desenvolvimento metodológico e a aplicação de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), desenvolvida nos pilares da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS). Trata-se de uma pesquisa que busca soluções para os desafios que o professor enfrenta em sala de aula ao abordar os conceitos da ondulatória. Este conteúdo está nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008) voltadas para estudantes do Ensino Médio. A partir disso, esta pesquisa resultou num produto educacional, PE que acompanha esta dissertação em texto próprio direcionado, especificamente para o professor. A sondagem de aprendizagem significativa realizada por meio da confecção de mapas conceituais, entre outros mecanismos, mostra que as metodologias empregadas favorecem a aprendizagem dos conceitos envolvidos no tema em tela. O público alvo, alunos do curso de formação de docentes, mostrou condições de organizar hierarquicamente os conceitos envolvidos, mesmo sendo aplicado de forma virtual, via meet, devido a pandemia causada pelo SARS-COV-2
ABSTRACT: This dissertation describes the methodological development and application of a unit of teaching meaningful or in portuguese (UEPS), developed on the pillars of Ausubel Meaningful Learning Theory (TAS). It is a research that seeks solutions to the challenges that the teacher faces, in the classroom, when approaching the concepts of wave. This theme is in brasilian educational document "Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná" (2008). Thus, this research resulted in an educational product, PE that accompanies this dissertation in its own text, specifically for the teacher. A poll of meaningful learning, carried out through the making of conceptual maps, in others else, shows how the methodology used, favoring the learning of the concepts involved in the topic in question. The target audience, students of the teacher training course, showed conditions to hierarchically organize the concepts involved, even for the virtual application, via meet, due to the pandemic caused by SARS-COV-2
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Shalimar Calegari Zanatta
Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7951
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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