Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZanatta, Shalimar Calegaript_BR
dc.contributor.authorRocha, Helton Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2024-11-18T20:24:19Z-
dc.date.available2024-11-18T20:24:19Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationROCHA, Helton Diniz. Utilizando o software Audacity no estudo de ondas sonoras para uma aprendizagem significativa. 2022. 193 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7951-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Shalimar Calegari Zanattapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação descreve o desenvolvimento metodológico e a aplicação de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), desenvolvida nos pilares da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS). Trata-se de uma pesquisa que busca soluções para os desafios que o professor enfrenta em sala de aula ao abordar os conceitos da ondulatória. Este conteúdo está nas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (2008) voltadas para estudantes do Ensino Médio. A partir disso, esta pesquisa resultou num produto educacional, PE que acompanha esta dissertação em texto próprio direcionado, especificamente para o professor. A sondagem de aprendizagem significativa realizada por meio da confecção de mapas conceituais, entre outros mecanismos, mostra que as metodologias empregadas favorecem a aprendizagem dos conceitos envolvidos no tema em tela. O público alvo, alunos do curso de formação de docentes, mostrou condições de organizar hierarquicamente os conceitos envolvidos, mesmo sendo aplicado de forma virtual, via meet, devido a pandemia causada pelo SARS-COV-2pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation describes the methodological development and application of a unit of teaching meaningful or in portuguese (UEPS), developed on the pillars of Ausubel Meaningful Learning Theory (TAS). It is a research that seeks solutions to the challenges that the teacher faces, in the classroom, when approaching the concepts of wave. This theme is in brasilian educational document "Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná" (2008). Thus, this research resulted in an educational product, PE that accompanies this dissertation in its own text, specifically for the teacher. A poll of meaningful learning, carried out through the making of conceptual maps, in others else, shows how the methodology used, favoring the learning of the concepts involved in the topic in question. The target audience, students of the teacher training course, showed conditions to hierarchically organize the concepts involved, even for the virtual application, via meet, due to the pandemic caused by SARS-COV-2pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectondas sonoraspt_BR
dc.subjectFísica - Ensino médio - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titleUtilizando o software Audacity no estudo de ondas sonoras para uma aprendizagem significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Brinatti, André Mauricio-
dc.contributor.referee2Costa, Luciano Gonsalves-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical193 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Helton Diniz Rocha_2022.pdf7,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.