Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Breno Ferraz dept_BR
dc.contributor.authorMiiller, Magali Magalhães do Nascimentopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-18T21:30:17Z-
dc.date.available2024-11-18T21:30:17Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationMIILLER, Magali Magalhães do Nascimento. Utilizando a Plataforma Micro:Bit para o ensino de escalas termométricas. 2023. 137 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7953-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta dissertação tem como objetivo desenvolver nos alunos o interesse e a motivação pelo ensino de física utilizando metodologia diferenciada, relacionando o conteúdo com a vida cotidiana do aluno. O trabalho desenvolvido tem como base um produto educacional contendo uma sequência didática, seguindo a teoria de Antoni Zabala, com o objetivo de fornecer aos alunos fundamentação teórica sobre os conceitos da termodinâmica, em específico, a lei zero, temperatura e conversão de escala termométrica, por meio da utilização da plataforma online, e pelo dispositivo Micro controlador denominado Micro:bit "programação por blocos". A sequência didática foi desenvolvida em dois momentos: seis aulas aplicadas remotamente via Google Meet, e duas aulas de forma presencial, nas quais os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e a aprender utilizar a plataforma do microcontrolador micro:bit, a manusear os diferentes tipos de termômetro, a conhecer as três escalas termométricas, Celsius, Fahrenheit e Kelvin, e aprender a fazer a conversão dessas escalas. Durante todo o processo, percebemos o grande interesse e participação dos alunos, e ao término da aplicação, os resultados foram bastante satisfatóriospt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation aims to develop in students the interest and motivation for teaching physics using differentiated methodology, relating content to the student's daily life. The work developed is based on an educational product containing a didactic sequence following the theory of Antoni Zabala with the objective of providing students with theoretical foundations on the concepts of thermodynamics, specifically the zero law, temperature and thermometric scale conversion through the use of the online platform, device Micro controller Micro:bit "block programming". The didactic sequence was developed in two moments: six classes applied remotely via google meet and two classes in person in which students had the opportunity to know and learn to use the micro:bit microcontroller platform, to know and handle the different types of thermometer, know the three thermometer scales Celsius, Fahrenheit and Kelvin and learn how to convert the scales. Throughout the process we noticed the great interest and participation of the students and at the end of the application it can be seen that the results were quite satisfactorypt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titleUtilizando a Plataforma Micro:Bit para o ensino de escalas termométricaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical137 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marli Magalhaes do Nascimento Miiller_2022.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.