Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Luciano Gonsalves | pt_BR |
dc.contributor.author | Almeida, Rafael de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T10:55:56Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T10:55:56Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Rafael de. Aplicativo approva: uma ferramenta de autoavaliação de aprendizagem de física. 2022. 156 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7955 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costa | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) e Metodologias Ativas tornaram-se adequadas para o processo de ensino-aprendizagem. Diversos estudos mostram que os aplicativos e jogos sérios em dispositivos móveis são ferramentas da Metodologia Ativa que podem tornar o ensino do conteúdo mais agradável e aumentar a participação do aluno em sua própria aprendizagem. Os jogos digitais educativos favorecem o engajamento do estudante por meio da interação entre seus conhecimentos prévios com os novos e também pelos elementos de recompensa. Assim, o objetivo do presente estudo foi desenvolver um Produto Educacional (PE) em forma de aplicativo para smartphones Android capaz de permitir a fixação dos conteúdos de Termometria e de Introdução à Física Quântica de maneira atrativa e significativa. A potencialidade do Approva, que combina uma TDIC com a "gamificação", foi analisada no processo de ensino-aprendizagem por meio da autoavaliação. O App. foi desenvolvido na plataforma AppInventor e configurado para armazenar a pontuação obtida pelos alunos. As aulas do 2º ano do curso de graduação em Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), do 7º ano do Ensino Fundamental II da rede particular e do 3º ano do Ensino Médio da rede estadual foram realizadas no sistema híbrido com a participação do desenvolvedor do App., como professor aplicador, e do docente responsável pela disciplina. Os alunos participantes responderam um questionário de satisfação ao término do conteúdo. Nesse sentido, foi observado um maior engajamento dos alunos com os estudos e a melhora na aprendizagem. Possivelmente, jogar simulados no smartphone fora da sala de aula fornece aos estudantes meios de participar ativamente de sua própria aprendizagem por meio da autoavaliação. Isso significa que os participantes aprenderam o conteúdo enquanto jogavam. O Approva facilitou o acompanhamento em tempo real do progresso dos alunos pelo professor, já que foi moldado de acordo com a necessidade de cada docente e suas respectivas turmas | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Digital Information and Communication Technologies (DICTs) and Active Methodologies have become adequate for the teaching-learning process. Several studies have shown that serious applications and games on mobile devices are Active Methodology tools that can make teaching content more enjoyable and increase student participation in their own learning. Educational digital games favor student engagement through the interaction between their previous knowledge and new knowledge, and also by rewarding elements. Thus, the objective of this study was to develop an Educational Product (EP) in the form of an application for Android smartphones capable of enabling the fixation of the contents of Thermometry and Introduction to Quantum Physics in an attractive and meaningful way. Approva potential, which combines ICT with gamification, was analyzed in the teaching-learning process through self-assessment. This App was developed in the AppInventor platform and set up to store the scores obtained by the students. The classes of the 2nd year students of the Physics undergraduate course at Universidade Estadual de Maringá (UEM), of the 7th year of the Elementary School II of the private school system, and of the 3rd year of the High School of the state school system were carried out in the hybrid system with the participation of the App developer, as the applying teacher, and the teacher responsible for the subject. The participating students answered a satisfaction questionnaire at the end of the content. In this sense, a greater engagement of the students with their studies and an improvement in their learning was observed. Possibly, playing simulations on the smartphone outside the classroom provides students with means to actively participate in their own learning through self-assessment. This means that participants learned the content while playing. Approva facilitated real-time monitoring of student progress by the teacher, as it was shaped according to the needs of each teacher and their respective classes | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Metodologias ativas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas digitais | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) | pt_BR |
dc.subject.ddc | 530.07 | pt_BR |
dc.title | Aplicativo approva : uma ferramenta de autoavaliação de aprendizagem de física | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Oscar Rodrigues dos | - |
dc.contributor.referee2 | Viscovini, Ronaldo Celso | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Exatas e da Terra | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 156 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Rafael de Almeida_2022.pdf | 5,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.