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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViscovini, Ronaldo Celsopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Tereza Teixeira dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T11:07:20Z-
dc.date.available2024-11-19T11:07:20Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Tereza Teixeira de. Supercondutividade: uma proposta no processo de ensino-aprendizagem de física. 2022. 137 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7956-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ronaldo Celso Viscovinipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho teve por objetivo implementar o temasupercondutividade com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, a partir do Material Didático criado (Produto Educacional)com base na teoria de Aprendizado Significativade Ausubel(1961; 1980). Tal tema permitiuo contato dos alunos com um assunto atual e que está em constante desenvolvimento no campo da Física Moderna e Contemporânea. A teoria da Aprendizagem Significativa foi escolhida para esta propostadevido apermitira construção derelações entre os conceitos ensinados com os conhecimentosprévios dos alunos, de modo a romper com uma forma de ensino baseada em mera memorização. A metodologia utilizao conceito de mapas conceituais que permitem uma melhor explicitação das relações conceituais que estão sendo construídas. Neste intuito, os alunos construíramum mapa conceitual antes e um depois da aula sobre supercondutividade, sendo esses mapas analisados de maneira qualitativa,evidenciando um aumento de conceitos relacionados com o tema gerador, bem como o estabelecimento de uma hierarquia.A avaliação final foi feitapor meio de um questionário com diversas perguntas para os alunos. Como resultado, 85,7% dos alunos afirmaram possuir conhecimento prévio sobre o tema da supercondutividade, porém verificou-se que o conhecimento que possuíam não era totalmente correto. Depois deministradas as aulas, o número de alunos que afirmaram terconhecimento prévio sobre os efeitos e fenômenos da supercondutividade foi de 42,9%. Ao final do curso, 100% dos alunos se mostraram interessados no tema. Desta forma, o Produto de Educacional se mostrou eficiente para reverter este quadro, esclarecendo conceitos aos alunospt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aimedto implement thetheme superconductivity with third-year High School students by creating a Didactic Material (Educational Product), based on Ausubel's theory of Meaningful Learning(1961; 1980). This theme allowedthe students to contacta current issue that is constantly being developedin the field of Modern and Contemporary Physics. The theory of Meaningful Learning was chosen for this proposalas it allowsthe construction of relationships between the concepts taughtand the student's prior knowledgein order to breakwith a form of teaching based on mere memorization. The methodused was established with the use of conceptual maps that allow a better explanation of the conceptual relations that are being built. To this end, the students built a concept map before and after the class on superconductivity. These maps were analyzed qualitatively and showed an increase in concepts related to the generating theme, as well as the establishment of a hierarchy. The final evaluation was done witha questionnaire with several questions for the students. As a result, 85.7% of the students stated that they had prior knowledge about the subject of superconductivity, but it was verified that theirknowledge was not entirely correct. After the classeswere given, the number of students who claimed to have prior knowledge about the effects and phenomena of superconductivity was 42.9%. At the end of the course, 100% of the students were interested in the subject. Thus, the Educational Product proved to be efficient to reverse this situation, clarifying concepts to studentspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectSupercondutividadept_BR
dc.subjectTeoria da aprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMapas conceituaispt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)pt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titleSupercondutividade : uma proposta no processo de ensino-aprendizagem de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee2Ferreira, Miguel Jorge Bernabé-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá-
dc.description.physical137 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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