Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7958
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Luciano Gonsalvespt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Aguinaldo Pastorpt_BR
dc.contributor.otherMelo, Maurício Antonio Custódio dept_BR
dc.contributor.otherZara, Reginaldo Aparecidopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T11:22:16Z-
dc.date.available2024-11-19T11:22:16Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7958-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Luciano Gonsalves Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho apresenta uma proposta didática direcionada, principalmente, aos professores de física que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os quais foram consultados por meio de um formulário. Os resultados obtidos ajudaram a delinear esta pesquisa, que trata sobre tópicos de eletricidade e magnetismo com a utilização de "resíduos eletrônicos" para atividades práticas, associadas à simulações virtuais, além da sua exploração nos conceitos de eletricidade e magnetismo, bem como a conscientização em relação ao seu descarte de maneira adequada, com base na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel. Realizamos uma pesquisa bibliográfica (estado da arte), com recorte temporal de vinte anos, nos principais periódicos da área da Educação em Ensino de Ciências do país sobre o ensino de eletricidade e magnetismo na EJA a partir de atividades experimentais com uso de sucatas eletrônicas, associadas às simulações virtuais, mostrando certa escassez e dispersão desses dados. Nossa proposta foi constituída por quatro momentos, em um total de treze aulas de 50 minutos, com abordagens teóricas em Física juntamente com as simulações virtuais, além de duas aulas de 50 minutos destinadas às atividades práticas experimentais. No primeiro momento, aplicamos um questionário semiestruturado para obtenção de conhecimentos prévios, também com o intuito de "provocar" a curiosidade e motivação dos estudantes; no segundo momento, apresentamos os conhecimentos científicos sistematizados com as simulações virtuais; no terceiro momento, realizamos as atividades práticas experimentais sobre resistores, LEDs, capacitores, diodos, eletroímãs e motor elétrico; por fim, no quarto e último momento, aplicamos um questionário sobre alguns componentes eletrônicos e reaplicamos o questionário inicial para comparações. As análises dos resultados mostraram que houve aprendizagem significativa, de acordo com a teoria de aprendizagem de Ausubel, e que os alunos conseguiram compreender a Física aplicada em seu cotidiano a partir dos conceitos que lhe foram apresentadospt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This work presents a didactic proposal aimed mainly at physics teachers who work in Youth and Adult Education (YAE), who were consulted through a questionnaire. The results obtained helped to outline this research, which deals with topics of electricity and magnetism with the use of "electronic waste" for practical activities, associated with virtual simulations, in addition to its exploration in the concepts of electricity and magnetism, as well as awareness in regarding its proper disposal, based on the Theory of Meaningful Learning (TAS), by David Ausubel. We carried out a bibliographical research (state of the art), with a time frame of twenty years, in the main journals of the area of Education in Science Teaching in the country on the teaching of electricity and magnetism in YAE from experimental activities with the use of electronic scrap, associated with virtual simulations, showing a certain scarcity and dispersion of these data. Our proposal consisted of four moments, in a total of thirteen 50-minute classes, with theoretical approaches in Physics along with virtual simulations, in addition to two 50-minute classes for practical experimental activities. At first, we applied a semi-structured questionnaire to obtain prior knowledge, and also with the aim of "provoking" students' curiosity and motivation; in the second moment, we present the scientific knowledge systematized with virtual simulations; in the third moment, we carried out practical experimental activities on resistors, LEDs, capacitors, diodes, electromagnets and electric motor; finally, in the fourth and last moment, we applied a questionnaire about some electronic components and reapplied the initial questionnaire for comparisons. The analysis of the results showed that there was significant learning, according to Ausubel's theory, and that the students were able to understand applied Physics in their daily lives based on the concepts presented to thempt_BR
dc.format.extent275 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFísica - Ensino - Educação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSucata eletrônicapt_BR
dc.subjectComponentes eletrônicospt_BR
dc.subjectSimulação virtualpt_BR
dc.subjectEletromagnetismopt_BR
dc.subject.ddc530.07pt_BR
dc.titleUma proposta para o ensino de eletricidade e eletromagnetismo na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aguinaldo Pastor Ferreira_2022.pdf7,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.