Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7960
Autor(es): Papaiani, Fabiana Ribeiro de Almeida
Orientador: Carvalho, Hercília Alves Pereira de
Título: Uma proposta contextualizada de ondas sonoras por meio de uma sequência didática
Banca: Costa, Luciano Gonsalves
Banca: Olenka, Laudileni
Palavras-chave: Aprendizagem significativa;Física;Ondulatória;Sequência didática;ondas sonoras
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PAPAIANI, Fabiana Ribeiro de Almeida. Uma proposta contextualizada de ondas sonoras por meio de uma sequência didática. 2022. 222 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A presente proposta trata-se de um Produto Educacional definido por uma Sequência Didática para o estudo da ondulatória com ênfase no conteúdo de ondas sonoras para o ensino médio, aplicado no Colégio Estadual Monteiro Lobato da Rede Pública do Paraná. A sequência didática é composta por 7 aulas, com as seguintes atividades: questionário para investigação do conhecimento inicial sobre o assunto; aula expositiva contemplando os conceitos; aula de leitura coletiva com objetivo de debater os perigos do uso indiscriminado de fones de ouvido para a audição; experimento sobre a propagação do som em diferentes meios; medição por meio de aplicativos da intensidade sonora; revisão de conceitos por meio de um jogo de perguntas e respostas (quiz) do aplicativo Kahoot e a construção de painel Padlet . A sequência didática está fundamentada na teoria de aprendizagem de David Ausubel, para Aprendizagem Significativa, utilizando-se como estratégia de aferição de indícios do aprendizado dos alunos por questionário inicial e final, que possam estabelecer diferenças antes e depois da aplicação da sequência didática, construindo um parâmetro de amostragem da consolidação e representação da organização sequencial de cada indivíduo do conteúdo ministrado e encontrando por meio dos entrevistados qual atividade da sequência didática foi mais relevante para a sua aprendizagem
ABSTRACT: The present proposal is on an Educational Product defined by a Didactic Sequence for the undulatory study with emphasis on the sound waves' content for high school, applied at the Public Education System's State School Monteiro Lobato. The didactic sequence is composed of 7 classes, with the following activities: questionnaire to investigate the initial knowledge around the subject; expository class contemplating the concepts; collective reading class with the objective of debating the indiscriminate use of headphones' dangers for hearing; experiment about the sound propagation in different media; measurement through sound intensity's applications; concepts' review through the Kahoot application's question and answer (quiz) game and the construction of a Padlet panel. The didactic sequence is based on the David Ausubel's learning theory, for Meaningful Learning, that can establish differences before and after the didactic sequence's application, building a consolidation's sampling parameter and the sequential organization's representation of each individual of the content taught and finding through the interviewees which didactic sequence's acvitivy was most relevant to their learning
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Hercília Alves Pereira de Carvalho
Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7960
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Fabiana Ribeiro Almeida Papaiani_2022.pdf9,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.