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Autor(es): Martins, Rafael Salvalagio
Orientador: Mukai, Hatsumi
Título: Conduz ou não conduz? : Uma forma lúdica de incentivar o orocesso ensino-aprendizagem da eletrodinâmica
Banca: Fernandes, Paulo Ricardo Garcia
Banca: Souza, Rodolfo Teixeira de
Palavras-chave: Física - Ensino e aprendizagem;Eletrodinâmica;Ensino de física - Jogos lúdicos;Circuitos elétricos
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MARTINS, Rafael Salvalagio. Conduz ou não conduz? : Uma forma lúdica de incentivar o orocesso ensino-aprendizagem da eletrodinâmica. 2021. 207 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Entre os desafios vivenciados por professores de física, ao exercerem a atividade docência, está à busca de técnicas didáticas que tornem o processo ensinoaprendizagem mais atraente e funcional. Uma das formas mais citadas são as atividades experimentais. Por outro lado, os jogos que envolvem o conteúdo de física têm ganhado cada dia mais espaço e têm mostrado a sua eficiência. Assim, foi desenvolvido, como Produto Educacional (PE), coração do presente trabalho, um texto-didático pedagógico propondo explorar, em forma de um jogo, quiz, com a temática conduz ou não conduz, um aparato experimental contendo um circuito elétrico simples e, como amostras, elementos do cotidiano. Propiciando assim, aos estudantes, pensar e usar o senso comum para decidir se determinado material (amostra) é condutor ou não de eletricidade. Além disso, durante o jogo, o aluno pode ver experimentalmente se sua resposta está ou não correta e, com o auxílio do professor pode se apropriar dos conhecimentos que levam ao conceito físico envolvido e ainda desmitificar outros conceitos pré-existentes. A presente metodologia foi embasada na Teoria de Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel. O público alvo foram alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede privada do município de Mandaguaçu–PR. Os resultados foram motivadores tanto para o docente, quanto para os alunos que participaram animadamente das aulas e mostraram ter compreendido o conteúdo, de forma satisfatória
ABSTRACT: Among the challenges experienced by Physics teachers when exercising teaching activity is the search for didactic teaching techniques that make the teachinglearning process more attractive and functional. One of the most cited forms is experimental activities. On the other hand, games involving physics content have been gaining more space every day and have shown their efficiency. Thus, was developed as an Educational Product (EP), the heart of the present work, proposing to explore in the form of a game, a quiz, with the theme, conduct or not conduct, an experimental apparatus containing a simple electrical circuit, and as samples of everyday elements. Thus, enabling students to think and use common sense to decide whether a certain material (sample) is conductive of electricity or not. Furthermore, since during the game the student can see experimentally if his answer is correct or not, with the help of the teacher he can appropriate the knowledge that lead to the physical concept involved, and also demystify other preexisting concepts. The present methodology was based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TML). The target audience was 3rd grade high school students at a private school in the city of Mandaguaçu - PR. Results were motivating for both the teacher, and the students who participated in the animated classes and showed that they had understood the content in a satisfactory way
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Hatsumi Mukai
Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/7963
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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