Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8005
Autor(es): Iene, Douglas Rodrigo
Orientador: Fernandes, Paulo Ricardo Garcia
Título: Sequência didática sobre movimento com experimentação remota e simuladores
Banca: Facin, Paulo Cesar
Banca: Costa, Luciano Gonsalves
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino - Ensino médio;Simuladores computacionais;Movimento (Física);Experimentação remota;Sequência didática
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: IENE, Douglas Rodrigo. Sequência didática sobre movimento com experimentação remota e simuladores . 2022. 81 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Este trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD), dirigida aos professores de Física do Ensino Médio e aos seus estudantes sobre a física, baseadas nas Leis de Newton. Através de experimentos simples de cinemática utilizando simuladores e experimentação remota. Trata-se do desenvolvimento de um Produto Educacional (PE), pautado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), para promover o desenvolvimento interdisciplinar do estudante do Ensino Médio (EM) tendo o movimento dos corpos como tema principal. Está dividida em três partes: na primeira, são apresentados os fundamentos físicos que permeiam o tema; na segunda, se propõe a experimentação por meio da confecção de um experimento de baixo custo, por meio de simuladores e experimentação remota e, na terceira, a realização de experimentos pelos estudantes com os materiais disponíveis em suas casas. Para verificar a aprendizagem dos estudantes, em todas as etapas da SD, sugere-se a elaboração de mapas conceituais, jogos e questionários sobre o tema. O resultado principal, do presente trabalho, traz a possibilidade de repensar o ensino de física por meio de simuladores e, principalmente, da prática experimental, por acesso remoto, de modo que o tema abordado se torne relevante para a aprendizagem do estudante
ABSTRACT: This work presents a Didactic Sequence (SD), aimed at high school Physics teachers and their students about physics, based on Newton's Laws. Through simple kinematics experiments using simulators and remote experimentation. This is the development of an Educational Product (EP), based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS), to promote the interdisciplinary development of high school students (EM) with body movement as the main theme. It is divided into three parts: in the first, the physical fundamentals that permeate the theme are presented; in the second, experimentation is proposed through the making of a low-cost experiment, using simulators and remote experimentation and, in the third, experiments are carried out by students with materials available in their homes. To verify the students' learning, in all stages of the DS, it is suggested the elaboration of conceptual maps, games and questionnaires on the theme. The main result of this work brings the possibility of rethinking the teaching of physics through simulators and, mainly, experimental practice, by remote access, so that the topic addressed becomes relevant to student learning
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Garcia Fernandes
Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8005
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Douglas Rodrigo Iene_2022.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.