Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8005
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernandes, Paulo Ricardo Garcia | pt_BR |
dc.contributor.author | Iene, Douglas Rodrigo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-21T13:40:25Z | - |
dc.date.available | 2024-11-21T13:40:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.citation | IENE, Douglas Rodrigo. Sequência didática sobre movimento com experimentação remota e simuladores . 2022. 81 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8005 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Garcia Fernandes | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho apresenta uma Sequência Didática (SD), dirigida aos professores de Física do Ensino Médio e aos seus estudantes sobre a física, baseadas nas Leis de Newton. Através de experimentos simples de cinemática utilizando simuladores e experimentação remota. Trata-se do desenvolvimento de um Produto Educacional (PE), pautado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel (TAS), para promover o desenvolvimento interdisciplinar do estudante do Ensino Médio (EM) tendo o movimento dos corpos como tema principal. Está dividida em três partes: na primeira, são apresentados os fundamentos físicos que permeiam o tema; na segunda, se propõe a experimentação por meio da confecção de um experimento de baixo custo, por meio de simuladores e experimentação remota e, na terceira, a realização de experimentos pelos estudantes com os materiais disponíveis em suas casas. Para verificar a aprendizagem dos estudantes, em todas as etapas da SD, sugere-se a elaboração de mapas conceituais, jogos e questionários sobre o tema. O resultado principal, do presente trabalho, traz a possibilidade de repensar o ensino de física por meio de simuladores e, principalmente, da prática experimental, por acesso remoto, de modo que o tema abordado se torne relevante para a aprendizagem do estudante | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work presents a Didactic Sequence (SD), aimed at high school Physics teachers and their students about physics, based on Newton's Laws. Through simple kinematics experiments using simulators and remote experimentation. This is the development of an Educational Product (EP), based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TAS), to promote the interdisciplinary development of high school students (EM) with body movement as the main theme. It is divided into three parts: in the first, the physical fundamentals that permeate the theme are presented; in the second, experimentation is proposed through the making of a low-cost experiment, using simulators and remote experimentation and, in the third, experiments are carried out by students with materials available in their homes. To verify the students' learning, in all stages of the DS, it is suggested the elaboration of conceptual maps, games and questionnaires on the theme. The main result of this work brings the possibility of rethinking the teaching of physics through simulators and, mainly, experimental practice, by remote access, so that the topic addressed becomes relevant to student learning | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Física - Estudo e ensino - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Simuladores computacionais | pt_BR |
dc.subject | Movimento (Física) | pt_BR |
dc.subject | Experimentação remota | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject.ddc | 530.07 | pt_BR |
dc.title | Sequência didática sobre movimento com experimentação remota e simuladores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Facin, Paulo Cesar | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Luciano Gonsalves | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Exatas e da Terra | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 81 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Física | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Douglas Rodrigo Iene_2022.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.