Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8010
Autor(es): Costa, Gisseli Lovison
Orientador: Carvalho, Hercília Alves Pereira de
Título: Calor e efeito estufa : uma proposta didática fundamentada na teoria de aprendizagem
Banca: Mukai, Hatsumi
Banca: Zanatta, Shalimar Calegari
Palavras-chave: Ensino de física;Energia;Mudanças climáticas
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: COSTA, Gisseli Lovison. Calor e efeito estufa: uma proposta didática fundamentada na teoria de aprendizagem. 2023. 53 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O aquecimento Global é um tema multidisciplinar e a abordagem completa requer a contribuição de diversas disciplinas para a discussão tanto dos aspectos políticos, como dos científicos. Dessa forma, no estudo da temática "Aquecimento Global", propomos o estudo da Física envolvida no fenômeno do efeito estufa e sua importância na regulação da temperatura do planeta. Assim, neste trabalho abordamos de forma simplificada, o efeito estufa e suas consequências, envolvendo o conceito de calor e sua propagação. O Produto Educacional foi planejado como uma sequência didática constituída por sete aulas, fundamentado nos estudos de Antoni Zabala e aplicado em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de um Colégio Estadual no estado do Paraná. O uso de experimentos e simuladores permitiram aos estudantes analisarem, observarem, discutirem e construírem novos conceitos sobre os fenômenos observados. Os simuladores computacionais foram usados para explicar conceitos que ocorreram nos experimentos, envolvendo a propagação de calor e como a presença de gases de efeito estufa influenciam no aumento da temperatura da Terra. O aparato experimental desenvolvido utilizando o Arduíno Uno para observar que o dióxido de carbono absorve as ondas de infravermelho alterando a temperatura terrestre foi adaptado da referência: JUNGES, et. al, 2020. O trabalho pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem a um docente com formação em Ciências e em Física, pois além dos conceitos básicos houve a necessidade de explorar os conceitos envolvidos em Física Moderna como a Lei de Stefan-Boltzmann e Lei de Wien. Esta proposta utilizou a Teoria de Aprendizagem Significativa criada por David Ausubel, aplicando questionários inicial e final para comparação entre os conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, após a aplicação da sequência didática. Concluímos que o PE e sua aplicação apresentou indicativos de aprendizagem significativa aos discentes e de muito valia para a formação do docente em ministrar aulas de Física
ABSTRACT: Global warming is a multidisciplinary topic and the complete approach requires the contribution of several disciplines to the discussion of both political and scientific aspects. Thus, in the study of the theme "Global Warming", we propose the study of the physics involved in the phenomenon of the greenhouse effect and its importance in regulating the temperature of the planet. Therefore, in this thesis, we approach in a simplified way, the greenhouse effect and its consequences, involving the concept of heat and its propagation. The Educational Product was planned as a didactic sequence consisting of seven classes, based on Antoni Zabala's studies and applied in a first-year high school class at a public school in the state of Paraná. The use of experiments and simulations allowed students to analyze, observe, discuss and build new concepts about the observed phenomena. The computational simulators were used to explain concepts that occurred in the experiments, involving the propagation of heat and how the presence of greenhouse gases influence the increase in the temperature of the Earth. The experimental apparatus developed using the Arduino Uno to observe that cyoxide of carbon absorbs the infrared waves altering the terrestrial temperature was adapted from the reference: JUNGES et. al., 2020.The work can help in the teaching-learning process of a teacher with a background in Science and Physics, because besides the basic concepts there was a need to explore the concepts involved in Modern Physics such as Le de Stefan-Boltzmann and Le de Wien. This proposal used the Meaningful Learning Theory created by David Ausubel, applying initial and final questionnaires to compare prior knowledge and new knowledge after applying the didactic sequence. We conclude that the PE and its application presented indicative of significant learning for students and of great value for the teacher training in teaching Physics classes
Descrição: Orientador: Prof.ª Dr.ª Hercília Alves Pereira de Carvalho
Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8010
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gisseli Lovison Costa_2023.pdf5,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.