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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8011
Autor(es): | Bertolini, Nivaldo |
Orientador: | Oliveira, Breno Ferraz de |
Título: | Uma abordagem da curvatura espaço-tempo da teoria da relatividade por meio de quadrinhos |
Banca: | Souza, Rodolfo Teixeira de |
Banca: | Ferreira, Miguel Jorge Bernabé |
Palavras-chave: | Teoria da relatividade;Deformação do espaço-tempo;Quadrinhos e educação;Aprendizagem significativa;Sequência didática |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | BERTOLINI, Nivaldo. Uma abordagem da curvatura espaço-tempo da teoria da relatividade por meio de quadrinhos. 2023. 261 f. Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O presente trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica visando a produção de um Produto Educacional com proposta metodológica para o ensino de tópicos da Teoria da Relatividade Restrita e Geral de Albert Einstein com alunos do ensino médio, em especial, do 3º ano. A partir de uma história em quadrinhos, elaborou-se o roteiro de uma Sequência Didática, utilizando a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, como referencial teórico da psicologia da aprendizagem. O Produto Educacional foi implementado em um instituto não governamental que atende crianças e adolescentes em contraturno escolar, na cidade de Maringá, Paraná. Levou-se em consideração a legislação nacional, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, assim como o Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná (2021), no âmbito estadual. Pensado em atender alunos da rede pública do estado, a Sequência Didática, estruturada conforme proposto por Antoni Zabala, foi organizada em 7 unidades didáticas, previstas para 7 aulas e mais uma aula para feedback aos alunos, em formato de oficina pedagógica. Considerou-se esse número de aulas para que, não se comprometa os demais conteúdos de física a serem tratados durante o ano letivo, ao mesmo tempo que possibilite ter um panorama geral dos tópicos da teoria da relatividade propostos. Inicialmente uma problematização foi apresentada aos alunos, a saber, o desvio da luz de estrelas no campo gravitacional do Sol, constatado durante um eclipse em 1919 e observado na cidade de Sobral, no estado do Ceará, que constituiu primeira prova experimental da teoria da relatividade de Einstein. A partir da problematização, os alunos percorrem um itinerário de estudos de tópicos da teoria da relatividade até a compreensão de como esse efeito é explicado. Durante todo o processo os alunos são convidados a uma interação ativa, visando demostrar o entendimento do conteúdo. Isso ocorreu pela elaboração de um encarte de desenhos desenvolvidos por aula de forma sequencial e o desenvolvimento de atividades lúdicas como cruzadinhas e caça palavras. A partir dos resultados obtidos por meio das atividades propostas durantes as aulas e do questionário avaliativo ao final, percebe-se que os alunos apresentaram indicativos de aprendizagem significativa, conforme previsto pela definição da teoria de Ausubel ABSTRACT: This paper consists of bibliographical research aimed at producing an Educational Product with a methodological proposal for teaching Albert Einstein's Special and General Theory of Relativity to third-year students at high school. A comic book was the starting point for creating a didactic sequence based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning as a theoretical reference in the psychology of learning. The educational product was implemented in a non-governmental institute for children and adolescents during after-school hours, in the city of Maringá, Paraná. For that, the national legislation was considered, especially the National Common Curricular Base (BNCC) of 2018, as well as the Curricular Reference for High Schools in Paraná (2021) state. The didactic sequence was designed for public school students in the state, structured as proposed by Antoni Zabala, and it was organized into seven didactic units, planned for seven lessons, and one additional lesson for student feedback, in the format of a pedagogical workshop. The number of lessons was considered to ensure that it did not compromise other physics content to be covered during the academic year while providing a general overview of the proposed topics of the theory of relativity. Initially, a problem was presented to the students, the deviation of starlight in the Sun's gravitational field observed during an eclipse in 1919, in the city of Sobral, in Ceará. It constituted the first experimental proof of Einstein's theory of relativity. From this point, students went through a study sequence on the theory of relativity until they understood how this effect is explained. Throughout the process, students were invited to interact actively to demonstrate their understanding of the content. This occurred through the creation of a booklet of drawings developed by class in a sequential manner and the development of playful activities such as crosswords and word searches. Based on the results of the proposed activities in the lessons and the evaluative questionnaire at the end, it was possible to see that meaningful learning took place among students, as predicted by Ausubel's theory definition |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Breno Ferraz de Oliveira Coorientador: Prof.ª Dr.ª Hatsumi Mukai Dissertação (mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8011 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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