Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8019
Autor(es): Blasques, Daiara Calvo
Orientador: Gomes, Luciano Carvalhais
Título: Processo formativo de licenciandos(as) participantes do PIBID e suas compreensões sobre experimentação no ensino de química
Banca: Gonçalves, Fábio Peres
Banca: Oliveira, André Luis de
Banca: Silveira, Marcelo Pimentel da
Palavras-chave: Ensino de química;Formação inicial;PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência);Experimentação;Análise de Conteúdo
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: BLASQUES, Daiara Calvo. Processo formativo de licenciandos(as) participantes do PIBID e suas compreensões sobre experimentação no ensino de química. 2022. 176 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: No contexto brasileiro, a formação docente de ciências da natureza tem sido foco de estudos e discussões referentes ao modo como futuros professores estão sendo formados no âmbito de suas vivências pedagógicas, sobretudo no que se refere ao contato com metodologias que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem. No Ensino de Química, especificamente, a experimentação está entre o rol dessas metodologias, como uma ferramenta importante para esse processo. Entretanto, é necessário nos atentarmos a que tipo de formação futuros professores têm vivenciado e como isso impactará em seu repertório docente. Nesse sentido, no presente trabalho abarcamos alguns aspectos referentes à utilização de atividades experimentais no Ensino de Química e a importância de sua discussão na formação inicial, especialmente no contexto do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência - PIBID. A pesquisa, portanto, teve como objetivo investigar as compreensões dos(as) licenciandos(as) participantes do PIBID Química da UEM sobre a experimentação no ensino de Química durante o processo de formação desses(as) licenciandos(as) no espaço do PIBID. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual utilizamos da pesquisa participante para identificar as concepções dos(as) licenciandos(as) acerca da experimentação ao longo do processo de formação. Para a constituição dos dados, foram utilizados instrumentos como questionário e entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos como referencial teórico e metodológico a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram, por meio da análise do questionário, que os(as) licenciandos(as), em sua maioria, possuem concepções sobre a experimentação enraizadas em visões simplistas, com caráter comprovativo e motivacional ao processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, alguns participantes apresentaram concepções diferentes, com ideias de ensino experimental por meio de problematizações e temáticas que envolvessem o contexto dos alunos. Em relação às entrevistas semiestruturadas, os resultados indicaram que ainda há concepções simplistas sobre o papel da experimentação, entretanto houve amadurecimento em suas concepções, dado o reconhecimento do papel pedagógico dos experimentos e os objetivos que devem ser considerados em uma aula experimental para contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos. Diante disso, o PIBID teve contribuições importantes para a formação desses(as) licenciandos(as), sobretudo em relação ao referencial da experimentação, em que tiveram a oportunidade de vivenciar discussões e incorporá-las em seu processo formativo, reforçando a importância desse programa para a formação de futuros professores
ABSTRACT: In the Brazilian context, teacher formation has been the focus of studies and discussions regarding aspects of pedagogical training, especially in how future teachers are being trained in the context of their pedagogical experiences, in which one of the training focuses on contact with methodologies that assist in the teaching and learning process of this curricular component. In the teaching of chemistry, specifically, experimentation is among these methodologies, as an important tool for this process. However, it is necessary to pay attention to what kind of training future teachers have experienced and how this will impact their teaching repertoire. Therefore, this paper discusses some aspects of the use of experimental activities in the teaching of chemistry and the importance of its discussion in initial training, especially in the context of the Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID. The research, therefore, aimed to investigate the conceptions of undergraduate students participating in the PIBID Química of UEM about experimentation in the teaching of chemistry, during the process of training these undergraduates in the space of the PIBID. This is a qualitative research, in which participatory research was used to identify the conceptions of undergraduate students about experimentation during the training process. For the constitution of the data we used instruments such as a questionnaire, video recordings of the meetings held in the PIBID, the pedagogical plans elaborated by the participants, and a semi-structured interview after these moments. For the analysis, we were guided by the theoretical and methodological framework of Content Analysis. As results, we have, through the analysis of the questionnaire, that the undergraduate students, in their majority, have conceptions about experimentation rooted in simplistic views, with a demonstrative and motivational character to the teaching and learning process. However, some participants presented different conceptions, with ideas of experimental teaching through problematizations and themes involving the students' context. Regarding the semi-structured interviews, the results showed that there are still simplistic conceptions about the role of experimentation, however, there was a maturation in their conceptions, in which they recognize the pedagogical role of experiments and the objectives that should be considered in an experimental class to contribute to the teaching and learning process of the students. In this sense, the PIBID had important contributions for the formation of these undergraduates, especially in relation to the reference of experimentation, in which they had the opportunity to experience discussions and incorporate into their formation process, reinforcing the importance of this program for the training of future teachers
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira
Coorientador: Prof. Dr. Jaime da Costa Cedran
Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8019
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Daiara Calvo Blasques_2022.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.