Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, André Luis dept_BR
dc.contributor.authorTonelli, Gabriel Agostinipt_BR
dc.date.accessioned2024-11-27T12:16:40Z-
dc.date.available2024-11-27T12:16:40Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationTONELLI, Gabriel Agostini. Identidades docentes de professores do curso de Ciências Biológicas e suas influências pedagógicas. 2022. 95 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8024-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Diante das dificuldades de ensino enfrentadas pelos professores atualmente e da importância de um ensino voltado à formação de professores já nos primeiros anos dos cursos de Licenciatura, objetivamos investigar como ocorre a construção das identidades profissionais docentes dos professores da graduação em Ciências Biológicas, buscando compreender os processos sócio históricos responsáveis pelas suas formações, bem como a forma de expressão e validação dessas identidades em sala de aula e em projetos desenvolvidos por eles em uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Para isso, foram aplicados questionários com professores do curso de Ciências Biológicas, vinculados a uma análise dos seus currículos, na intenção de identificar seus processos construtores e estabelecedores de identidade profissional, bem como possíveis disciplinas-chave responsáveis por influenciar suas formações identitárias. As respostas foram interpretadas pela metodologia da análise textual discursiva (ATD) e, por meio dela, foi elaborado um metatexto envolvendo as categorias elencadas e discutindo as unidades de significado estabelecidas. Os resultados englobam quatro categorias: status das licenciaturas de biologia, práticas pedagógicas, perfil identitário de professor e perfil identitário de pesquisador, categorias as quais vinculamos à análise do currículo dos professores visando corroborar com os perfis, e discutir as tendências observadaspt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectBiologia - Ensinopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAnálise Textual Discursiva (ATD)pt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.subject.ddc570.7pt_BR
dc.titleIdentidades docentes de professores do curso de Ciências Biológicas e suas influências pedagógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Fernandez, Fernanda da Rocha Brando-
dc.contributor.referee2Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980--
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical95 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gabriel Agostini Tonelli_2022.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.