Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8024Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Oliveira, André Luis de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Tonelli, Gabriel Agostini | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-11-27T12:16:40Z | - |
| dc.date.available | 2024-11-27T12:16:40Z | - |
| dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | TONELLI, Gabriel Agostini. Identidades docentes de professores do curso de Ciências Biológicas e suas influências pedagógicas. 2022. 95 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. | - |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8024 | - |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira | pt_BR |
| dc.description | Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 | pt_BR |
| dc.description.abstract | RESUMO: Diante das dificuldades de ensino enfrentadas pelos professores atualmente e da importância de um ensino voltado à formação de professores já nos primeiros anos dos cursos de Licenciatura, objetivamos investigar como ocorre a construção das identidades profissionais docentes dos professores da graduação em Ciências Biológicas, buscando compreender os processos sócio históricos responsáveis pelas suas formações, bem como a forma de expressão e validação dessas identidades em sala de aula e em projetos desenvolvidos por eles em uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Para isso, foram aplicados questionários com professores do curso de Ciências Biológicas, vinculados a uma análise dos seus currículos, na intenção de identificar seus processos construtores e estabelecedores de identidade profissional, bem como possíveis disciplinas-chave responsáveis por influenciar suas formações identitárias. As respostas foram interpretadas pela metodologia da análise textual discursiva (ATD) e, por meio dela, foi elaborado um metatexto envolvendo as categorias elencadas e discutindo as unidades de significado estabelecidas. Os resultados englobam quatro categorias: status das licenciaturas de biologia, práticas pedagógicas, perfil identitário de professor e perfil identitário de pesquisador, categorias as quais vinculamos à análise do currículo dos professores visando corroborar com os perfis, e discutir as tendências observadas | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
| dc.rights | openAccess | - |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Biologia - Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
| dc.subject | Análise Textual Discursiva (ATD) | pt_BR |
| dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
| dc.subject.ddc | 570.7 | pt_BR |
| dc.title | Identidades docentes de professores do curso de Ciências Biológicas e suas influências pedagógicas | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Fernandez, Fernanda da Rocha Brando | - |
| dc.contributor.referee2 | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- | - |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática | - |
| dc.subject.cnpq1 | Ciências Exatas e da Terra | - |
| dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
| dc.description.physical | 95 f. : il. (algumas color.). | - |
| dc.subject.cnpq2 | Matemática | - |
| dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
| Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|
| Gabriel Agostini Tonelli_2022.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
