Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8024
Autor(es): Tonelli, Gabriel Agostini
Orientador: Oliveira, André Luis de
Título: Identidades docentes de professores do curso de Ciências Biológicas e suas influências pedagógicas
Banca: Fernandez, Fernanda da Rocha Brando
Banca: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Palavras-chave: Formação docente;Biologia - Ensino;Práticas pedagógicas;Análise Textual Discursiva (ATD);Identidade docente
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: TONELLI, Gabriel Agostini. Identidades docentes de professores do curso de Ciências Biológicas e suas influências pedagógicas. 2022. 95 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Diante das dificuldades de ensino enfrentadas pelos professores atualmente e da importância de um ensino voltado à formação de professores já nos primeiros anos dos cursos de Licenciatura, objetivamos investigar como ocorre a construção das identidades profissionais docentes dos professores da graduação em Ciências Biológicas, buscando compreender os processos sócio históricos responsáveis pelas suas formações, bem como a forma de expressão e validação dessas identidades em sala de aula e em projetos desenvolvidos por eles em uma Universidade Pública do Estado do Paraná. Para isso, foram aplicados questionários com professores do curso de Ciências Biológicas, vinculados a uma análise dos seus currículos, na intenção de identificar seus processos construtores e estabelecedores de identidade profissional, bem como possíveis disciplinas-chave responsáveis por influenciar suas formações identitárias. As respostas foram interpretadas pela metodologia da análise textual discursiva (ATD) e, por meio dela, foi elaborado um metatexto envolvendo as categorias elencadas e discutindo as unidades de significado estabelecidas. Os resultados englobam quatro categorias: status das licenciaturas de biologia, práticas pedagógicas, perfil identitário de professor e perfil identitário de pesquisador, categorias as quais vinculamos à análise do currículo dos professores visando corroborar com os perfis, e discutir as tendências observadas
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8024
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gabriel Agostini Tonelli_2022.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.