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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8026
Autor(es): | Santos, Marina Silveira Bonacazata |
Orientador: | Oliveira, André Luis de |
Título: | Políticas públicas e o Público-Alvo da Educação (PAEE) : estado do conhecimento sobre a inclusão no ensino de ciências |
Banca: | Moreira, Jani Alves da Silva |
Banca: | Camargo, Eder Pires de |
Palavras-chave: | Educação inclusiva;Ensino de ciências;Formação docente - Educação especial - Ensino de ciências;Educação inclusiva - Políticas públicas - Brasil |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SANTOS, Marina Silveira Bonacazata. Políticas públicas e o Público-Alvo da Educação (PAEE): estado do conhecimento sobre a inclusão no ensino de ciências. 2022. 123 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A inclusão do Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) é pouco discutida no Ensino de Ciências e o processo de formação docente na área, considerando a complexidade do tema, não abarca a discussão com profundidade. Nesse sentido, vislumbra-se a inclusão do PAEE no Ensino de Ciências na presente pesquisa. O estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa intitulada Formação de Professores de Ciências e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), objetivando responder à seguinte questão: As pesquisas na área de Ensino de Ciências têm incorporado os ordenamentos das políticas públicas e a inclusão do PAEE na Educação Básica e em trabalhos que versam sobre o Ensino Superior? O conceito de deficiência apresentado pauta-se no modelo bio-psico-social defendido pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). A metodologia da pesquisa possui caráter qualitativo, teórico-bibliográfico e documental. Primeiramente, buscou-se, por intermédio da pesquisa em documentos oficiais, traçar um histórico da educação inclusiva nas principais legislações. Em seguida, realizou-se a revisão bibliográfica do tipo Estado do Conhecimento com a abordagem da inclusão de pessoas PAEE no Ensino de Ciências, a fim de mapear dissertações e teses produzidas no período de 2008 a 2020 disponíveis respectivamente nas plataformas do Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Google Scholar, enfocando a inclusão do PAEE nas disciplinas das Ciências e Matemática, especialmente, com o intuito de disponibilizar o levantamento para os docentes das áreas. A categorização dos trabalhos foi realizada por meio das palavras-chave: "Inclusão no Ensino de Ciências" e "Inclusão no Ensino de Ciências e Biologia". As pesquisas selecionadas foram analisadas e organizadas pela leitura dos resumos e, eventualmente, das metodologias empregadas nos trabalhos levantados. Os resultados apontam para um aumento das pesquisas acadêmicas a respeito da inclusão do PAEE no Ensino de Ciências no recorte temporal de 2008 a 2020. Foram encontradas 153 pesquisas no total, sendo 96 dissertações de mestrado acadêmico, 21 teses de doutorado acadêmico e 36 dissertações de mestrado profissional. O ano de 2018 foi o que mais contou com dissertações e teses a respeito da inclusão no Ensino de Ciências, totalizando 25 pesquisas. Há o predomínio de pesquisas sobre o tema na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que totaliza 25 trabalhos. O professor doutor Gérson de Souza Mól foi quem mais orientou pesquisas sobre o tema, perfazendo 10 produções. Nota-se o predomínio de dissertações e teses sobre inclusão do PAEE no Ensino de Matemática, totalizando 60 pesquisas. Percebe-se o predomínio de trabalhos do tipo estudo de caso, com um total de 44 pesquisas. Evidencia-se também o predomínio de estudos acerca de alunos com cegueira. Houve a predominância da temática da formação de professores associada à inclusão do PAEE no Ensino de Ciências, com 35 pesquisas. Aponta-se a ênfase dos estudos na Educação Básica, sem especificação da etapa, totalizando 57 estudos. Por fim, endossa-se a necessidade de mais pesquisas acerca do tema no Ensino de Ciências atreladas à discussão no campo da formação docente. ABSTRACT: The inclusion of the 'Público-Alvo da Educação Especial' (PAEE) (Target Population of Special Education) is little discussed in Science Education, and the teacher training process in the area, considering its complexity, does not cover the discussion in depth. In this sense, the inclusion of the PAEE in Science Education is envisioned in the present research. The study was developed in the research line entitled Science and Mathematics Teacher Education in the 'Pós Graduação em Educação para Ciência e Matemática' (PCM) (Postgraduate Program in Education for Science and Mathematics), at Universidade Estadual de Maringá (UEM) (State University of Maringa), aiming to answer the following question: Have researches in the area of Science Education incorporated the ordinances of public policies and the inclusion of the PAEE in Basic Education and in projects that deal with Higher Education? The concept of disability presented is based on the bio-psycho-social model advocated by the 'Lei Brasileira de Inclusão' of people with disabilities (LBI) (Brazilian Law of Inclusion). The research methodology is qualitative, bibliographic-theoretical, and documental. First, the aim was to provide the history of inclusive education in the main legislations through the research of official documents. After that, a bibliographic review of the State of Knowledge was carried out with the approach of the inclusion of people with special needs in Science Education, in order to map the dissertations and theses produced in the period from 2008 to 2020, which were available, respectively, in the platforms of the Dissertation and Theses Databank of the 'Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior' (CAPES) (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), in the 'Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações' (BDTD) (Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations) and on Google Scholar, focusing on the inclusion of the PAEE in the subjects of Science and Mathematics, especially to make the survey available to teachers in these areas. The categorization of the papers was done using the keywords: "Inclusion in Science Education" and "Inclusion in Science and Biology Education". The selected researches were analyzed and organized by reading the abstracts and, eventually, the methodologies used in the surveyed work. The results point to an increase in academic research on the inclusion of the PAEE in Science Education between 2008 and 2020. A total of 153 researches were found, out of which 96 were academic master dissertations, 21 were academic doctoral theses and 36 were professional master dissertations. 2018 was the year which had the highest number of dissertations and theses regarding inclusion in Science Education, totalizing 25 researches. There is a predominance of researches about this topic at Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), totalizing 25 papers. Professor Gérson de Souza Mól, PhD, was the one who oriented most of the researches on the subject, totalizing 10 papers. There is a predominance of dissertations and theses about the inclusion of the PAEE in Mathematics Education, totalizing 60 researches. There was a predominance of case studies, totalizing 44 researches. The predominance of studies about blind students is also evident. There was a theme predominance of the teacher training associated with the inclusion of the PAEE in Science Education, with 35 studies. The emphasis of the studies in Basic Education, without specifying the stage is pointed out, totalizing 57 studies. Finally, the need for more research on the theme in Science Education is endorsed, linked to the discussion in the field of teacher education |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira Coorientador: Prof.ª Dr.ª Fabiana Aparecida de Carvalho Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8026 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
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