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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8039
Autor(es): | Costa, Eliane Picão da Silva |
Orientador: | Moreira, Ana Lúcia Olivo Rosas |
Título: | Educação Ambiental de professores dos anos iniciais em formação continuada : concepções e práticas |
Banca: | Araújo, Maria Cristina P. de (Maria Cristina Pansera de) |
Banca: | Mendes, Carolina Borghi |
Banca: | Lorencini Júnior, Álvaro |
Banca: | Batista, Michel Corci |
Palavras-chave: | Educação ambiental - Ensino fundamental;Política pública;Avaliação de projetos |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | COSTA, Eliane Picão da Silva. Educação Ambiental de professores dos anos iniciais em formação continuada: concepções e práticas. 2022. 150 f. Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A Educação Ambiental (EA) é reconhecida como uma prática educativa integradora e interdisciplinar, contínua e permanente em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino. Nesse sentido, apresentamos a importância de se trabalhar a EA na Educação Básica, Ensino Fundamental I, visto que, para as Diretrizes Curriculares Nacionais, é a partir dessa etapa que se deve segurar ao estudante o acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, que são imprescindíveis para a vida em sociedade. Assim, o presente trabalho investiga as concepções prévias dos professores dos anos iniciais sobre Educação Ambiental e Meio Ambiente. O estudo se caracteriza como pesquisa de natureza qualitativa, com a metodologia de análise de conteúdos de Bardin (2010) para a análise dos dados. Estes são resultados da aplicação de questionários, formados por perguntas semiestruturadas para 35 professores; da Proposta Político Pedagógica (PPP) das escolas municipais de Nova Esperança - PR; e, após a aplicação de um curso de formação continuada, da análise de seis projetos desenvolvidos pelos professores. Os resultados dessa investigação revelam que os professores, em sua maioria, trabalham as questões ambientais relacionadas à EA; porém, as concepções em relação ao Meio Ambiente apresentam um viés conservacionista/naturalista. Observa-se a exclusão do tópico "projetos" do PPP como adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando um obstáculo na promoção da EA no Ensino Fundamental I. Após a realização do curso de formação continuada para professores, constatamos algumas mudanças de concepções reveladas nos projetos, dos quais, com a participação de professores de diferentes áreas, ou professores que, além da Pedagogia, possuíam uma segunda graduação, como a de Ciências, foram relevantes para a mudança nas suas concepções em relação à EA e ao meio ambiente, pois as características apresentadas nos projetos podem proporcionar uma aproximação à EA crítica. Em relação à interdisciplinaridade dos projetos, verificamos que os professores também apresentam uma tendência a modificar as suas concepções iniciais, classificadas como multidisciplinares. Após a promoção do curso, apenas dois projetos seguem com o viés multidisciplinar; os demais apontam à necessidade do envolvimento dos professores de diferentes áreas, incluindo a família e a comunidade. Sendo assim, destacamos a importância dos cursos de formação continuada para professores, pois estamos buscando um mundo em que o desenvolvimento humano possa atuar de forma sustentável no ambiente ao qual está inserido ABSTRACT: Environmental Education (EE) is recognized as an integrative and interdisciplinary educational practice, it's continuous and permanent in all stages, levels and teaching modalities. Therefore, we present the importance of working with EE in Basic Education, Elementary School I, since, for the National Curriculum Guidelines, it is from this stage that the student must be assured of access to knowledge and to the elements of culture, which are essential for life in society. Thus, the present work investigates the previous conceptions of the teachers of the initial years about Environmental Education and Environment. The study is characterized as qualitative research, with Bardin's (2010) content analysis methodology for data analysis. These are the results of the application of questionnaires, and it is formed by semi-structured questions to 35 teachers; the Pedagogical Political Proposal (PPP) of the schools in the town of Nova Esperança - PR; and, after applying a continuing education course, the analysis of six projects developed by the teachers. The results of this investigation reveal that most teachers work with environmental issues related to EE; however, the conceptions regarding the Environment present a conservationist/naturalist tendency. The exclusion of the topic "projects" from the PPP as na adaptation to the National Common Curricular Base (NCCB) is observed, presenting an obstacle in the promotion of EE in Elementary School I. After carrying out the continuing education course for teachers, we found some changes in conceptions revealed in the projects, of which, with the participation of teachers from different areas, or teachers who, in addition to Pedagogy, had a second degree, such as Science, were relevant to the change in their conceptions in relation to EE and the environment, since the characteristics presented in the projects can provide an approximation to critical EE. Regarding the interdisciplinarity of the projects, we found that teachers also tend to modify their initial conceptions, classified as multidisciplinary. After the promotion of the course, only two projects continue with a multidisciplinary tendency; the others point to the need for the involvement of teachers from different areas, including the family and the community. Therefore, we highlight the importance of continuing education courses for teachers, since we are seeking a world in which human development can act in a sustainable way in the environment in which it is inserted |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8039 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
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