Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8044
Autor(es): | Sanches, Franciele Teixeira |
Orientador: | Fusinato, Polonia Altoé |
Título: | Um olhar pedagógico e interdisciplinar : utilizando a pipa para uma aprendizagem significativa no ensino remoto |
Banca: | Araújo, Vanessa Freitag de |
Banca: | Santos, Oscar Rodrigues dos |
Palavras-chave: | Aprendizagem significativa - Recurso lúdico (Pipa);Recursos didáticos;Ensino remoto - Ensino fundamental;Interdisciplinaridade;Mapas mentais |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | SANCHES, Franciele Teixeira. Um olhar pedagógico e interdisciplinar: utilizando a pipa para uma aprendizagem significativa no ensino remoto. 2022. 116 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Este trabalho teve como objetivo identificar as possíveis contribuições de um projeto interdisciplinar, utilizando como instrumento lúdico a pipa, na aprendizagem significativa de alunos do 7º ano dos anos finais do Ensino Fundamental de um colégio público localizado no município de Maringá - PR. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, desenvolvido por meio do método de observação participante, tendo como fonte de coleta de dados a pesquisa de campo e, como instrumento de coleta de dados, a produção de Mapas Mentais ao início e ao final das atividades aplicadas. A análise dos resultados produzidos foi realizada através da abordagem proposta por Buzan (2009), que dispõe de um caráter interpretativo, sendo fruto das observações e considerações estabelecidas pelo referencial teórico. Com isso, buscaram-se evidências que confirmassem a ampliação dos significados e conceitos científicos dos conteúdos trabalhados ao longo das atividades desenvolvidas sob uma perspectiva interdisciplinar, a fim de verificar se a proposta interdisciplinar conduzida proporcionou aos educandos uma aprendizagem significativa. As habilidades de relacionar conceitos às diferentes áreas do conhecimento possibilitam ao indivíduo a construção de uma visão mais ampla do ambiente que o cerca e do mundo como um todo, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos em relação aos diversos âmbitos em que convivem, como o educacional, social e político ABSTRACT: This work aimed to identify the possible contributions of an interdisciplinary project, using the kite as a playful instrument, in the significant learning of students of the 7th year of final years of Elementary School of a public school located in the municipality of Maringá - PR. This is a study of an applied nature, with an exploratory nature and a qualitative approach, developed through the method of participant observation, having field research as a source of data collection and as a data collection instrument the production of Mind Maps at the beginning and end of the applied activities. The analysis of the results produced was carried out through the approach proposed by Buzan (2009), which has an interpretive character, being the result of observations and considerations established by the theoretical framework. With this, evidence was sought to confirm the expansion of the meanings and scientific concepts of the contents worked throughout the activities developed under an interdisciplinary perspective, in order to verify if the interdisciplinary proposal conducted provided the students with a significant learning. The skills of relating concepts to different areas of knowledge enable the individual to build a broader view of the environment that surrounds him and the world as a whole, contributing to the formation of more critical and reflective citizens in relation to the various areas in which they live, such as educational, social and political |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Polonia Altoé Fusinato Coorientador: Prof. Dr. Michel Corci Batista Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8044 |
Aparece nas coleções: | 2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Franciele Teixeira Sanches_2022.pdf | 3,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.