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Autor(es): Pereira, Lucas Forlin
Orientador: Silveira, Marcelo Pimentel da
Título: As potencialidades e as limitações das histórias em quadrinhos para a problematização de uma abordagem temática CTSA : análise das concepções de licenciandos em química
Banca: Silva, Camila Silveira da
Banca: Wartha, Edson José
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos - Aspectos pedagógicos;Ensino de química;Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA);COVID-19
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: PEREIRA, Lucas Forlin. As potencialidades e as limitações das histórias em quadrinhos para a problematização de uma abordagem temática CTSA: análise das concepções de licenciandos em química. 2022. 277 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Neste trabalho de natureza qualitativa, apresenta-se e discute-se uma proposta de história em quadrinhos (HQs), calcada no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), para o Ensino de Química. Assim, com o objetivo de compreender as potencialidades e as limitações desse material didático para problematizar uma abordagem temática CTSA sobre a pandemia da COVID-19, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu mediante 5 etapas: 1) A elaboração e a validação da HQ; 2) O delineamento e a validação dos instrumentos de coleta de dados; 3) O planejamento e o piloto dos encontros; 4) A realização dos encontros; e 5) O tratamento dos dados. Os participantes da pesquisa foram 26 discentes do curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Pública do Estado do Paraná, oriundos das disciplinas "Instrumentação para o Ensino de Química I" e "Estágio Supervisionado III". Nesse contexto, foram realizados 7 encontros remotos com os discentes, via Google Meet, onde os dados foram constituídos por meio de suas respostas ao questionário pós-leitura da HQ, da gravação/transcrição de partes dos encontros e das nuvens de palavras e murais nas plataformas digitais empregadas neles. Estes foram analisados pela Análise de Conteúdo, de modo a contribuir para a resposta da questão: O que pensam os licenciandos em Química de uma Universidade Pública do Estado do Paraná sobre as potencialidades e as limitações de uma HQ para problematizar um tema de relevância social no contexto de aulas de Química? Com base na análise dos dados, verificou-se que, embora a maior parte dos participantes não seja leitora de HQs, eles conseguem conceber uma aula de Química com uma HQ, e puderam identificar algumas potencialidades e limitações da HQ "O álcool em gel e a COVID-19", elaborada nesta pesquisa. Dentre as potencialidades, tem-se a interdisciplinaridade, as possibilidades de conscientizar os leitores, de contextualizar e de problematizar, e de discutir Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, a importância do conhecimento científico e a aplicabilidade na Educação Básica. Todavia, sobre as limitações pontuadas pelos participantes, destacam-se a extensão da HQ, a necessidade de adaptá-la para uma série diferente do 3º ano do Ensino Médio e a ausência de uma alfabetização intencional sobre a linguagem dos quadrinhos na trajetória acadêmica dos participantes. Por fim, ressalta-se a importância do trabalho com HQs realizado com licenciandos em Química, que permitiu o reconhecimento da importância de discutir CTSA na formação inicial desses sujeitos e pode ampliar a produção de trabalhos calcados na abordagem CTSA-Arte para o Ensino de Ciências
ABSTRACT: This qualitative work presents and discusses a proposal for comic, based on the Science-Technology-Society-Environment (STSE) approach for the teaching of Chemistry. Thus, to understand the potentialities and limitations of this didactic material to problematize an STSE thematic approach to the pandemic of COVID-19, the development of the research occurred through 5 stages: 1) The elaboration and validation of the comic; 2) The design and validation of the data collection instruments; 3) The planning and piloting of the meetings; 4) The carrying out of the meetings; and 5) The data treatment. The participants in the research were 26 students from the Chemistry Undergraduate course at a Public University in the State of Paraná, from the disciplines "Instrumentation for the Teaching of Chemistry I" and "Supervised Internship III". In this context, 7 remote meetings were held with the students, via Google Meet, where the data were constituted through their answers to the post-reading questionnaire, the recording/transcription of parts of the meetings, and the word clouds and murals on the digital platforms used in them. These were analyzed by Content Analysis to contribute to answering the question: What do chemistry undergraduates at a public university in the State of Paraná think about the potentialities and limitations of a comic to problematize a theme of social relevance in the context of Chemistry classes? Based on the analysis of the data, it was found that although most of the participants are not comics’ readers, they can conceive a Chemistry class with comics, and were able to identify some potentialities and limitations of the comic "Alcohol in Gel and COVID-19", prepared in this research. Among the potentialities, there is interdisciplinarity, the possibility to make the readers aware, to contextualize and problematize, and to discuss Science, Technology, Society and the Environment, the importance of scientific knowledge and the applicability in Basic Education. However, regarding the limitations pointed out by the participants, we highlight the comic's extension, the need to adapt it for a grade different from the 3rd year of High School, and the absence of intentional literacy training about the comics language in the participants' academic careers. Finally, we emphasize the importance of the work with comics carried out with undergraduate students in Chemistry, which allowed the recognition of the importance of discussing STSE in the initial training of these subjects and can expand the production of work based on the STSE-Arts approach to Science Teaching
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pimentel da Silveira
Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8047
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

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