Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorObara, Ana Tiyomipt_BR
dc.contributor.authorSantandes, Rauanapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-22T13:31:28Z-
dc.date.available2024-11-22T13:31:28Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationSANTANDES, Rauana. Trilha interpretativa e educação ambiental no jardim botânico do município de Nova Esperança-PR: uma proposta de formação continuada de professores e tomadores de decisão. 2022. 208 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8050-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Ana Tiyomi Obarapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Ao observar o mundo contemporâneo, marcado pela degradação e impactos ambientais ocasionados por ações antrópicas, vê-se a necessidade de buscar estratégias e medidas que solucionem e/ou amenizem os problemas que comprometem a qualidade e manutenção da vida, inclusive, nas áreas urbanizadas também. Nesse cenário de crise ambiental, surgiu a Educação Ambiental (EA), como um campo de conhecimento que estuda e possibilita a sensibilização e a reflexão crítica de questões ambientais, por meio de processos educacionais e de divulgação científica realizados em diversos espaços, possibilitando aos indivíduos uma formação que os habilite a promover e participar de transformações socioambientais voltadas à sustentabilidade das sociedades. A presente pesquisa buscou analisar as possibilidades didático-pedagógicas que o desenvolvimento de uma Trilha Interpretativa (TI), em um jardim botânico, proporciona para a formação continuada de Professores da Educação Básica e Tomadores de Decisão do município de Nova Esperança, localizado no Noroeste do Estado do Paraná, realçando o papel das áreas verdes na reflexão da relação ser humano e natureza. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujas estratégias de coleta de dados foram as seguintes: aplicação de questionários iniciais para compreender as concepções prévias dos participantes sobre questões pertinentes à pesquisa; o desenvolvimento de uma oficina, tendo como fundamento o uso de TI no Jardim Botânico Municipal de Nova Esperança (JBNE); a elaboração de uma proposta de EA com o uso de uma TI no Jardim Botânico em questão, e a aplicação do questionário final, após execução da oficina. Para analisar os dados obtidos nos questionários, bem como nas propostas de EA, foram utilizados as metodologias da Análise de Conteúdo de Bardin, pois é uma técnica que permite compreender os significados dos discursos dos participantes. Os resultados mostraram como a EA em áreas verdes, principalmente com o uso de TI como estratégia didática, contribuiu para a formação dos participantes, sendo um grande potencial educativo uma vez que estas foram bem planejadas e fundamentadas. O modo como a oficina foi encaminhada, permitiu que os Docentes e Tomadores de Decisão refletissem sobre suas condutas, concepções e práticas didático-pedagógicas em relação ao meio ambiente natural, além de contribuir na ampliação dos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento crítico sobre a relação ser humano e a naturezapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: When we observed the contemporary world, that is marked by degradation and environmental impacts caused by human actions, thus there is a need to search strategies and measures that solve or alleviate the problems that compromise the quality and maintenance of life, including in urbanized areas too. Upon the viewpoint of environmental crisis, the Environmental Education (EE) emerged like a field of knowledge that studies and enables awareness and critical reflection on environmental issues, through educational processes and scientific dissemination carried out in different spaces, enabling individuals to receive training that enable them to promote and participate in socio-environmental transformations aimed at the sustainability of societies. The research sought to analyze the didactic-pedagogical possibilities that the development of an Interpretive Trail (IT) in a botanical garden provide for the continued formation of Basic Education Teachers and Decision Makers in the municipality of Nova Esperança, located in the Northwest of the State of Paraná, highlighting the role of green areas in the reflection of the relationship between human beings and nature. This is a qualitative research, whose data collection strategies were as follows: application of an initial questionnaire to understand the participants previous conceptions about questions relevant to the research; the development of a workshop, based on the use of an interpretive trail in the Jardim Botânico Municipal de Nova Esperança - JBNE; the elaboration of an EE proposal with the use of an IT in the Botanical Garden, and application of the final questionnaire, after carrying out the workshop. To analyze the data obtained in the questionnaires, as well in the EE proposals, the methodologies of Bardin's Content Analysis were used, because that is a technique that allows understanding the meanings of the participants' discourse. The results showed how EE in green areas, mainly with the use of IT as a didactic strategy, contributed to the training of the participants, that's a great educational potential since they were well planned and grounded. The way in which the workshop was conducted allowed the Teachers and Decision Makers to reflect on their didactic-pedagogical conceptions and practices in relation to the natural environment, beyond contributing to the expansion of knowledge and the development of critical thinking about the relationship between human and the naturept_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação ambiental - Jardim Botânico - Nova Esperança (PR)pt_BR
dc.subjectTrilhas interpretativaspt_BR
dc.subjectáreas verdespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subject.ddc507pt_BR
dc.titleTrilha interpretativa e educação ambiental no jardim botânico do município de Nova Esperança-PR : uma proposta de formação continuada de professores e tomadores de decisãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Poletto, Rodrigo de Souza-
dc.contributor.referee2Riva, Poliana Barbosa de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical208 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rauana Santandes_2022.pdf9,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.