Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8053
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBatista, Michel Corcipt_BR
dc.contributor.authorDiniz, Telma Augustapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-22T13:41:00Z-
dc.date.available2024-11-22T13:41:00Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Telma Augusta. Concepções e identidade profissional de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental sobre astronomia e seu ensino. 2022. 82 f. Dissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8053-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Michel Corci Batistapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Os professores que ministram a disciplina de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental são formados, em sua maioria, por licenciados em Ciências Biológicas. Visto que, a Astronomia muitas vezes não está contemplada na estrutura curricular desse curso, há que se pensar que para se capacitarem em tais conteúdos relacionados à Astronomia, estes devam buscar subsídios em outras formas de saber, destacando-se os cursos de Formação Continuada. Esse trabalho teve como objetivo investigar a influência do curso de formação continuada em Astronomia e seu ensino, ofertado ao NRE-Maringá, em 2018, para a constituição da identidade profissional dos professores de Ciências participantes. O trabalho foi alicerçado nos pressupostos da pesquisa qualitativa do tipo descritiva, e para a constituição dos dados foram utilizados como instrumentos: Questionário - Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), a partir das Representações Sociais apresentadas pelas professoras; Questionário com questões abertas e fechadas para o levantamento das concepções dos professores sobre noções básicas de Astronomia, a partir do comparativo com o questionário respondido em 2018; Entrevista semiestruturada sobre os aspectos teóricos e metodológicos para o ensino da Astronomia. Os dados constituídos foram analisados e discutidos a partir dos Elementos das Representações Sociais referentes à Astronomia apresentados pelas professoras participantes, e através da Análise de Conteúdo Categorial, de Bardin. Ficou evidente que as concepções das representações sociais que as participantes traziam, muitas vezes foram influenciadas pelo referido curso e que ele contribuiu, de forma positiva, em sua identidade profissional, visto que a atividade de Formação Continuada analisada mitigou algumas lacunas existentes na formação inicial dos professores participantes dessa pesquisa, fato comprovado ao longo desse trabalhopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The teachers who teach the discipline of Science in the final years of Elementary School are formed, for the most part, by graduates in Biological Sciences. Since Astronomy is often not included in the curricular structure of this course, it is necessary to think that in order to be trained in such contents related to Astronomy, they must seek subsidies in other ways of knowing, highlighting the Continuing Education courses. This work aimed to investigate the influence of the continuing education course in Astronomy and its teaching, offered to the NRE-Maringá, in 2018, for the constitution of the professional identity of the participating Science teachers. The work was based on the assumptions of qualitative research of the descriptive type, and for the constitution of the data the following instruments were used: Questionnaire - Technique of Free Association of Words (TALP), from the Social Representations presented by the teachers; Questionnaire with open and closed questions to survey teachers' conceptions about basic astronomy notions, from the comparison with the questionnaire answered in 2018; Semi-structured interview on theoretical and methodological aspects for teaching Astronomy. The constituted data were analyzed and discussed from the Elements of Social Representations referring to Astronomy presented by the participating teachers, and through Bardin's Categorical Content Analysis. It was evident that the conceptions of social representations that the participants brought were often influenced by the aforementioned course and that it contributed, in a positive way, to their professional identity, since the Continuing Education activities analyzed mitigated some existing gaps in the initial training of the students. teachers participating in this research, a fact proven throughout this workpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEnsino de astronomiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.ddc520.7pt_BR
dc.titleConcepções e identidade profissional de professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental sobre astronomia e seu ensinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963--
dc.contributor.referee2Iachel, Gustavo-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática-
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terra-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical82 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Matemática-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exatas-
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Telma Augusta Diniz_2022.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.