Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Josie Agatha Parrilha dapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Thaís Mendespt_BR
dc.contributor.otherHeerdt, Bettinapt_BR
dc.contributor.otherMagalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherPiassi, Luis Paulo de Carvalhopt_BR
dc.contributor.otherObara, Ana Tiyomipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-22T13:56:45Z-
dc.date.available2024-11-22T13:56:45Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8056-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Josie Agatha Parrilha da Silvapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dr.ª Bettina Heerdtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Os filmes de ficção científica podem ser mais do que um possível recurso didático para facilitar o aprendizado de ciências e, podem ser explorados no âmbito sociocultural por veicular posições, ideias e debates em torno de temas científicos atuais. Para obter melhores resultados com a utilização de filmes em sala de aula, o professor pode analisar criticamente os filmes antes de utilizá-los, por meio da análise fílmica. Defende-se que os filmes podem contribuir com discussões que envolvam o ensino de ciências com enfoque na Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesta perspectiva, a presente pesquisa partiu da hipótese que a elaboração de uma ficha de Leitura de Imagens Fílmicas (LIF), com enfoque CTS, pode auxiliar professores na utilização de filmes nas aulas de ciências. A partir destes apontamentos apresentou-se como problema de pesquisa a seguinte questão: Como uma ficha de LIF pode contribuir com o ensino de ciências com enfoque CTS a partir de filmes de ficção científica com a temática epidemia? O objetivo geral consistiu em investigar as contribuições de uma ficha de "LIF com enfoque CTS" para análises de filmes de ficção científica, tendo como temática a epidemia. Os objetivos específicos consistiram em desenvolver uma ficha de "Leitura de Imagens Fílmicas com enfoque CTS" para ser utilizada por professores; relacionar o enfoque CTS com filmes de ficção científica por meio da temática epidemia presente nos filmes: "Os 12 Macacos" (1995), "Epidemia" (1995) e "Contágio" (2011); e verificar a potencialidade da ficha junto a professores de Ciências em oficinas pedagógicas on-line. Esta pesquisa qualitativa de natureza descritiva desenvolveu-se em três etapas principais. Na primeira, elaborou-se uma ficha de LIF com enfoque CTS. Na segunda, realizou-se a análise fílmica dos três filmes selecionados com a utilização LIF. Na terceira, verificou-se a potencialidade da ficha junto a professores de Ciências em oficinas pedagógicas. Nesta última, realizou-se a coleta de dados por meio de dois questionários on-line aplicados antes e depois da segunda oficina, tratados segundo a análise de conteúdo de Bardin. Durante a análise dos questionários emergiram quatro categorias, dentre elas: 1) Conhecimento docente, 2) Prática docente, 3) Aproveitamento docente na oficina e, 4) Utilização da ficha de LIF com enfoque CTS. Os resultados apontaram que os filmes de ficção científica possuem alto potencial para discussões com enfoque CTS no ensino de ciências e conclui-se que a ficha de LIF com enfoque CTS pode se configurar como um recurso pedagógico durante a preparação das aulas de ciências que envolvem o uso de filmespt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Science fiction films can be more than a possible didactic resource to facilitate science learning and can be explored in the sociocultural context by conveying positions, ideas and debates around current scientific topics. To obtain better results with the use of films in the classroom, the teacher can critically analyze the films before using them, through film analysis. It is argued that films can contribute to discussions involving science teaching with a focus on Science, Technology and Society (STS). In this perspective, the present research started from the hypothesis that the elaboration of a Film Reading Sheet (LIF), with a STS focus, can help teachers in the use of films in science classes. Based on these notes, the following question is presented as a research problem: How can an LIF form contribute to science teaching with a STS focus from science fiction films with the epidemic theme? The general objective is to investigate the contributions of a "LIF with a STS approach" to the analysis of science fiction films, with the epidemic as the theme. The specific objectives are to develop a sheet of "Film Reading with a CTS focus" to be used by teachers; relate the STS approach to science fiction films through the epidemic theme present in the films: "12 Monkeys" (1995), "Epidemic" (1995) and "Contagion" (2011); and to verify the potential of the form with Science teachers in online pedagogical workshops. This qualitative research of a descriptive nature is developed in three main stages. In the first stage, an LIF form with a STS approach is elaborated. In the second stage, the film analysis of the three selected films is carried out using LIF. In the third stage, the potential of the form is verified with Science teachers in pedagogical workshops. In this last stage, data collection is carried out through two online questionnaires applied before and after the second workshop, treated according to Bardin's content analysis. During the analysis of the questionnaires, four categories emerged, among them: 1) Teaching knowledge, 2) Teaching practice, 3) Teaching use in the workshop and 4) Use of the LIF form with a STS focus. The results indicate that science fiction films have high potential for discussions with a STS focus in science teaching and it is concluded that the LIF form with a STS focus can be configured as a pedagogical resource during the preparation of science classes that involve the use of moviespt_BR
dc.format.extent166 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectArte e ciênciapt_BR
dc.subjectEnfoque CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade)pt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFicçäo científicapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.ddc510.07pt_BR
dc.titleFilmes de ficção científica sobre epidemia no ensino de ciências com enfoque CTS : uma proposta para leitura de imagens fílmicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Thais Mendes Rocha_2022.pdf3,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.