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Autor(es): Santana, Geralda de Fatima Neri
Orientador: Fusinato, Polonia Altoé
Título: Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE : práticas evidenciadas em artigos de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental
Banca: Passos, Carmen Lucia Brancaglion
Banca: Polizeli, Raquel
Banca: Moran, Mariana
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Formação continuada de professores;Ensino de matemática;Professores de matemática - Educação continuada;Educação matemática - Ensino fundamental
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTANA, Geralda de Fatima Neri. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE: práticas evidenciadas em artigos de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 197 f. Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O objeto de estudo desta pesquisa situa no contexto educacional com foco nas escolhas didáticas para ensino de matemática. O campo de investigação é o Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, que se apresenta como política pública de formação continuada. As políticas voltadas à formação continuada dos professores em serviço são formas de priorizar a qualidade do ensino e a valorização profissional. O interesse pelo presente tema se deu após a participação no programa. Esta pesquisa tem por objetivo compreender as práticas em relação ao uso das Tendências em Educação Matemática de professores, dos anos finais do Ensino Fundamental, evidenciadas nos artigos de conclusão da formação continuada, escritos pelos participantes do PDE e disponibilizados nos Cadernos PDE - Matemática (Volume I). Tais produções são denominados artigos pelo programa PDE e tal nomenclatura será mantida nesta tese. O PDE entende as Tendências em Educação Matemática como algo importante para o fazer pedagógico por trazer indicações em suas diretrizes e também como disciplina no programa do curso. Para organização e análise deste material, os artigos foram agrupados em categorias estabelecidas a priori. O ponto central é analisar se os trabalhos indicados em cada categoria apresentam aplicações de modo coerente com a fundamentação teórica referenciada. Em outras palavras, é analisar o fazer pedagógico do professor através da análise dos artigos, buscando responder à questão de pesquisa: Como as Tendências em Educação Matemática estão presentes nas produções dos professores PDE? Ações pontuais foram detalhadas: Investigar o que e quais são as Tendências em Educação Matemática; identificar o uso das Tendências em Educação Matemática para ensinar conteúdos de Matemática nos artigos produzidos por professores PDE; verificar quais as Tendências em Educação Matemática são utilizadas e para quais conteúdos e analisar se o que foi apresentado pelos professores PDE como uma Tendência em Educação Matemática está em consonância com a literatura que a fundamenta. Esta pesquisa possui natureza qualitativa, quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória e quanto à técnica de coleta de dados é uma pesquisa documental. Os documentos são os artigos escritos pelos professores concluintes do PDE. O instrumento de análise se constituiu a partir da análise documental seguindo os procedimentos do Estado do Conhecimento. Os dados foram coletados entre 2012 e 2022, ou seja, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022, os últimos dez anos do PDE, no estado do Paraná. Desse modo, os dados se concentram nos anos 2012, 2013, 2014 e 2016, período de oferta de turmas regulares do PDE. Nesta pesquisa, entende-se por Tendências em Educação Matemática as escolhas pedagógicas e as formas de trabalho para ensinar conteúdos de matemática. Essa adoção teve como base um estudo sobre vários autores e documentos que entendem o emprego, no ensino e na pesquisa, da: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Mídias Tecnológicas, Resolução de Problemas, História da Matemática, Investigação Matemática, Jogos, Literatura e Matemática, Análise de Erros, e Educação Matemática Crítica. Os artigos que compõe o corpus da pesquisa atendem os critérios: 1) Os projetos serem implementados em turmas regulares do 6º ao 9º ano, Sala de Apoio à Aprendizagem - SAA e Sala de Recursos Multifuncional e na modalidade de ensino EJA; 2) Se apontam os descritores: Modelagem Matemática, Etnomatemática, Mídias Tecnológicas, Resolução de Problemas, História da Matemática, Investigação Matemática, Jogos, Literatura e Matemática, Análise de Erros, e Educação Matemática Crítica, no título, palavras-chave ou resumo. Os dados coletados apontam 1056 artigos implementados no período analisado. Destes, 668 foram desenvolvidos em turmas do Ensino Fundamental, dos quais 449 produções atendem aos critérios estabelecidos. Pelas análises foi possível pontuar as práticas em salas de aula via implementação dos projetos elaborados/implementados pelos professores PDE. Pode-se inferir que 449 artigos analisados indicaram utilizar as Tendências em Educação Matemática. Em dez destes artigos não foi possível identificar claramente se a aplicação/implementação está em consonância com o referencial teórico. Dentre as Tendências em Educação Matemática, os Jogos e a Resolução de Problemas ficaram em evidência, sendo a categoria Jogos com 156 projetos implementados e Resolução de Problemas com 136. Os professores PDE envolvidos neste processo educativo evidenciaram, de acordo com os artigos examinados, que a prática adotada favoreceu o ensino. De modo geral, esta pesquisa confirma a necessidade de busca por estratégias que promovam formas de ensinar que contribuam com a aprendizagem
ABSTRACT: The object of study of this research is situated in the educational context, focusing on didactic choices for teaching mathematics. The field of investigation is the Educational Development Program - PDE, which presents itself as a public policy for continuing education. Policies aimed at the continuing education of in-service teachers are ways of prioritizing the quality of teaching and professional development. The interest in this topic came after my participation in the program. This research aims to understand the practices regarding the use of Trends in Mathematics Education by teachers in the final years of Elementary School, as evidenced in the articles made available in PDE Notebooks - Mathematics (Volume I). These articles are the final papers of the training, written by the PDE participants. Such productions are called articles by the PDE program and such nomenclature will be maintained in this thesis. The PDE understands the Trends in Mathematics Education as something important for the pedagogical work by bringing indications in its guidelines and also as a discipline in the course program. For organization and analysis of this material, the articles were grouped into categories established a priori. The central point is to analyze whether the works indicated in each category present applications in a coherent way with the referenced theoretical foundation. In other words, it is to analyze the teacher's pedagogical work through the analysis of the articles, seeking to answer the research question. How are trends in Mathematics Education present in the productions of PDE teachers? Specific actions were detailed. Investigate what and what are the Trends in Mathematics Education; Identify the use of Trends in Mathematics Education to teach Mathematics content in articles produced by PDE teachers; Check which Trends in Mathematics Education are used and for which contents and analyze whether what was presented by PDE teachers as a Trend in Mathematics Education is in line with the literature that underlies it. This is qualitative in nature. As for the objectives, it is exploratory research. And as for the data collection technique, it is documentary research. The documents being the articles written by the professors completing the PDE. The analysis instrument was constituted from the document analysis following the procedures of the State of Knowledge. Data were collected between 2012 and 2022, that is, the last ten years of PDE provision in the state of Paraná. Thus, the data is concentrated in the years 2012, 2013, 2014 and 2016, the period in which regular classes of the PDE are offered. In this research, Trends in Mathematics Education are understood as pedagogical choices and ways of working to teach mathematics content. This adoption was based on a study of several authors and documents that understand the use, in teaching and research, of: Mathematical Modeling, Ethnomathematics, Technological Media, Problem Solving, History of Mathematics, Mathematics Investigation, Games, Literature and Mathematics, Error Analysis, and Critical Mathematics Education. The articles that make up the research corpus meet the criteria: 1) The projects are implemented in regular classes from the 6th to the 9th grade, SAA and Multifunctional Resource Room and in the EJA teaching modality; 2) Indicate the descriptors: Mathematical Modeling, Ethnomathematics, Technological Media, Problem Solving, History of Mathematics, Mathematics Investigation, Games, Literature and Mathematics, Error Analysis, and Critical Mathematics Education, in the title, keywords or abstract. The collected data point to 1056 articles implemented in the analyzed period. Of these, 668 were developed in Elementary School classes, of which 449 productions meet the established criteria. Through the analyses, it was possible to score practices in classrooms, via the implementation of projects designed/implemented by PDE teachers. It can be inferred that 449 articles analyzed indicated using the Trends in Mathematics Education. In ten articles of these works, it was not possible to clearly identify whether the application/implementation is in line with the theoretical framework. The PDE teachers, involved in this educational process, showed, according to the examined articles, that the adopted practice favored teaching. In general, this research highlights the need to search for strategies that promote ways of teaching that contribute to learning
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Polonia Altoé Fusinato
Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8061
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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