Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFélix, Wagner Dalla Costapt_BR
dc.contributor.authorPinto, Anny Kátia da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T16:28:08Z-
dc.date.available2024-11-26T16:28:08Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationPINTO, Anny Kátia da Silva. A fundamentação do conhecimento na estética transcedental em Kant. 2023. 82 f. Dissertação (mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8062-
dc.descriptionOrientador Prof. Dr. Wagner Dalla Costa Félix.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Filosofia) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação traz como objeto uma análise acerca da obra Crítica da Razão Pura de Immanuel Kant, sobretudo a parte intitulada Estética Transcendental. Busca responder ao seguinte questionamento de pesquisa: "em que medida Kant demarca uma nova teoria acerca da metafísica e qual o papel da fundamentação dos juízos para a teoria kantiana que inaugura um novo caminho para se estabelecer um conhecimento seguro e verdadeiro?" Para tanto, apresenta como objetivo geral, analisar o projeto crítico kantiano acerca da metafísica e da possibilidade do conhecimento por meio de uma revolução no campo do conhecimento e da distinção entre juízos sintéticos e juízos analíticos que são favoráveis a um conhecimento verdadeiro. O texto propõe, num primeiro momento, discutir a defesa do pensamento de Kant na obra Crítica da Razão Pura, trazendo à tona a importância que atribui à unidade entre a racionalidade e as experiências empíricas para o estabelecimento do conhecimento verdadeiro analisando a teoria de filósofos importantes com suas teorias que ajudaram a entender as fundamentações teóricas que Kant traz nas suas investigações. Num segundo momento, a pesquisa descreve a essência do pensamento de Kant acerca dos juízos sintéticos para a organização do pensamento e do conhecimento verdadeiro, explicando os juízos analíticos e os juízos sintéticos. O terceiro momento, explica a forma revolucionária da fundamentação do conhecimento em Kant. Apoiando se na analogia que o próprio Kant faz ao mudar o centro do pensamento, como Copérnico fez ao mudar o centro do universo, o texto mostra o percurso da construção do pensamento por Kant posicionando o ser humano como o centro da construção do conhecimento, sendo este, orbitado pelos objetos, mudando a perspectiva que vigorava na época.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation brings as its object an analysis of Immanuel Kant's Critique of Pure Reason, especially the part entitled Transcendental Aesthetics. It seeks to answer the following research question: "to what extent does Kant make plans for a new theory about metaphysics and what is the role of the reasoning of the Judgments for the Kantian theory that opens a new way to establish a safe and true knowledge?" Therefore, it presents as a general objective, to analyze the Kantian critical project about metaphysics and the possibility of knowledge through a revolution in the field of knowledge and the distinction between synthetic judgments and analytical judgments that are favorable to true knowledge. At first the text purposes, at first, to discuss the defense of Kant's thought in the work Critique of Pure Reason, bringing to light the importance that Kant attributes to the unity between rationality and empirical experiences for the establishment of true knowledge by analyzing the theory of philosophers important with his theories that helped to understand the theoretical foundations that Kant brings in his investigations. In a second moment, the research describes the essence of Kant's thought from synthetic judgments to the organization of thought and true knowledge, explaining analytical judgments and synthetic judgments. The third moment explains the revolutionary form of knowledge foundation in Kant. Relying on the analogy that Kant makes himself when changing the center of thought, as Copernicus did when changing the center of the universe, the text shows the route of the construction of thought by Kant, positioning the human being as the center of the construction of knowledge, being this one, orbited by the objects, changing the perspective that prevailed at the time.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEstética transcendentalpt_BR
dc.subjectJuízo Sintético a prioript_BR
dc.subjectKant, Immanuel, 1724-1804pt_BR
dc.subject.ddc193pt_BR
dc.titleA fundamentação do conhecimento na estética transcedental em Kantpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Evandro Luís, 1976--
dc.contributor.referee2Portela, Luis Cesar Yanzer-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
dc.subject.cnpq1Ciências Humanas-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical82 f.-
dc.subject.cnpq2Filosofia-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Anny Katia da Silva Pinto_2023.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.