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Autor(es): Oliveira, Caroline Oenning de
Orientador: Oliveira, André Luis de
Título: Estudo das contribuições teórico-práticas de Sequências de Ensino Investigativas e do uso do software BioMais (versão 2.0) na formação inicial de docentes de Ciências Biológicas
Banca: Royer, Marcia Regina, 1972-
Banca: Zanatta, Shalimar Calegari
Banca: Gomes, Luciano Carvalhais
Banca: Batista, Michel Corci
Palavras-chave: Ensino de ciências e biologia;Software BioMais (versão 2.0);Sequências de Ensino Investigativas
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: OLIVEIRA, Caroline Oenning de. Estudo das contribuições teórico-práticas de Sequências de Ensino Investigativas e do uso do software BioMais (versão 2.0) na formação inicial de docentes de Ciências Biológicas. 2023. 259 f. Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O ensino e a aprendizagem das Ciências hoje se configuram em aspectos multifacetados que demandam a necessidade de contínua formação dos profissionais que atuam na educação, o que perpassa pela compreensão de aspectos de caráter epistemológico, metodológico e didático-pedagógico. As Tecnologias Digitais, ao se constituírem de instrumentos incorporados à cultura da sociedade contemporânea, também devem ter suas potencialidades integradas e exploradas no âmbito educativo e na formação docente. Sob esse panorama, o presente estudo tem por objetivo analisar as contribuições de um minicurso com a construção de Sequências de Ensino Investigativas e o uso do software BioMais (versão 2.0) para o processo de formação inicial de professores graduandos do curso de Ciências Biológicas. O percurso metodológico adotado situa este trabalho no campo da pesquisa qualitativa, cuja constituição dos dados teve como instrumentos questionários, Sequências de Ensino Investigativas, gravações em áudio e vídeo e diário de campo. O método de análise dos dados adotado foi predominantemente qualitativo, por meio de Análise de Conteúdo conjuntamente a critérios estabelecidos a priori. Os resultados iniciais demonstraram a (re)elaboração de um software educativo gamificado, denominado BioMais (versão 2.0), cuja aceitabilidade se mostrou satisfatória em todos os aspectos analisados. Também foi possível se identificar as concepções prévias dos sujeitos da pesquisa acerca de sua compreensão, experiência, possibilidades e dificuldades perante o planejamento e ensino de Ciências e Biologia. A análise das Sequências de Ensino Investigativas, elaboradas pelos pibidianos após a abordagem do minicurso e das atividades propostas, demonstraram que os sujeitos lograram êxito nos planejamentos, cujos aspectos analisados demonstraram-se de forma satisfatória. Por fim, as implicações do minicurso e da construção de SEIs bem como o uso do software BioMais (versão 2.0) se mostraram significativos ao contribuírem na formação teórico-prática dos graduandos acerca dos saberes docentes necessários à prática educativa
ABSTRACT: The teaching and learning of science today are multifaceted aspects that demand continuous training of professionals working in education, which involves understanding epistemological, methodological, and didactic-pedagogical aspects. As digital technologies are instruments incorporated into the culture of contemporary society, their potential must also be integrated and exploited in the educational sphere and in teacher training. Against this backdrop, the aim of this study is to analyze the contributions of a mini course involving the construction of Investigative Teaching Sequences and the use of the BioMais software (version 2.0) to the process of initial teacher training for Biological Sciences undergraduate. The methodological approach adopted places this work in the field of qualitative research, whose data constitution was gathered using questionnaires, Investigative Teaching Sequences, audio and video recordings, and a field diary. The data analysis method adopted was predominantly qualitative using Content Analysis in conjunction with criteria established a priori. The initial results demonstrated the (re)elaboration of a gamified educational software called BioMais (version 2.0), whose acceptability proved satisfactory in all aspects analyzed. It was also possible to identify the research subjects’ preconceptions about their understanding, experience, possibilities, and difficulties in planning and teaching Science and Biology. The analysis of the Investigative Teaching Sequences elaborated by the pibidians after the mini-course and the proposed activities demonstrated that the subjects were successful in their planning, and the aspects analyzed were satisfactory. Finally, the implications of the mini course and the construction of SEIs, as well as the use of the BioMais software (version 2.0), proved to be significant in contributing to the theoretical and practical training of undergraduates in the teaching knowledge necessary for educational practice
Descrição: Orientador: Prof. Dr. André Luis de Oliveira
Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8063
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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