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dc.contributor.advisorKato, Lílian Akemipt_BR
dc.contributor.authorMartins, Aline Loisept_BR
dc.contributor.otherCEOLIM, AMAURI JERSIpt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Wellington Pivetapt_BR
dc.contributor.otherGomes, Luciano Carvalhaispt_BR
dc.contributor.otherMoran, Marianapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.contributor.otherCentro de Ciências Exataspt_BR
dc.contributor.otherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-09T13:25:11Z-
dc.date.available2024-12-09T13:25:11Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8066-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Lilian Akemi Katopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: No Estado do Paraná, o Programa Agrinho aborda temáticas de relevância social em ambientes escolares, contribuindo para formação crítica dos envolvidos. Pesquisas em Educação Matemática (EM) evidenciam o potencial da Modelagem Matemática (MM) a partir do desenvolvimento de atividades com contextos reais. Esses contextos favorecem o pensamento reflexivo quando associados à Educação Matemática Crítica (EMC). Diante dessa conjuntura, este estudo objetivou investigar possibilidades para o desenvolvimento de atividades de MM com o material didático do Programa Agrinho com vistas à perspectiva crítica. Para tanto, o estudo foi desenvolvido sob uma perspectiva qualitativa, tendo a Análise Textual Discursiva (ATD) como dispositivo analítico dos dados. Na busca de tais possibilidades, organizamos a obtenção dos dados considerando três eixos: o Eixo 1 contemplou um movimento de estudo teórico a respeito de teses e dissertações brasileiras que versam sobre a MM e a EMC na Educação Básica (EB); o Eixo 2 envolveu a realização de entrevistas individuais, com professoras da EB, para analisarmos as impressões iniciais acerca da utilização do material do Programa Agrinho em sala de aula; o Eixo 3 consistiu no desenvolvimento e na análise de um curso de extensão idealizado para proporcionar práticas formativas com o material didático do referido programa à luz da MM, com ênfase na EMC. A partir da realização desses três eixos, considerando a utilização do material do Programa Agrinho, identificamos alguns potenciais de tal material para o desenvolvimento de atividades de MM com ênfase na promoção da criticidade. Esses potenciais se relacionaram com a compreensão de conceitos matemáticos e a discussão de temas não matemáticos desenvolvidos por meio de atividades práticas/experimentais, permitindo aos envolvidos aprofundarem entendimentos acerca de questões sociais, políticas, econômicas e ambientais. Além disso, o planejamento intencional e a seleção cuidadosa dos temas em cada atividade de Modelagem Matemática desempenham um papel fundamental nas reflexões críticas dos participantes dos Eixos 2 e 3, alinhados à expertise do professor enquanto facilitador do processopt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Agrinho is a Program in the state of Parana that have themes of social relevance in school environments, contributing to the critical training of those involved. Research in Mathematics Education (ME) highlights the potential of Mathematical Modeling (MM) through the development of activities based in real contexts. These contexts support reflective thinking when associated with Critical Mathematics Education (CME). The objetive of this study was investigate possibilities for the development of MM activities with the teaching material of the Agrinho Program with a view to a critical perspective. By the way, the study was developed from a qualitative perspective, using Discursive Textual Analysis (DTA) as the data analytical device. In the search for such possibilities, we organized the collection of data considering three axes: Axis 1 included a movement of theoretical study regarding Brazilian theses and dissertations that deal with MM and CME in Basic Education (EB); Axis 2 involved carrying out individual interviews with EB teachers, to analyze initial impressions about the use of the Agrinho Program material in the classroom; Axis 3 consisted of the development and analysis of an extension course designed to provide training practices with the teaching material of the aforementioned program based in MM, with an emphasis on CME. From the realization of these three axes, considering the use of material from the Agrinho Program, was identified some potentials of such material for the development of MM activities with an emphasis on promoting criticality. These potentials were related to the understanding of mathematical concepts and the discussion of non-mathematical themes developed through practical/experimental activities, allowing those involved to deepen their understanding of social, political, economic and environmental issues. Furthermore, intentional planning and careful selection of themes in each Mathematical Modeling activity play a fundamental role in the critical reflections of participants in Axes 2 and 3, aligned with the teacher's expertise as a facilitator of the processpt_BR
dc.format.extent154 f. : il. (algumas color.).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCriticidade na matemáticapt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectConhecimento reflexivopt_BR
dc.subjectPrograma Agrinho - Programas do governo - Paranápt_BR
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subject.ddc510.7pt_BR
dc.titleAlgumas potencialidades do programa agrinho para a modelagem matemática na perspectiva críticapt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

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