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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8069
Autor(es): | Orlando, Adriely Gonçalves |
Orientador: | Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
Título: | A formação inicial e o currículo em educação física : trajetória dos cursos de educação física da Universidade Estadual de Maringá |
Banca: | Silva, Marcelo Moraes e |
Banca: | Souza, Juliano de |
Palavras-chave: | Educação física - Formação inicial;Educação física - Currículo;Educação física - Graduação - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | ORLANDO, Adriely Gonçalves. A formação inicial e o currículo em educação física: trajetória dos cursos de educação física da Universidade Estadual de Maringá. 2022. 128 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO:A presente dissertação teve como objetivo investigar a trajetória dos cursos de formação inicial em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá, a partir da análise de documentos, a fim de identificar as principais características que os cursos assumiram ao longo dos anos. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, de cunho descritivo e documental. A amostra da pesquisa foi composta por aproximadamente 1.611 documentos, dentre eles projetos pedagógicos, matrizes curriculares, ementas de disciplinas e documentos referentes às alterações curriculares dos cursos de Educação Física (EF), sendo bacharelado e licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Paraná, desde a sua criação, 1972, até o ano de 2021. Esses documentos foram solicitados via Secretaria do Departamento de Educação Física, coletados no acervo da secretaria e em arquivos mortos disponibilizados em uma sala externa à secretaria e por meio da busca de documentos disponibilizados de maneira online nos sites dos colegiados superiores da universidade. Para complementar as discussões e informações, utilizamos os documentos legislativos de nível nacional e institucional, que nortearam as principais mudanças dos cursos ao longo dos anos. Num primeiro momento, os dados da pesquisa foram apresentados de maneira quantitativa, demonstrando o pan orama dos resultados encontrados e, posteriormente, os dados foram apresentados de forma qualitativa e descritiva. Para que isso fosse possível, os documentos foram lidos, organizados em categorias definidas à posteriori à análise dos dados (LUDKE; ANDRÉ, 1986; LAKATOS; MARCONI, 2003; CELLARD, 2008; GIL, 2017). Os resultados indicaram que as orientações trazidas em nível nacional pelas resoluções publicadas contribuíram para a construção do currículo do curso ofertado atualmente pela instituição, que toda a trajetória analisada e descrita permitiu afirmarmos a importância desses documentos. Entretanto, devemos considerar que existe um compilado de ações realizadas pela universidade a fim de construir um currículo cada vez mais qualificado. Certificamo- nos de que as resoluções trouxeram mudanças pontuais e avanços para a área e que devemos ressaltar a importância do trabalho desenvolvido pelos docentes do departamento, na busca por formação profissional com vistas à contribuição para o avanço curricular e mais condizente com o período atual ABSTRACT: The present dissertation aimed to investigate the trajectory of the initial training courses in Physical Education at the State University of Maringá, from the analysis of documents, in order to identify the main characteristics that the courses took over the years. The research is characterized as qualitative, descriptive and documentary. The research sample consisted of approximately 1,611 documents, including pedagogical projects, curricular matrices, course menus and documents referring to curricular changes in Physical Education (PE) courses, with a bachelor's degree and licensure from a public Higher Education Institution in the state. do Paraná, since its creation, 1972, until the year 2021. These documents were requested via the Department of Physical Education's Secretariat, collected in the secretariat's collection and in dead files made available in a room outside the secretariat and through the search for documents made available online on the websites of the university's superior collegiate bodies. To complement the discussions and information, we used national and institutional legislative documents, which guided the main changes in the courses over the years. At first, the research data were presented in a quantitative way, demonstrating the panorama of the results found and, later, the data were presented in a qualitative and descriptive way. To make this possible, the documents were read, organized into categories defined after the data analysis (LUDKE; ANDRÉ, 1986; LAKATOS; MARCONI, 2003; CELLARD, 2008; GIL, 2017). The results indicated that the guidelines brought at the national level by the published resolutions contributed to the construction of the curriculum of the course currently offered by the institution , that the entire trajectory analyzed and described allowed us to affirm the importance of these documents. However, we must consider that there is a compilation of actions carried out by the university in order to build an increasingly qualified curriculum. We make sure that the resolutions brought specific changes and advances to the area an d that we must emphasize the importance of the work developed by th e professors of th e department, in the search for professional training with a view to contributing to the curricular advancement and more consistent with the current period |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Ieda Parra Barbosa Rinaldi Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8069 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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