Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8075
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Luciani de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T11:31:23Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T11:31:23Z | - |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luciani de. As representações sociais de licenciados em ciências biológicas sobre coronavírus e as fake news. 2023. 186 f. Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8075 | - |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Prof.ª Dr.ª Emily Darlington | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado em ensino de Ciência e Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | RESUMO: Nos últimos anos temos observado o aumento de notícias sem comprovação científica que se tornam virais ao ponto de a população considerá-las como verdadeiras. São as chamadas "Fake News", muito disseminadas nas mídias sociais. No início e durante a pandemia do novo coronavírus, muitas dessas informações chegaram até nós. Diante disso, este trabalho buscou investigar quais são as representações sociais dos estudantes em formação inicial de Ciências Biológicas sobre o coronavírus e as Fake News. Com intuito de compreender os aspectos representados pelos nossos investigados, recorremos aos pressupostos da metodologia mista. Essa pesquisa ocorreu em duas Instituições de Ensino Superior, uma da cidade de Cascavel e uma da cidade de Realeza, ambas no estado do Paraná. Em relação ao número de participantes, tivemos a participação de 73 estudantes cascavelenses e 71 realezenses em Formação Inicial do curso de Ciências Biológicas. Os dados foram coletados no início do ano de 2022. A coleta de dados ocorreu por meio da pesquisa de campo por meio de um questionário utilizando a Técnica de Evocação Livre de Palavras, a partir de dois termos indutores, sendo eles: Coronavírus e Fake News. A análise dos dados ocorreu por meio da análise prototípica do Diagrama de Vergès e da árvore de similitude. A presente pesquisa evidenciou, em relação ao termo "coronavírus", que o elemento central que obteve o maior número de citações foi a palavra pandemia, evidenciando o atual momento que vivenciamos. Já em relação ao termo "Fake News", a palavra que possui o maior número de citações foi mentira, em referência as inúmeras afirmações de caráter duvidoso compartilhadas pelas mídias digitais em nosso país e no mundo. Com isso, consideramos que é importante discutir as problemáticas sociais que influenciam a nossa sociedade nos cursos de formação de professores, pois desta forma auxiliaria na diminuição da crise no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: In the past few years we have observed an increase in news disseminated without scientific proof, becoming viral to the point that the population considers them to be true. These are the so-called "Fake News" that are widely spread on social media. At the beginning and during the pandemic of the new coronavirus, a lot of this information came to us. Therefore, this work seeks to investigate what are the social representations of students in initial training in Biological Sciences about the coronavirus and Fake News. In order to understand the aspects represented by our subjects, we used the assumptions of the mixed methodology. This research took place in two Higher Education Institutions, one in the city of Cascavel and the other in the city of Realeza, both in the state of Paraná. Regarding the number of participants, we had the participation of 73 students from Cascavel and 71 from Realeza in Initial Training for Biological Sciences course. Data were collected at the beginning of 2022. Data collection came about through field research through a survey using the Free Evocation Technique of words, based on two inducing terms, namely: Coronavirus and Fake News. Data analysis occured through the prototypical analysis of the Vergès Diagram and the similitude tree. The present research showed, in relation to the term "coronavirus", that the central element that obtained the highest number of quotes was the word ‘pandemic’, evidencing the current moment we have been experiencing. Regarding the term "Fake News", the term that has the highest number of quotes was ‘lie’, in reference to the numerous statements of a dubious nature shared by digital media in our country and throughout the world. Thus, we believe that it is important to discuss the social problems that influence our society in teacher training courses, as this would help to reduce the crisis in Science Teaching | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Informações falsas - Coronavírus | pt_BR |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.subject | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject | Fake news | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject.ddc | 519.85 | pt_BR |
dc.title | As representações sociais de licenciados em ciências biológicas sobre coronavírus e as fake news | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Darlington, Emily | - |
dc.contributor.referee1 | Carmo, Tânia do | - |
dc.contributor.referee2 | Schneider, Eduarda Maria | - |
dc.contributor.referee3 | Batista, Michel Corci | - |
dc.contributor.referee4 | Oliveira, André Luis de | - |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática | - |
dc.subject.cnpq1 | Ciências Exatas e da Terra | - |
dc.publisher.local | Maringá, PR | - |
dc.description.physical | 186 f. : il. (algumas color.). | - |
dc.subject.cnpq2 | Matemática | - |
dc.publisher.center | Centro de Ciências Exatas | - |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Luciani de Oliveira_2023.pdf | 6,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.