Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8084
Autor(es): | Fernandes, Fernanda Herran |
Orientador: | Pimentel, Giuliano Gomes de Assis |
Título: | Ensino da educação física nos anos iniciais : a relação entre as teorias da psicologia histórico-cultural e da psicomotricidade |
Banca: | Tuleski, Silvana Calvo, 1967- |
Banca: | Rinaldi, Ieda Parra Barbosa |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Ensino fundamental - Currículos;Psicomotricidade;Psicologia histórico cultural |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | FERNANDES, Fernanda Herran. Ensino da educação física nos anos iniciais: a relação entre as teorias da psicologia histórico-cultural e da psicomotricidade. 2021. 223 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: As teorias psicológicas têm sido essenciais na elaboração curricular da Educação Física nos anos iniciais, mas será que elas são conciliáveis com as perspectivas teóricas das propostas pedagógicas e apropriadas à orientação do objeto da Educação Física? O objetivo deste estudo foi observar as aproximações e distanciamentos das concepções da Psicologia Histórico-Cultural e da Psicomotricidade, em suas relações com a especificidade da Educação Física Escolar. Para tanto, realizamos pesquisa documental em propostas curriculares de Educação Infantil e Ensino Fundamental I de quatro municípios da Região Geográfica Imediata de Maringá. Como resultado, constatamos que todas as propostas curriculares aqui estudadas apresentaram fundamentos teóricos pautados nos princípios do Materialismo Histórico e nos pressupostos pedagógicos que se afirmam da Teoria Histórico-Cultural. Porém, também observamos a presença de termos e conceitos relativos à Psicomotricidade, expressa na Psicocinética de Jean Le Boulch, na organização dos conteúdos da Educação Física. Embora as duas perspectivas psicológicas coabitem os mesmos currículos, revelando o ecletismo teórico, elas são incompatíveis quanto aos pressupostos filosóficos que norteiam as concepções de formação humana, sociedade, educação e processo de ensino-aprendizagem. Por fim, em relação à Educação Física, constatamos a ausência de identidade e especificidade dessa disciplina nos currículos da educação básica para os anos iniciais. Frente a isso, concluímos que os currículos receberam contribuições heterogêneas de outras áreas do conhecimento. Essa configuração ambígua se confunde com os conteúdos próprios da Educação Física nos anos iniciais, cujo principal desafio precisa ser o ensino de seu objeto: a Cultura Corporal ABSTRACT: Psychological theories have been essential in the curriculum development of Physical Education in the early years, but are they compatible with the theoretical perspectives of pedagogical proposals and appropriate to the orientation of the object of Physical Education? The objective of this study was to observe the approaches and distances from the conceptions of Historical-Cultural Psychology and Psychomotricity, in its relations with the specificity of Physical Education pedagogy. To this end, we conducted documentary research on curriculum proposals for Early Childhood Education and Elementary School I in four municipalities of the Immediate Geographical Region of Maringá. As a result, we found that all curricular proposals studied here presented theoretical foundations based on the principles of Historical Materialism and the pedagogical assumptions that affirm themselves in Historical-Cultural Theory. However, we also observed the presence of terms and concepts related to Psychomotricity, expressed in Jean Le Boulch's Psychokinetics, in the organization of the contents of Physical Education. Although the two psychological perspectives cohabit the same curricula, revealing theoretical eclecticism, they are incompatible as to the philosophical assumptions that guide the conceptions of human formation, society, education and teaching-learning process. Finally, in relation to Physical Education, we note the absence of identity and specificity of this discipline in the basic education curricula for the initial years. In view of this, we concluded that the curricula received heterogeneous contributions from other areas of knowledge. This ambiguous configuration is confused with the contents of Physical Education in the initial years, whose main challenge must be the teaching of its object: the Body Culture |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8084 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Fernanda Herran Fernandes_2021.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.