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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8090
Autor(es): | Silva, Gabriella Gonçalves Mendes da |
Orientador: | Lara, Larissa Michelle, 1973- |
Título: | Gênero e sexualidade em currículos de cursos de Educação Física de Universidades Estaduais do Paraná |
Banca: | Santos, Luciene Neves |
Banca: | Herold Junior, Carlos |
Palavras-chave: | Educação física - Currículo;Educação física - Currículo - Sexualidade;Educação física - Currículo - Gênero;Educação física - Instituições de Ensino Superior (Paraná) |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | SILVA, Gabriella Gonçalves Mendes da. Gênero e sexualidade em currículos de cursos de Educação Física de Universidades Estaduais do Paraná. 2024. 132 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A presente pesquisa analisa como gênero e sexualidade atravessam os currículos de cursos de licenciatura em Educação Física de universidades estaduais do Paraná. De maneira específica, o estudo propõs-se a identificar como os termos ‘gênero’ e ‘sexualidade’ estão dispostos nos Projetos Pedagógicos de Cursos presenciais de licenciatura em Educação Física das universidades estaduais do Paraná; estudar o currículo como base da prática pedagógica e como um artefato sociocultural que se encontra em meio a constantes disputas por significados, permeado por relações de poder; e compreender como os termos gênero e sexualidade atravessam o processo de formação de discentes de dois cursos de Educação Física eleitos para análise a partir do tensionamento entre uma proposta de currículo perpassada por gênero e sexualidade e outra proposta carente dessa temática. De natureza teórico-documental e empírica, o estudo tem como corpus analítico os Projetos Pedagógicos de Curso de sete Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Paraná e entrevistas coletadas com docentes e discentes de dois cursos de Educação Física selecionados para análise. Os dados coletados apontam que a temática gênero e sexualidade atravessa os Projetos Pedagógicos timidamente e que, quando presente, encontra-se com maior ênfase em disciplinas com foco secundário e em informações gerais. Por outro lado, os/as docentes entrevistados/as percebem como fundamental o desenvolvimento do debate acerca de gênero e sexualidade na formação em EF e informam trabalhar com a temática em suas disciplinas (direta ou indiretamente). Já as discentes demonstraram ter conhecimento acerca da temática, embora não aprofundado, afirmando que gênero e sexualidade poderiam ser melhor trabalhados em sua formação. Conclui-se, com essa pesquisa, que a temática gênero e sexualidade é pouco presente em Projetos Pedagógicos de Curso de universidades estaduais do Paraná e que essa lacuna acaba reverberando na formação discente e, consequentemente, pode implicar negativamente em sua futura atuação profissional. Sugere-se que a temática gênero e sexualidade ocupe os currículos com maior intensidade, de modo a refletir em aportes teóricos e metodológicos que contribuam para que discentes em formação possam desenvolvê-lo em uma ação docente engajada na luta por igualdade, respeito, direito, inclusões e dignidade de vida, tanto na EF quanto para além dela ABSTRACT: This research analyzes how gender and sexuality permeate the curriculum of undergraduate courses in Physical Education at state universities in Paraná. Specifically, the study set out to identify how the terms 'gender' and 'sexuality' are arranged in the Pedagogical Projects of face-to-face undergraduate courses in Physical Education at state universities in Paraná; study the curriculum as the basis of pedagogical practice and as a sociocultural artifact that finds itself in the midst of constant disputes over meanings, permeated by power relations; and understand how the terms gender and sexuality permeate the process of training students in two Physical Education courses chosen for analysis based on the tension between a curriculum proposal permeated by gender and sexuality and another proposal lacking this theme. Of a theoretical-documentary and empirical nature, the study has as its analytical corpus the Pedagogical Course Projects of seven public Higher Education Institutions in the State of Paraná and interviews collected with teachers and students from two Physical Education courses selected for analysis. The data collected indicates that the theme of gender and sexuality crosses Pedagogical Projects timidly and that, when present, it is found with greater emphasis on subjects with a secondary focus and on general information. On the other hand, the teachers interviewed perceive the development of the debate about gender and sexuality in PE training as fundamental and report working with the topic in their disciplines (directly or indirectly). The students demonstrated that they had knowledge about the topic, although not in depth, stating that gender and sexuality could be better addressed in their training. It is concluded, from this research, that the theme of gender and sexuality is rarely present in Pedagogical Course Projects at state universities in Paraná and that this gap ends up reverberating in student training and, consequently, may have a negative impact on their future professional performance. It is suggested that the theme of gender and sexuality occupies the curriculum with greater intensity, in order to reflect on theoretical and methodological contributions that contribute so that students in training can develop it in a teaching action engaged in the fight for equality, respect, rights, inclusions and dignity of life, both in PE and beyond |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Larissa Michelle Lara Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8090 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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