Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8095
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArantes, Luciane Cristinapt_BR
dc.contributor.authorLunardelli, Gustavo Bottegapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-29T16:17:40Z-
dc.date.available2024-11-29T16:17:40Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationLUNARDELLI, Gustavo Bottega. Contribuição da escola e da família no desenvolvimento de habilidades para a vida no processo de formação esportiva. 2023. 106 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8095-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Luciane Cristina Arantespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo objetivou investigar a contribuição da escola e/ou da família no desenvolvimento de habilidades para vida no contexto de formação esportiva. No primeiro artigo foi realizado uma revisão sistemática da literatura, as buscas foram conduzidas nas bases Pubmed, PsycINFO, Science Direct, Web of Science, Scopus, SportDiscus e Scielo e através da pesquisa de referências sobre a contribuição escolar e familiar no desenvolvimento de habilidades para a vida no esporte, no qual 51 estudos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os resultados demonstraram uma predominância de investigações na América do Norte (Canadá e Estados Unidos). Verificou-se ainda que os autores têm utilizado diferentes instrumentos, variáveis e modelos teóricos para verificar a contribuição da escola e/ou da família no desenvolvimento de habilidades para a vida. Porém, não foi identificado instrumentos psicométricos e suportes teóricos que avaliem e forneça um plano de intervenções para a escola e a família neste processo. O segundo artigo objetivou analisar o papel preditor dos níveis de contribuição escolar e familiar no desenvolvimento de habilidades para a vida no contexto de formação esportiva. Participaram do estudo 226 jovens (12,94±1,72 anos) participantes das oficinas esportivas da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Campo Novo do Parecis – MT. Como instrumentos foram utilizados a escala de Habilidades para Vida no Esporte - LSSS e o questionário Contribuição da Escola e da Família na Formação Esportiva do Adolescente – CEFFEA. Para a análise dos dados foram utilizados os testes Kolmogorov-Smirnov, de correlação e de regressão linear múltipla. Os resultados demonstraram que a família e a escola se correlacionaram de forma significativa e positiva com o desenvolvimento de habilidades para a vida. Além disso, a família obteve um papel preditor significativo e positivo (p<0,001) no desenvolvimento do trabalho em equipe (R2=13%), estabelecimento de metas (R2=12%), liderança (R2=8%), comunicação (R2=8%) e controle do tempo (R2=4%). A escola também demonstrou ser um ambiente preditor significativo e positivo (p<0,001) no desenvolvimento do controle do tempo (R2=9%) e das habilidades sociais (R2=6%). Conclui-se que os jovens participantes do estudo apresentaram o possível desenvolvimento de características pessoais no esporte, sendo a contribuição da escola e da família fontes preditoras no possível desenvolvimento de habilidades para a vida no contexto de formação esportivapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This study aimed to investigate the contribution of the school and/or the family in the development of life skills in the context of sports training. In the first article, a systematic review of the literature was carried out, the searches were conducted in the Pubmed, PsycINFO, Science Direct, Web of Science, Scopus, SportDiscus and Scielo databases and through the search of references on the school and family contribution in the development of skills for life in sport, with which 51 studies met the inclusion and exclusion criteria. The results showed a predominance of investigations in North America (Canada and United States). It was also verified that the authors have used different instruments, variables and theoretical models to verify the contribution of the school and/or the family in the development of skills for life. However, psychometric instruments and theoretical supports that evaluate and provide an intervention plan for the school and the family in this process were not identified. The second article aimed to analyze the predictive role of school and family contribution levels in the development of life skills in the context of sports training. The study included 226 young people (12,94±1,72 years) who participated in sports workshops at the Municipal Department of Sports and Leisure in Campo Novo do Parecis – MT. As instruments, the scale of Life Skills in Sport - LSSS and the questionnaire Contribution of the School and the Family in the Sports Education of the Adolescent - CEFFEA were used. Kolmogorov-Smirnov, correlation and multiple linear regression tests were used for data analysis. The results showed that family and school were significantly and positively correlated with the development of life skills. In addition, the family had a significant and positive predictive role (p<0,001) in the development of teamwork (R2=13%), goal setting (R2=12%), leadership (R2=8%), communication (R2=8%) and time control (R2=4%). The school also proved to be a significant and positive predictor environment (p<0,001) in the development of time control (R2=9%) and social skills (R2=6%). It is concluded that the young participants of the study presented the possible development of personal characteristics in sports, with the contribution of school and family as predictive sources in the possible development of skills for life in the context of sports trainingpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectHabilidades para a vidapt_BR
dc.subjectFormação esportivapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleContribuição da escola e da família no desenvolvimento de habilidades para a vida no processo de formação esportivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento Junior, José Roberto Andrade do-
dc.contributor.referee2Fiorese, Lenamar-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical106 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Gustavo Bottega Lunardelli_2023.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.