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Autor(es): Risso, Helli Faria Ferreira
Orientador: Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Título: Ensino do esporte orientação e escolarização da aventura nas sala de Educação Física do Ensino Fundamental II
Banca: Araújo, Allyson Carvalho de
Banca: Souza, Vânia de Fátima Matias de
Banca: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-
Palavras-chave: Esporte orientação;Ensino fundamental II;Educação física;Aventura;Escolarização
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: RISSO, Helli Faria Ferreira. Ensino do esporte orientação e escolarização da aventura nas sala de Educação Física do Ensino Fundamental II. 2023. 211 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O Esporte Orientação (EO) é uma modalidade escolarizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da unidade temática Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Educação Física Escolar (EFE). A BNCC-EFE recomenda que as PCAs sejam abordadas a partir do Ensino Fundamental II, sendo que o campo de jogo do EO pode ser a própria natureza ou a cidade. O currículo do estado do Paraná, por sua vez, além de considerar o EO no Ensino Fundamental II, introduz o ensino de jogos de aventura entre o 3º e o 5º ano (Ensino Fundamental I). A esse respeito, identificamos na literatura revisada lacuna no acervo de publicações acadêmico-científicas na área da EFE quanto à inserção deste esporte na escola, especialmente no Ensino Fundamental II. Em virtude dessa carência de orientações curriculares e metodológicas, o problema do estudo é: como o Esporte Orientação pode se materializar no âmbito da Educação Física escolar? Para elucidar tal questão, nosso objetivo geral é analisar o processo de estruturação e implementação de uma ação pedagógica, centrada no EO, em aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental ll paranaense. O trabalho empírico é do tipo exploratório, descritivo, participante-colaborativo e quali-quantitativo, portanto, a investigação apresenta um desenho metodológico variado. O relatório dessa incursão foi estruturado em 3 capítulos. No primeiro, registramos a fundamentação teórica do tipo estado da arte, abrangendo: a mídia-educação e suas contribuições ao ensino deste esporte; a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento; estudos dos documentos oficiais que tratam do tema; autores que têm publicado a respeito da escolarização do EO. No capítulo seguinte, retratamos as experiências de escolarização do EO na EFE, a saber: no Ensino Médio de Jovens e Adultos (EJA); para crianças do Ensino Fundamental I por meio das microaventuras e brinquedos no Projeto Escola de Aventuras. Neste trabalho projetamos e validamos objetos de aprendizagem para o ensino do EO e desenvolvemos um estudo piloto com 16 aulas para 3 turmas do 6º ano, totalizando 111 alunos. Por fim, no último capítulo, analisamos a curricularização do EO no estado do Paraná para o Ensino Fundamental II. Em nossa exegese crítica, a proposta estatal foi considerada insuficiente para o ensino deste esporte, o que, também, se aplicaria à nossa empiria. Como o EO envolve diferentes linguagens e áreas do conhecimento, escolarizá-lo exclusivamente na EFE se mostra limitado para alcançar o desenvolvimento de estudantes do 6º ao 9º ano. Em consequência, realizamos uma proposta de estruturação curricular, enfatizando a proposição de um Projeto Multidisciplinar Integrador. Enfim, a escolarização da aventura se concretiza no conteúdo EO, o qual enseja e oportuniza o protagonismo dos alunos e a participação das outras áreas do conhecimentoO Esporte Orientação (EO) é uma modalidade escolarizada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro da unidade temática Práticas Corporais de Aventura (PCAs) na Educação Física Escolar (EFE). A BNCC-EFE recomenda que as PCAs sejam abordadas a partir do Ensino Fundamental II, sendo que o campo de jogo do EO pode ser a própria natureza ou a cidade. O currículo do estado do Paraná, por sua vez, além de considerar o EO no Ensino Fundamental II, introduz o ensino de jogos de aventura entre o 3º e o 5º ano (Ensino Fundamental I). A esse respeito, identificamos na literatura revisada lacuna no acervo de publicações acadêmico-científicas na área da EFE quanto à inserção deste esporte na escola, especialmente no Ensino Fundamental II. Em virtude dessa carência de orientações curriculares e metodológicas, o problema do estudo é: como o Esporte Orientação pode se materializar no âmbito da Educação Física escolar? Para elucidar tal questão, nosso objetivo geral é analisar o processo de estruturação e implementação de uma ação pedagógica, centrada no EO, em aulas de Educação Física, no Ensino Fundamental ll paranaense. O trabalho empírico é do tipo exploratório, descritivo, participante-colaborativo e quali-quantitativo, portanto, a investigação apresenta um desenho metodológico variado. O relatório dessa incursão foi estruturado em 3 capítulos. No primeiro, registramos a fundamentação teórica do tipo estado da arte, abrangendo: a mídia-educação e suas contribuições ao ensino deste esporte; a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento; estudos dos documentos oficiais que tratam do tema; autores que têm publicado a respeito da escolarização do EO. No capítulo seguinte, retratamos as experiências de escolarização do EO na EFE, a saber: no Ensino Médio de Jovens e Adultos (EJA); para crianças do Ensino Fundamental I por meio das microaventuras e brinquedos no Projeto Escola de Aventuras. Neste trabalho projetamos e validamos objetos de aprendizagem para o ensino do EO e desenvolvemos um estudo piloto com 16 aulas para 3 turmas do 6º ano, totalizando 111 alunos. Por fim, no último capítulo, analisamos a curricularização do EO no estado do Paraná para o Ensino Fundamental II. Em nossa exegese crítica, a proposta estatal foi considerada insuficiente para o ensino deste esporte, o que, também, se aplicaria à nossa empiria. Como o EO envolve diferentes linguagens e áreas do conhecimento, escolarizá-lo exclusivamente na EFE se mostra limitado para alcançar o desenvolvimento de estudantes do 6º ao 9º ano. Em consequência, realizamos uma proposta de estruturação curricular, enfatizando a proposição de um Projeto Multidisciplinar Integrador. Enfim, a escolarização da aventura se concretiza no conteúdo EO, o qual enseja e oportuniza o protagonismo dos alunos e a participação das outras áreas do conhecimento
ABSTRACT: The Orientation Sport (EO) is a school modality included in the Common National Curricular Base (BNCC) within the structuring content Body Practices of Adventure (PCAs) in School Physical Education (EFE). The BNCC-EFE recommends that the PCAs be approached starting from the Elementary School II, and the playing field of the EO can be the nature itself or the city. The Paraná state curriculum, in turn, in addition to considering EO in Elementary School II, introduces the teaching of adventure games between the 3rd and 5th year (Elementary School I). In this regard, we identified in the literature reviewed a gap in the collection of academic-scientific publications in the EFE area regarding the insertion of this sport at school, especially in Elementary School II. Due to this lack of curricular and methodological guidelines, the problem of the study is: how can Orientation Sport materialize in the scope of School Physical Education? To elucidate this issue, our general objective is to analyze the process of structuring and implementation of a pedagogical action, centered on the Orientation Sport, in Physical Education classes in Paraná’s Elementary School II. The empirical work is exploratory, descriptive, participant-collaborative and quali-quantitative. Thus, the research presents a varied methodological design. The report of this incursion has been structured in three chapters. In the first chapter, we register the theoretical basis of the State-of-the-Art type, including: the media-education and its contributions to the teaching of this sport; the interdisciplinarity with other areas of knowledge; studies of the official documents that deal with the theme; authors who have published about the schooling of the EO. In the subsequent chapter, we depict the following schooling experiences of EO in EFE: in Youth and Adult High School (EJA); for children in Elementary School I through micro-adventures and toys in the Adventure School Project. In this work, we projected and validated learning objects for teaching EO and developed a pilot study with 16 lessons for three 6th grade classes, totaling 111 students. Finally, in the last chapter, we analyze the curricularization of EO in the state of Paraná for Elementary II. In our critical exegesis, the state proposal was considered insufficient for teaching this sport, which would also apply to our empirical. As the EO involves different languages and areas of knowledge, schooling it exclusively in EFE is limited to reach the development of students from 6th to 9th grade. As a consequence, we made a curricular structuring proposal, emphasizing the proposition of an Integrating Multidisciplinary Project. Finally, the schooling of adventure is materialized in the EO content, which encourages and provides opportunities for student protagonism and the participation of other areas of knowledge
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8097
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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