Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8107
Autor(es): Santos, Simone Carvalho do Prado dos
Orientador: Menegassi, Renilson José
Título: Práticas de análise linguística de perspectiva dialógica com o verbo no 6º ano do ensino fundamental
Banca: Ferreira, Aparecida de Jesus
Banca: Ohuschi, Márcia Cristina Greco
Banca: Ritter, Lilian Cristina Buzato
Banca: Santos, Annie Rose dos
Palavras-chave: Prática de análise linguística;Ensino fundamental - Anos finais;Ensino - Aprendizagem - Verbo;Dialogismo
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Simone Carvalho do Prado dos. Práticas de análise linguística de perspectiva dialógica com o verbo no 6º ano do ensino fundamental. 2023. 270 f. Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: Esta Tese tem como tema a Prática de Análise Linguística (PAL) de perspectiva dialógica no contexto da escola pública, Ensino Fundamental - Anos Finais. A pergunta norteadora constituiu-se: como os alunos do 6º ano compreendem valorações no enunciado concreto a partir das relações dialógicas abordadas com foco no verbo? O objetivo geral é compreender o processo de ensino e aprendizagem da categoria verbo para o 6º ano do Ensino Fundamental ? Anos Finais a partir da perspectiva dialógica da análise linguística. Assentada no paradigma qualitativo, desenvolveu-se pesquisa-ação cooperativa em escola da rede pública do estado do Paraná, região geográfica dos Campos Gerais, no ano de 2021. A Sequência de Análise Linguística - SAL foi desenvolvida a partir do Livro Didático (LD) escolhido para do estado nos anos de 2020-2023 por meio de ampliação e expansão das atividades contidas no LD. Constituem-se como objeto de investigação as refrações da SAL nas produções de texto finais dos alunos. A pesquisa ancora-se nos pressupostos do dialogismo do Círculo de Bakhtin. No percurso analítico, estão em foco as refrações da PAL nas escolhas realizadas pelos alunos para as posições à direita e à esquerda dos verbos "retirar" e "recolher", em relação ao todo do enunciado e suas consequências semântico-discursivas; também em foco nas análises os aspectos teórico-metodológicos já contemplados, aqueles em expansão e as fronteiras da pesquisa. Refletiu-se sobre as potencialidades dos alunos de 6º ano diante da perspectiva dialógica, sobre o potencial orgânico do verbo na implantação da PAL e acerca da impossibilidade de manter-se a sequência tradicional de apresentação das classes gramaticais, como ainda vigente, e implantação de modo eficiente da PAL. Os resultados demonstram como a manutenção das axiologias levantadas entre as atividades da PAL, linguística, epilinguística e metalinguística é fundamental ao processo de assimilação dos alunos e possível por meio da centralidade do verbo, especialmente nas atividades epilinguísticas e metalinguísticas, de modo integrado. O percurso da Sequência de Análise Linguística possibilitou aos alunos: a. construir sentidos para os verbos retirar e recolher a partir do enunciado concreto notícia; b. escolher as formas mais apropriadas de uso dos verbos na produção do enunciado concreto notícia; c. compreender, a partir dos usos dos verbos, a função do primeiro parágrafo da notícia. Assim, defende-se a tese de que o verbo tem o potencial de manutenção das axiologias entre as atividades da PAL, especialmente entre a epilinguística e a metalinguística.
The theme of this thesis is the Practice of Language Analysis (PAL-Brazilian acronym for Prática de Análise Linguística) in a dialogical perspective in the public elementary school context -final years. The research question is "How students in the 6thyear of elementary school understand valuation in the concrete utterance from the dialogical relations approached focusing on the verb? The main objective was to understand the teaching and learning of the category verb in the 6thyear of elementary school -final years, adopting a dialogical perspective to consider language analysis. This is a qualitative cooperative research-action study developed in a public school in the state of Paraná in the region of Campos Gerais in 2021. The Language Analysis Sequence -(SAL -Brazilian acronym for Sequência de Análise Linguística) was developed based on the Textbook (LD, Brazilian acronym for Livro Didático) chosen by the state education secretariat for the 2020-2023 period, by expanding the activities found in the LD. The object of investigation are the SAL refractions in the final version of texts produced by the students. The research is supported by the principles of dialogism. The analysis focused on PAL refractions and the choices made by the students for positions on the left and on the right of the verbsretirar(remove) and recolher (collect) in relation to the complete utterance and their semantic-discursive consequences. Another focus were the theoretical-methodological requirements met, in development, and the research borders. We reflected upon the potential of 6thyear students when exposed to the dialogical perspective regarding the organic potential of the verb when carrying out PAL and the impossibility of maintaining the traditional sequence of presentation of grammatical categories as it still occurs and implementing PAL efficiently. The results showed how keeping the axiological aspects observed between the PAL activities, linguistic, epilinguistic and metalinguistic activities favors the students' assimilation process, and is possible by considering the centrality of the verb, mainly in integrated epilinguistic and metalinguistic activities. The development of the SAL enabled students to: a) build up meanings for the verbs 'remove and collect' from the concrete utterance of the news; b) choose the most suitable ways of using the verbs in the production of the concrete utterance of the news; c) understand, from the verb use, the function of the first paragraph of the news. Thus, we defend the thesis that the verb has the potential of keeping axiology between the PAL activities, mainly the epilinguistic and metalinguistic ones.
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Renilson José Menegassi.
Tese (doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8107
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Simone Carvalho do Prado dos Santos_2023.pdf10,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.