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Autor(es): Corrêa, Liciane Vanessa de Oliveira Mello
Orientador: Pimentel, Giuliano Gomes de Assis
Título: O ollie no skate street : uma análise integrada do movimento humano a partir da teoria simbólica
Banca: Garcia, Rui Manuel Proença de Campos
Banca: Souza, Juliano de
Palavras-chave: Educação física;Esporte;Integração;Prática pedagógica
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: CORRÊA, Liciane Vanessa de Oliveira Mello. O ollie no skate street : uma análise integrada do movimento humano a partir da teoria simbólica. 2021. xii, 140 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O skate se configura em prática cosmopolita, com polissemia de sentidos e significados. Diante disso, há necessidade de observá-lo em congruência à realidade, a partir da totalidade do homem, expressa multidimensionalmente, para atender à intencionalidade pedagógica no ensino da modalidade. Assim, estabelecemos como objetivos: [1] compreender a integração como possível superação do paradigma dualista ontológico estabelecido no campo da Educação Física; [2] observar as Práticas Corporais de Aventura (PCA) inseridas no projeto Escola de Aventuras em suas relações com uma Teoria Reflexiva do campo; e [3] identificar os elementos presentes no ensino do Ollie, por meio da prática social midiática dos praticantes de skate street. Para tanto, realizamos uma revisão integrativa, na qual as obras de Norbert Elias, especialmente a Teoria Simbólica (1994a), constituíram-se como principal fonte de estudo e assentaram a estruturação de uma análise teórica pentadimensional voltada ao movimento humano. Associadas às obras de Elias, estão as reflexões de Ulrick Beck e Anthony Giddens, acerca das estruturas e atores sociais no contexto de uma sociedade de risco. As reflexões e tensionamentos foram discutidos avistando uma reflexividade para o campo da Educação Física. Como resultados, temos o entendimento integrado do movimento humano, considerando o seu imbricamento biossocial e a observação em diferentes níveis de síntese espaço- tempo-simbólica, como fundamento ontológico para superar a dicotomia Biodinâmica x Sociocultural, presente no campo. Ademais, verificamos na potência das PCA, diante do novo contrato motor estabelecido na modernidade tardia, um caminho possível e viável para alcançar uma prática oportuna à mediação da escrita biográfica da movência, enquanto pressupostos de uma Educação Física Reflexiva. E então, por meio das mídias digitais, observamos categorias informadas no meio nativo, para os processos de ensino-aprendizagem do Ollie configurados no espaço-tempo-simbólico, onde se destaca o ensino da técnica do movimento, e a apropriação dos códigos de comunicação, como ponto de encontro de suas expressões. Consideramos, com base nas reflexões levantadas, que a proposição pentadimensional eliasiana relativa aos processos do conhecimento, permitiu co-criar um modelo de análise que favorece a unidade "biodinâmicossociocultural" no campo da Educação Física. A visualização do movimento na pentadimensionalidade de sua expressão, traz pressupostos para a atuação do professor-biógrafo, no que tange, ao lugar da técnica para sua aprendizagem e vivência, como forma de emancipação, expressão e transcendência ‘pelo’ se-movimentar.
ABSTRACT: Skateboarding is configured in a cosmopolitan practice, whit a polysemy of senses and meanings. Thus, there is need to observe it in line with its reality, based on an understanding of the whole man, expressed multidimensionally, based on a pedagogical intentionality in teaching the sport. Therefore, we established as objectives: [1] to understand the integration as a possible overcoming of the ontological dualist paradigm established in the field of Physical Education; [2] to observe the Body Adventure Practices (BAP) inserted in the School of Adventures project in its relations with a Reflective Theory of the field; and [3] to identify the elements present in Ollie's teaching, through the social media practice of street skateboarders. Therefore, we carried out an integrative review, in which the works of Norbert Elias, especially his Symbolic Theory (1994a), were the main source of study and to base of the structuring of a theoretical pentadimensional analysis aimed at the human movement. Associated with Elias's works are the reflections of Ulrick Beck and Anthony Giddens, about social structures and actors in the context of a risk society, the reflections and tensions were argued with a view to reflecting on the field of Physical Education. As a result, we chose the understanding of man, considering his biosocial overlap and observation at different levels of space-time-symbolic synthesis, as an ontological foundation to overcome the Biodynamic x Sociocultural dichotomy, present in the field. In addition, we verified in the power of the PCA, in view of the new motor contract established in late modernity, a possible and viable way to achieve a opportune practice to mediate the biographical writing of the movement, as presuppositions of a Reflective Physical Education. And then, through digital media, we observe categories informed in the native environment, for Ollie's teaching-learning processes configured in the space- time-symbolic, where the teaching of movement technique and the appropriation of communication codes stands out, as a meeting point for their expressions. We consider, based on the reflections raised, that the eliasian pentadimensional proposition related to the processes of knowledge, allowed co-creating an analysis model that favors the "biodynamic-sociocultural" unit in the field of Physical Education. The visualization of the movement in the pentadimensionality of his expression brings presuppositions professor-biographer's performance, with regard to the place of the technique for its learning and experience, as a form of emancipation, expression and transcendence 'by' moving around
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8109
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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