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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8111
Autor(es): | Contessoto, Luana Caroline |
Orientador: | Arantes, Luciane Cristina |
Título: | Motivação para ensinar em profissionais de Educação Física do contexto não formal de Maringá-Paraná |
Banca: | Farias, Gelcemar Oliveira |
Banca: | Farias, Gelcemar Oliveira |
Banca: | Fiorese, Lenamar |
Palavras-chave: | Profissional de Educação física - Automotivação;Educação física - Atuação profissional informal - Maringá (PR);Teoria da autodeterminação |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | CONTESSOTO, Luana Caroline. Motivação para ensinar em profissionais de Educação Física do contexto não formal de Maringá-Paraná. 2022. 125 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Esta dissertação tem como objetivo analisar a motivação para ensinar dos profissionais de Educação Física que atuam nos centros esportivos da cidade de Maringá, no Paraná (PR). Para isso, a pesquisa divide-se em três partes: Estudo 1 se refere à revisão sistemática acerca da motivação em profissionais de Educação Física e treinadores atuantes no contexto não formal; Estudo 2, trata-se do estudo da motivação dos profissionais de Educação Física que trabalham nos Centros esportivos no município de Maringá-PR; Estudo 3 buscou compreender a motivação de profissionais de Educação Física que atuam nos Centros esportivos de Maringá-PR. No estudo 1, as buscas para a revisão sistemática foram realizadas em oito bases de dados eletrônicas (Lilacs, PsycINFO, PubMed, SportDiscus, Scopus, Scielo, Science Direct e Web of Science), sem limite de data e a partir dos termos: "Motivation", "Physical Education", "Teacher", "Educator", "Coach", "Self-Determination Theory", em português, inglês e espanhol. Ainda, utilizou-se dos operadores booleanos AND e OR. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados nove artigos para análise final. Percebe-se que o interesse pelo tema tem apresentado crescimento com o passar dos anos, e que a satisfação das necessidades psicológicas básicas dentro do espaço que atuam são os principais meios de oferecer um ambiente positivo para aqueles atuantes no contexto não formal, com maiores níveis de satisfação no trabalho, bem-estar psicológico e motivação autodeterminada. No estudo 2, foram utilizados como instrumentos uma ficha de identificação e o Questionário de Avaliação da Qualidade Motivacional do Professor para Determinadas Tarefas de Fernet et al. (2008). A amostra foi composta por 55 profissionais de Educação Física, de ambos os sexos, com idade média de 45,8 ±8,3 anos, que atuam nos Centros esportivos da cidade de Maringá-PR. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, testes de U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e Friedman, assim como o coeficiente de correlação de Spearman (p<0,05). Constatou-se que a motivação dos investigados em relação ao ensinar apresenta-se de forma autodeterminada, com níveis elevados de motivação intrínseca (Md=4,33) e regulação identificada (Md=4,33), e que a formação acadêmica parece influenciar o nível de desmotivação (p=0,045) e a regulação introjetada (p=0,032) dos mesmos. Ainda, existe uma correlação positiva e fraca entre formação acadêmica e desmotivação (r=0,279), formação acadêmica e regulação introjetada (r=0,275), assim como uma correlação negativa e moderada entre regulação introjetada e o tempo de atuação (em anos) nos Centros esportivos (r=0,455). Constatou-se que, os profissionais de Educação Física atuantes nos centros esportivos de Maringá (PR), independente do sexo e idade, encontram-se no decorrer da carreira, predominantemente, motivados de forma autônoma para ensinar. Porém, aqueles que possuem especialização na área tendem para níveis mais elevados de desmotivação e regulação introjetada, alertando para possíveis frustrações em relação à tarefa de ensinar dentro desses espaços. Por outro lado, conforme o tempo de atuação nos centros esportivos vai aumentando, esses profissionais vão reduzindo sua regulação introjetada (motivação extrínseca) em relação a tarefa de ensinar. No estudo 3, foi utilizada a entrevista narrativa (não estruturada) e selecionados seis professores do estudo 2, para participar. Na análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2016) e como base teórica, a Teoria da Autodeterminação de Deci e Ryan (1985). Notou-se que os profissionais de Educação Física atuantes nos Centros esportivos encontram-se, predominantemente ao longo da carreira, motivados intrinsecamente pelo seu trabalho, no entanto, é preciso que seus aspectos motivacionais sejam analisados frequentemente possibilitando a elaboração de um ambiente de trabalho favorável para a manutenção dessa motivação autodeterminada ABSTRACT: This dissertation aims to analyze the motivation to teach of Physical Education professionals, who work in sports centers in the city of Maringá, Paraná (PR). For this, the research is divided into three parts: Study 1 refers to a systematic review about motivation in Physical Education professionals and coaches who work in a non-formal context; Study 2 is about the investigation of the motivation of Physical Education professionals who work in sports centers in the city of Maringá-PR; Study 3 aimed to understand the motivation of Physical Education professionals who work in sports centers in Maringá-PR. In study 1, searches for the systematic review were performed in eight electronic databases (Lilacs, PsycINFO, PubMed, SportDiscus, Scopus, Scielo, Science Direct and Web of Science), with no date limit and based on the terms: "Motivation", "Physical Education", "Teacher", "Educator", "Coach", "Self-Determination Theory", in Portuguese, English and Spanish. Also, the Boolean operators AND and OR were used. Based on the inclusion and exclusion criteria, nine articles were selected for final analysis. It can be seen that interest in the subject has grown over the years and that the satisfaction of basic psychological needs, within the space in which they work, are the main means of providing a positive environment for those who work in the non-formal context, with greater levels of job satisfaction, psychological well-being and self-determined motivation. In study 2, an identification form and the Teacher's Motivational Quality Assessment Questionnaire for Certain Tasks, by Fernet et al. (2008), were used as instruments. The sample consisted of 55 Physical Education professionals, of both sexes, with a mean age of 45.8 ±8.3 years, who work in the sports centers in the city of Maringá-PR. For data analysis, descriptive and inferential statistics, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis and Friedman U tests were used, as well as the Spearman correlation coefficient (p<0.05). It was found that the motivation of those investigated in relation to teaching is self-determined, with high levels of intrinsic motivation (Md=4.33) and identified regulation (Md=4.33), and that academic education seems to influence the level of demotivation (p=0.045) and their introjected regulation (p=0.032). There is still a positive and weak correlation between academic education and demotivation (r=0.279), academic education and introjected regulation (r=0.275), as well as a negative and moderate correlation between introjected regulation and the working time (in years) in the Centers sports (r=0.455). It was found that Physical Education professionals working in sports centers in Maringá (PR), regardless of sex and age, are predominantly autonomously motivated to teach throughout their careers. However, those who have specialization in the area tend to have higher levels of demotivation and introjected regulation, alerting to possible frustrations regarding the task of teaching within these spaces. On the other hand, as the time working in sports centers increases, these professionals reduce their introjected regulation (extrinsic motivation) in relation to the task of teaching. In study 3, the narrative interview (unstructured) was used and six teachers from study 2 were selected to participate. In the data analysis, the content analysis of Bardin (2016) was used and, as a theoretical basis, the Self-Determination Theory of Deci and Ryan (1985). It was noted that Physical Education professionals working in Sports Centers are, predominantly throughout their careers, intrinsically motivated by their work, however, it is necessary that their motivational aspects be analyzed frequently, enabling the elaboration of a work environment favorable for the maintenance of this self-determined motivation |
Descrição: | Orientador: Prof.ª Dr.ª Luciane Cristina Arantes Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8111 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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