Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorArantes, Luciane Cristinapt_BR
dc.contributor.authorHolanda, Marcia Aparecida Avelino Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-29T16:25:36Z-
dc.date.available2024-11-29T16:25:36Z-
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.citationHOLANDA, Marcia Aparecida Avelino Barbosa de. A motivação nas aulas de educação física: a percepção de professores e estudantes na pandemia. 2022. 99 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8119-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Luciane Cristina Arantespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A pesquisa realizada teve como objetivo investigar a percepção da motivação de professores e estudantes do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física na rede pública de ensino, na região noroeste do Paraná no período da Pandemia de Covid 19. Para isso, a pesquisa divide-se em três estudos: Estudo 1 se refere à revisão integrativa acerca da motivação de estudantes e professores de Educação Física Escolar; Estudo 2, buscou compreender a motivação de professores da educação básica de duas escolas públicas no noroeste do Paraná; Estudo 3, trata-se de um estudo original da motivação de estudantes e professores de Educação Física do Ensino Fundamental, do município de Maringá-PR no período da Pandemia de Covid 19. No estudo 1, as buscas para a revisão integrativa foram realizadas na base de dados Lilacs, no período de 2010 a 2021, a partir dos termos: "Motivação" and "Educação Física" em português, inglês e espanhol. A partir dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 14 (catorze) artigos para análise final. Verificou-se que estudantes e professores encontram-se motivados, a motivação é um fator fundamental no processo de ensino, relacionando-se diretamente com a aprendizagem. No estudo 2, buscou se verificar a motivação de professores da educação básica em duas escolas públicas do Noroeste do Paraná. Para mensurar a motivação docente, foi usado o questionário Escala de Motivação Docente (EMD) validado para a língua portuguesa por Davoglio e Santos (2017). A amostra foi composta por 32 professores na faixa etária entre 25 e 59 anos, das cidades de Maringá e Paiçandu no Paraná. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e inferencial, os testes Shapiro Wilk, teste t de Student e Anova one-way. Constatou-se que os professores estão na fase de afirmação, diversificação e renovação da carreira, em consequência a motivação caminha para a autodeterminação. O estudo 3, investigou a motivação de professores de Educação Física e estudantes do ensino fundamental na rede municipal de ensino de Maringá. Foram utilizados dois instrumentos, para verificar a motivação dos estudantes foi usado o Questionário Escala de Necessidades Psicológicas Básicas Para o Exercício (BPNES) validado para a língua portuguesa por Costa (2017); para verificar a motivação dos professores, foi utilizado o questionário Escala de Motivação Docente (EMD) validado para a língua portuguesa por Davoglio e Santos (2017), além do questionário sócio demográfico. A amostra foi composta por 162 estudantes com faixa etária entre 06 e 11 anos; e por de 30 professores com faixa etária entre 25 e 59 anos. Para análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e inferencial, os testes Shapiro Wilk, e Friedman (p<0,05). Comparou-se a motivação dos estudantes em função do sexo e da série, e houve diferenças significativas na última. Concluiu os estudantes encontram motivados a partir do desenvolvimento das necessidades psicológicas básicas em especial o relacionamento. Comparou-se a motivação dos professores em função do tempo de serviço. Concluiu-se que os professores apresentaram indicadores de motivação para permanência na carreira docentept_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The research conducted aimed to investigate the perception of the motivation of teachers and students of elementary education in Physical Education classes in the public education network, in the northwestern region of Paraná in the period of the Covid 19 Pandemic. For this, the research is divided into three studies: Study 1 refers to the integrative review about the motivation of students and teachers of School Physical Education; Study 2, sought to understand the motivation of teachers of basic education in two public schools in northwestern Paraná; Study 3, is an original study of the motivation of students and teachers of Physical Education in elementary education, the city of Maringá-PR in the period of the Covid 19 Pandemic. In study 1, the searches for the integrative review were conducted in the Lilacs database, in the period from 2010 to 2021, from the terms: "Motivation" and "Physical Education" in Portuguese, English and Spanish. From the inclusion and exclusion criteria, fourteen (14) articles were selected for final analysis. It was verified that students and teachers are motivated, motivation is a fundamental factor in the teaching process, relating directly with learning. In study 2, it was sought to verify the motivation of basic education teachers in two public schools in the Northwest of Paraná. To measure teacher motivation, the questionnaire Teacher Motivation Scale (TMS) validated for the Portuguese language by Davoglio and Santos (2017) was used. The sample was composed of 32 teachers in the age range between 25 and 59 years, from the cities of Maringá and Paiçandu in Paraná. For data analysis, descriptive and inferential statistics were used, the Shapiro Wilk tests, Student's t-test and one-way Anova. It was found that teachers are in the phase of affirmation, diversification and renewal of the career; in consequence, the motivation moves towards self-determination. Study 3, investigated the motivation of Physical Education teachers and primary schools students in the municipal education network of Maringá. Two instruments were used, to verify the motivation of students it was used the Questionnaire Scale of Basic Psychological Needs for Exercise (BPNES) validated for the Portuguese language by Costa (2017); to verify the motivation of teachers, it was used the questionnaire Teacher Motivation Scale (TMS) validated for the Portuguese language by Davoglio and Santos (2017), in addition to the socio demographic questionnaire. The sample was composed of 162 students aged between 06 and 11 years; and 30 teachers aged between 25 and 59 years. For data analysis descriptive and inferential statistics, the Shapiro Wilk and Friedman tests were used (p<0.05). Comparou-se se a motivação dos estudantes em função do sexo e da série, e houve diferenças significativas na série. It concluded the students find motivated from the development of the basic psychological needs in special the relationship. The motivation of the teachers was compared according to the time of service. It was concluded that the teachers presented indicators of motivation for permanence in the teaching careerpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleA motivação nas aulas de educação física : a percepção de professores e estudantes na pandemiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Vânia de Fátima Matias de-
dc.contributor.referee2Fiorese, Lenamar-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical99 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcia Aparecida Avelino Barbosa de Holanda_2022.pdf2,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.