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Autor(es): Reis, Rafael Augusto Marques dos
Orientador: Souza, Juliano de
Título: Do movimento disciplinar à cinesiologia nos Estados Unidos : contribuições, ressonâncias e limites frente à Educação Física no Brasil
Banca: Tani, Go
Banca: Garcia, Rui Manuel Proença de Campos
Banca: Herold Junior, Carlos
Palavras-chave: Educação física;Cinesiologia;Movimento disciplinar;Epistemologia
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Londrina
Citação: REIS, Rafael Augusto Marques dos. Do movimento disciplinar à cinesiologia nos Estados Unidos: contribuições, ressonâncias e limites frente à Educação Física no Brasil. 2021. 149 f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: O presente estudo teve por objetivo analisar as contribuições, limites e ressonâncias do Movimento Disciplinar (MD) e da Cinesiologia norte-americana refletindo sua possível repercussão no Brasil. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo composta por quatro artigos originais (uma revisão sistemática e três revisões exploratórias) concatenados à temática do processo de constituição epistemológica da EF no Brasil e nos EUA. O primeiro, segundo e terceiro artigos constituem-se em revisões exploratórias. O primeiro trata do desenvolvimento histórico do MD e sintetiza aspectos do processo de disciplinarização da Educação Física nos Estados Unidos, oferecendo elementos para pensar as relações entre ciência e educação em parâmetros reflexivos. Foram demarcados os possíveis efeitos colaterais da dinâmica organizacional proposta e reconheceu-se o movimento humano como conector de diversas frentes de investigação da área, sendo que esta noção-processo não só induziu como também tornou crível o processo de organização da EF como uma ciência autônoma. Já no segundo artigo foram reunidos alguns apontamentos sobre a atividade epistemológica de Go Tani empreendida no campo da Educação Física brasileira de modo a restituir algumas contribuições de suas reflexões a partir da Cinesiologia para a configuração da estrutura de graduação e pós-graduação em Educação Física no país. Os achados evidenciam a constituição de uma tentativa de invisibilidade dessas propostas na área, por parte de algumas escolas de pensamento, se bem que os acontecimentos que conformam a realidade da configuração da profissão e da estrutura acadêmica sugerem ao contrário disso. O terceiro artigo reflete a recepção e reverberação no Brasil dos desdobramentos teóricos conceituais provenientes da reflexão epistemológica dos EUA, desde o MD até a consolidação da Cinesiologia. A busca na literatura brasileira por autores que discutissem o programa de pesquisa cinesiológico revelou em si um largo processo de embargo, salvo exceções, por parte da intelectualidade da EF brasileira frente aos possíveis limites e possibilidades da Cinesiologia. Em caráter de desfecho, o quarto artigo consistiu em um mapeamento sistemático do periódico internacional Quest. Na procura de trazer à tona os aspectos atuais da Cinesiologia, foi revisada a produção teórica das últimas duas décadas na revista e, através da proposição de perguntas-pesquisa, foram demarcadas algumas características da agência epistemológica no país em questão. Tal busca permitiu a visualização não somente de disputas epistemológicas permanentes, mas também de consensos e inovações paradigmáticas pelas quais o periódico científico apresentou um caráter medular. Como conclusão geral do estudo, aponta-se que as relações entre a Cinesiologia nos Estados Unidos e no Brasil são dinâmicas e marcadas por avanços e críticas
ABSTRACT: This study aimed to analyze the contributions, limits and resonances of the Disciplinary Movement (DM) and North American Kinesiology, reflecting its possible repercussions in Brazil. This is a qualitative investigation consisting of four original articles (one systematic review and three exploratory reviews) linked to the theme of the process of epistemological constitution of PE in Brazil and the USA. The first, second and third articles are exploratory reviews. The first deals with the historical development of the MD and synthesizes aspects of the process of disciplining Physical Education in the United States, offering elements to think about the relationship between science and education in reflective parameters. Possible side effects of the proposed organizational dynamics were demarcated and the human movement was recognized as a connector of several research fronts in the area, and this notion-process not only induced but also made credible the process of organizing PE as an autonomous science. In the second article, some notes were gathered on Go Tani's epistemological activity undertaken in the field of Brazilian Physical Education in order to restore some contributions of his reflections from Kinesiology to the configuration of the structure of undergraduate and graduate studies in Physical Education in the country. The findings show the constitution of an attempt to invisibility of these proposals in the area, by some schools of thought, although the events that shape the reality of the configuration of the profession and academic structure suggest the opposite. The third article reflects the reception and reverberation in Brazil of the conceptual theoretical developments arising from the epistemological reflection in the USA, from MD to the consolidation of Kinesiology. The search in the Brazilian literature for authors who discuss the kinesiological research program revealed in itself a broad process of embargo, with exceptions, by the intellectuals of Brazilian PE in face of the possible limits and possibilities of Kinesiology. As an outcome, the fourth article consisted of a systematic mapping of the international journal Quest. In an attempt to bring up the current aspects of Kinesiology, the theoretical production of the last two decades in the journal was reviewed and, through the proposition of research questions, some characteristics of the epistemological agency in the country in question were demarcated. This search allowed the visualization not only of permanent epistemological disputes, but also of consensus and paradigmatic innovations through which the scientific journal presented a core character. As a general conclusion of the study, it is pointed out that the relations between Kinesiology in the United States and Brazil are dynamic and marked by advances and criticism
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Juliano de Souza
Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8124
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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