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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959-pt_BR
dc.contributor.authorCaraçato, Yedda Maria da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-02T13:51:49Z-
dc.date.available2024-12-02T13:51:49Z-
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.citationCARAÇATO, Yedda Maria da Silva. Educação física no ensino médio: um olhar para os conhecimentos abordados e seus reflexos para além dos muros da escola. 2021. 83, [6] f. Dissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8131-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2021pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A Educação Física (EF) é um componente curricular obrigatório por Lei na educação básica, incluindo o ensino médio (EM), mas, ainda na atualidade, não é legitima dentro do ambiente escolar. Pensando-se nas aulas de EF, há uma evasão grande, considerando o EM, no qual as aulas, na maioria das vezes, não têm sentindo e significado para os estudantes, como também são meras reproduções dos conteúdos já vistos durante todos os anos escolares anteriores, não se aproximando da fase que os estudantes adolescentes do EM estão vivendo. Desse modo, a presente dissertação tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes do ensino médio sobre a importância dos conteúdos da disciplina Educação Física no processo formativo e sua aplicabilidade para além dos muros da escola. A investigação envolveu estudantes do ensino médio, cuja participação se deu por meio de um questionário especificamente construído e validado para a presente pesquisa. Para análise dos dados, utilizou-se da estatística inferencial, além de análise dos documentos e literatura sobre a Educação Física no ensino médio. Os resultados indicam que os estudantes do ensino médio têm expectativas e percepções do componente curricular Educação Física, e entendem que este deve ter sentido e significado para além dos muros da escola. Ainda, apontam os esportes como o conteúdo mais visto durante a trajetória escolar. Evidenciou-se que os conteúdos e a forma de se trabalhar a Educação Física deves ser revistos, além de ter a participação do estudante na construção do currículo, do planejamento para as aulas, oferecendo, assim, autonomia a eles e, consequentemente, ocorrendo uma menor evasão as aulas desse componente curricularpt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: Physical Education is a compulsory curriculum component by law in basic education, including high school, but even today it is not legitimate within the school environment. Thinking about PE classes, there is a large dropout considering High School, in which classes most of the time have no sense and meaning for students, as well as mere reproductions of the contents already seen during all previous school years, thus not approaching the stage that students, teenagers from EM are living. Thus, this dissertation aims to analyze the perception of high school students about the importance of the contents of the Physical Education discipline in the training process and its applicability beyond the walls of the school. The investigation involved high school students, whose participation took place through a questionnaire specifically constructed and validated for this research. For data analysis, inferential statistics were used, in addition to the analysis of documents and literature on Physical Education in High School. The results indicate that high school students have expectations and perceptions of the Physical Education curriculum component, and that they understand that it must have meaning and meaning beyond the walls of the school. sports. It was evident that the contents, the way of working Physical Education must be revised, and that the student should participate in the construction of the curriculum, the planning for the classes, thus giving them autonomy and, consequently, there is less evasion in the classes of this curricular componentpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subject.ddc796pt_BR
dc.titleEducação física no ensino médio : um olhar para os conhecimentos abordados e seus reflexos para além dos muros da escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Vânia de Fátima Matias de-
dc.contributor.referee2Herold Junior, Carlos-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical83, [6] f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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