Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8133
Autor(es): | Bitencourt, Marcos Rogério |
Orientador: | Andrade, Luciano de |
Título: | Estudo comparativo do tempo de transporte aeromédico para hospitais com helipontos remotos em uma região metropolitana no sul do Brasil |
Banca: | Carvalho, Maria Dalva de Barros |
Banca: | Fontes, Carlos Edmundo Rodrigues |
Palavras-chave: | Serviços médicos de emergências;Emergências médicas;Transporte aeromédico |
Data do documento: | 2020 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | BITENCOURT, Marcos Rogério. Estudo comparativo do tempo de transporte aeromédico para hospitais com helipontos remotos em uma região metropolitana no sul do Brasil. 2020. 32 f. Dissertação (mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Maringá, 2020, Maringá, PR |
Abstract: | Resumo: O trauma é importante causa de morbimortalidade no mundo. A importância dos cuidados pré-hospitalares avançados incluindo transporte rápido da vítima para o centro de trauma são essenciais ao prognóstico do paciente. O Serviço Médico de Emergência em Helicópteros (HEMS) constitui uma modalidade de transporte que é utilizada principalmente nos casos de trauma grave, contribuindo para redução da mortalidade através da redução do tempo de transporte até o centro de trauma. Objetivo: Analisar o tempo de transporte dos atendimentos realizados por um HEMS até os centros de trauma, comparando os pousos remotos realizados dentro e fora do complexo hospitalar. Método: Estudo observacional transversal, utilizando registros dos transportes de pacientes traumatizados realizados entre 2016 a 2018, pelo HEMS de uma região metropolitana do Sul do Brasil. As vítimas atendidas foram encaminhadas para centros de trauma que não têm helipontos próprios, sendo todos os pousos realizados em helipontos remotos. Os pousos remotos foram classificados como interno ou dentro do complexo hospitalar e externo ou fora do complexo. Todos os transportes dessas áreas remotas utilizaram ambulâncias terrestres para o transporte do local de pouso até a sala de emergência. Nos transportes que aconteceram fora do complexo hospitalar, as ambulâncias acessaram a via pública para chegar na sala de emergência. As estatísticas descritivas foram feitas usando números absolutos e porcentagens. O teste T para amostras independentes foi utilizado para comparar o tempo médio de transporte nos pousos realizados dentro e fora ao complexo hospitalar. O software utilizado para análise inferencial foi o R (R Core Team 2013). O software QGIS versão 2.16 foi utilizado no mapeamento dos locais de acidentes, dos hospitais de origem e centros de trauma. Resultados: No período de 2016 a 2018 foram realizados 176 resgates. Em 28,5% os pousos ocorreram dentro do complexo hospitalar, enquanto 71,5% ocorreram fora. A média do tempo de transporte do grupo que pousou no interior do complexo hospitalar foi igual a 26,16 (DP + 6,96), enquanto a média do grupo que pousou fora foi de 33,42 minutos (DP = 10,94). Um teste T para amostras não pareadas revelou diferença significativa nas médias entre os grupos (valor p <0,001). Conclusão: O pouso no interior do complexo hospitalar reduziu o tempo de transporte dos pacientes até a sala de emergência. A construção de helipontos próprios nos centros de trauma reduziria o tempo de transporte, minimizaria as intercorrências durante o transporte terrestre e o custo operacional Abstract: Trauma is an important cause of morbidity and mortality worldwide. The importance of advanced prehospital care including rapid transport of the victim to the trauma center is essential to the patient's prognosis. The Helicopter Emergency Medical Service (HEMS) is a mode of transport that is used mainly in cases of severe trauma, contributing to reduce mortality by reducing transport time to the trauma center. Objective: Analyze the transport time of visits made by a HEMS to trauma centers, comparing remote landings performed inside and outside the hospital complex. Method: Cross-sectional observational study, using transport records of trauma patients carried out between 2016 and 2018, by the HEMS of a metropolitan region in southern Brazil. The victims assisted were sent to trauma centers that do not have their own helipads, all landings being made at remote helipads. Remote landings were classified as internal or inside the hospital complex and external or outside the complex. All transport from these remote areas used ground ambulances to transport the landing site to the emergency room. In transports that took place outside the hospital complex, ambulances accessed the public road to reach the emergency room. Descriptive statistics were made using absolute numbers and percentages. The T test for independent samples was used to compare the average transport time at landings inside and outside the hospital complex. The software used for inferential analysis was R (R Core Team 2013). The QGIS software version 2.16 was used to map the accident sites, the hospitals of origin and trauma centers. Results: In the period from 2016 to 2018, 176 rescues were carried out. In 28.5% landings occurred inside the hospital complex, while 71.5% occurred outside. The average transport time for the group that landed inside the hospital complex was 26.16 (SD + 6.96), while the average for the group that landed outside was 33.42 minutes (SD = 10.94) . A T test for unpaired samples revealed a significant difference in means between groups (p <0.001). Conclusion: Landing inside the hospital complex reduced the transport time for patients to the emergency room. The construction of own helipads in trauma centers would reduce transport time, minimize complications during land transport and the operational cost |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Luciano de Andrade Dissertação (mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Maringá, 2020 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8133 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Marcos Rogerio Bitencourt_2020.pdf | 883,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.