Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLara, Larissa Michelle, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorLopes, Beatriz Ruffopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-02T14:11:34Z-
dc.date.available2024-12-02T14:11:34Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationLOPES, Beatriz Ruffo. Produção de conhecimento em saúde na educação física brasileira: (Im)Possibilidades no diálogo entre as subáreas sociocultural, pedagógica e biodinâmca. 2023. 225 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8139-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Larissa Michelle Larapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo analisar como pesquisadores/as da educação física brasileira que discutem saúde em sua produção de conhecimento concebem (im)possibilidades de interlocução entre as subáreas sociocultural, pedagógica e biodinâmica. Especificamente, esse estudo busca: 1) compreender como se constitui o tema saúde na produção de conhecimento da educação física, tomando como ponto de partida pesquisadores/as do Grupo de Trabalho Temático Atividade Física e Saúde, do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE); 2) entender como pesquisadores/as que tematizam a saúde na educação física brasileira percebem (em suas investigações) aproximações e/ou distanciamentos de conhecimentos que compõem as subáreas sociocultural, pedagógica e biodinâmica; 3) problematizar como o tema saúde pode ser desenvolvido a partir de elementos teórico-práticos que articulem os conhecimentos das subáreas sociocultural, pedagógica e biodinâmica. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e conta com narrativas oriundas de entrevista semiestruturada (SPARKES; SMITH, 2014) com pesquisadores/as que investigam saúde na educação física brasileira, selecionados/as a partir da técnica de amostragem em bola de neve (VINUTO, 2014). Um roteiro de entrevista semiestruturada (SPARKES; SMITH, 2014) orientou a coleta de dados, sendo as entrevistas transcritas e analisadas com orientações da Análise de Temática (BRAUN; CLARKE, 2006; SOUZA, 2019). Os resultados apontam que a produção de conhecimento em saúde na educação física, notadamente, em saúde coletiva, configura-se como possibilidade de materializar um diálogo profícuo entre as subáreas sociocultural, pedagógica e biodinâmica no sentido de superar as fragmentações e guerras tribais que assolam a áreapt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research aims to analyze how Brazilian physical education researchers who discuss health in their knowledge production conceive possibilities for dialogue between the sociocultural, pedagogical and biodynamic subareas. Specifically, this study seeks to: 1) understand how the health theme is constituted in the production of physical education knowledge, taking as a starting point researchers from the Thematic Working Group Physical Activity and Health, of the Brazilian College of Sports Sciences (CBCE ); 2) understand how researchers who discuss health in Brazilian physical education perceive (in their research) similarities and/or differences in knowledge that comprise the sociocultural, pedagogical and biodynamic subareas; 3) problematize how the health theme can be developed from theoretical-practical elements that articulate the knowledge of the sociocultural, pedagogical and biodynamic subareas. The research is characterized as qualitative and has narratives derived from semi-structured interviews (SPARKES; SMITH, 2014) with researchers who investigate health in Brazilian physical education, selected from the snowball learning technique (VINUTO, 2014 ). A semi-structured interview script (SPARKES; SMITH, 2014) guided the data collection, with the interviews being transcribed and the students guided by the Thematic Analysis (BRAUN; CLARKE, 2006; SOUZA, 2019). The results indicate that the production of health knowledge in physical education, notably in public health, is the possibility of materializing a fruitful dialogue between the sociocultural, pedagogical and biodynamic subareas in order to overcome the fragmentations and tribal wars that devastate the areapt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação física - Produção de conhecimentopt_BR
dc.subjectEducação física - Pesquisapt_BR
dc.subjectEducação física - Saúdept_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleProdução de conhecimento em saúde na educação física brasileira : (Im)Possibilidades no diálogo entre as subáreas sociocultural, pedagógica e biodinâmcapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Manoel, Edison de Jesus-
dc.contributor.referee2Almeida, Felipe Quintão de, 1979--
dc.contributor.referee3Herold Junior, Carlos-
dc.contributor.referee4Rinaldi, Wilson-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical225 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Beatriz Ruffo Lopes_2023.pdf5,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.