Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8141
Autor(es): | Antoniassi, Jéssica Pavão |
Orientador: | Wartha, Edson José |
Título: | A natureza da avaliação no ensino de ciências |
Banca: | Silva, Patrícia Rodrigues da |
Banca: | Martins, André Dias |
Banca: | Fusinato, Polonia Altoé |
Banca: | Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980- |
Palavras-chave: | Ciências - Natureza da avaliação;Ciências - Ensino;Ciências - Práticas avaliativas |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | ANTONIASSI, Jéssica Pavão. A natureza da avaliação no ensino de ciências. 2023. 111 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo a compreensão sobre a natureza da avaliação no ensino de ciências. Para isso, adota como questão geral norteadora: qual a natureza epistemológica da avaliação no ensino de ciências? Para atingir esse objetivo, foram definidos objetivos específicos: (i) estabelecer uma trajetória histórica para o conceito de avaliação; (ii) identificar e caracterizar a natureza da avaliação no ensino de ciências; e (iii) identificar a natureza da avaliação em outros campos teóricos. A tese adota um modelo multipaper, que consiste em uma coletânea de artigos com metodologias diferentes, composta por três artigos, organizados de maneira genérica em introdução, metodologia de pesquisa, resultados e discussões; considerações finais e referências. Somente após a apresentação de cada multipaper, é realizada a consideração final da tese, com as possíveis inferências entre os três artigos. Os três estudos realizados são de natureza documental, sendo o primeiro e o segundo estudo de metodologia qualitativa e o terceiro de metodologia mista. O primeiro descreve as características das quatro fases da avaliação em relação ao contexto histórico. O segundo realiza uma Revisão Sistemática da Literatura, encontrando 24 trabalhos com problemáticas voltadas para a avaliação no ensino de ciências, identificando a natureza positivista e dialética da avaliação por meio do software IRaMuTeQ. O terceiro estudo busca entender a natureza da avaliação em outras áreas de conhecimento, selecionando 118 artigos de 2018 a 2022 e analisados por meio do software IRaMuTeQ, permitindo a inferência da natureza da avaliação para cada área de conhecimento. Dentre os principais resultados, a natureza da avaliação para o ensino de ciência e ciência educacional revelou-se predominantemente de natureza positivista, reduzindo o momento avaliativo à classificação para a progressão e a mensuração de conhecimentos. Epistemologicamente, essa definição da avaliação como ato de coletar dados propõe novas etapas de estudo em três vértices importantes: formação inicial de docentes; formação continuada e políticas públicas educacionais ABSTRACT: The present work aims to understand the nature of assessment in science teaching. To this end, it adopts as a general guiding question: what is the epistemological nature of assessment in science teaching? To achieve this objective, specific objectives were defined: (i) establish a historical trajectory for the concept of evaluation; (ii) identify and characterize the nature of assessment in science teaching; and (iii) identify the nature of evaluation in other theoretical fields. The thesis adopts a multipaper model, which consists of a collection of articles with different methodologies, comprising three articles, organized generically into introduction, research methodology, results and discussions; final considerations and references. Only after the presentation of each multipaper, the final consideration of the thesis is carried out, with possible inferences between the three articles. The three carried out studies are documentary in nature, the first and second studies using qualitative methodology and the third using mixed methodology. The first describes the characteristics of the four phases of the assessment in relation to the historical context. The second carries out a Systematic Literature Review, finding 24 works with issues focused on assessment in science teaching, identifying the positivist and dialectical nature of assessment through the IRaMuTeQ software. The third study seeks to understand the nature of assessment in other areas of knowledge, selecting 118 articles from 2018 to 2022 and analyzed using the IRaMuTeQ software, allowing inference of the nature of assessment for each area of knowledge. Among the main results, the nature of the assessment for teaching science and educational science revealed itself to be predominantly positivist in nature, reducing the evaluation moment to the classification for progression and measurement of knowledge. Epistemologically, this definition of evaluation as an act of collecting data proposes new stages of study in three important areas: initial teacher training; continuing training and public educational policies |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Edson José Wartha Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8141 |
Aparece nas coleções: | 3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Jessia Pavao Antonassi_2023.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.