Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8144
Autor(es): | Solera, Bruna |
Orientador: | Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959- |
Título: | Educação física no ensino médio : caminhos para transpor os muros da escola |
Banca: | Souza, Vânia de Fátima Matias de |
Banca: | Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra |
Banca: | Kravchychyn, Claudio |
Banca: | Pimentel, Giuliano Gomes de Assis |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Valoração;Autonomia - Estudantes |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | SOLERA, Bruna. Educação física no ensino médio : caminhos para transpor os muros da escola. 2022. 203 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: Esta pesquisa objetivou analisar o desenrolar de uma ação pedagógica participante longitudional para o desenvolvimento da Educação Física no Ensino Médio e seus reflexos na autonomia dos estudantes para a vida ativa e consequente valoração da área. Como encaminhamentos metodológicos, adotou-se a revisão sistemática e a pesquisa-ação, com recorte longitudinal, desenvolvida ao longo de 3 anos e meio (no período de 2018/2 a 2021), com a participação de 196 estudantes do Ensino Médio e 4 professores de Educação Física, de uma escola central da cidade de Maringá/PR. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada direcionada aos professores e, para os estudantes, o questionário adaptado de Darido (2004), o questionário "Pandemia" elaborado pela pesquisadora via Google Formulários e o grupo focal. Ademais, contou-se com o apoio do diário de campo a fim de complementar as informações adquiridas por meio dos demais instrumentos. Os dados analisados seguiram os pressupostos da análise de conteúdo, com apoio da estatística descritiva, por meio de frequência e porcentagem. Como resultados identificou-se que a ação participante contribuiu de forma significativa para a organização e desenvolvimento da Educação Física escolar. Por meio do apoio oferecido aos professores da disciplina, assim como, no trabalho efetivado de forma colaborativa conseguiu-se facilitar a ação pedagógica por meio do planejamento sistematizado elaborado para o Ensino Médio, ampliou-se o envolvimento dos estudantes por meio de aulas estruturadas com foco na co-participação e na diversidade de práticas corporais e possibilitou-se mudança de percepção dos estudantes acerca da área, contribuindo para o desenvolvimento de sua autonomia para a vida ativa e, consequentemente, no reconhecimento da disciplina na e fora da escola. Conclui-se, então, que a valoração da Educação Física se associa ao compromisso pedagógico do professor relacionado ao planejamento e à estruturação das aulas; aos procedimentos adotados para efetivá-las. Assim como, aos estudantes, por meio de sua postura motivada e com respeito por todas as experiências proporcionadas durante as aulas de Educação Física, cuja influência está tanto nas ações do próprio professor quanto na construção de seus conhecimentos ABSTRACT: This research aimed to analyze the development of a longitudinal participant pedagogical action for the development of Physical Education in High School and its effects on students' autonomy for active life and consequent valuation of the area. As methodological referrals, a systematic review and action research were adopted, with a longitudinal cut, developed over 3 and a half years (from 2018/2 to 2021), with the participation of 196 high school students and 4 Physical Education teachers from a central school in the city of Maringá/PR. As data collection instruments, a semi- structured interview directed to teachers was used and, for students, the questionnaire adapted from Darido (2004), the "Pandemic" questionnaire prepared by the researcher via Google Forms and the focus group. In addition, the field diary was supported in order to complement the information acquired through the other instruments. The analyzed data followed the assumptions of content analysis, supported by descriptive statistics, through frequency and percentage. As a result, it was identified that the participant action contributed significantly to the organization and development of school Physical Education. Through the support offered to the teachers of the discipline, as well as, in the work carried out in a collaborative way, it was possible to facilitate the pedagogical action through the systematized planning elaborated for High School, the involvement of the students was expanded through structured classes with focus on co-participation and on the diversity of body practices and made it possible to change the students' perception about the area, contributing to the development of their autonomy for active life and consequently in the recognition of the discipline in and out of school. It is concluded that the valuation of Physical Education is associated with the teacher's pedagogical commitment related to the planning and structuring of classes and the procedures adopted to make them effective. As well as to the students, through their motivated attitude and with respect for all the experiences provided during Physical Education classes, as this influence both on the teacher's own actions and on the construction of their knowledge |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8144 |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Bruna Solera_2022.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.