Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8146
Autor(es): Santos, Leticia Gonçalves Brambilla
Orientador: Lorencini Júnior, Álvaro
Título: Reflexões sobre o planejamento educacional na perspectiva da pedagogia históricocrítica : uma análise do desenvolvimento profissional a partir da epistemologia do professor
Banca: Royer, Marcia Regina, 1972-
Banca: Biancon, Mateus Luiz
Banca: Batista, Michel Corci
Banca: Oliveira, André Luis de
Palavras-chave: Professor reflexivo;Transformação social;Ensino de ciências;Formação de professores - Anos iniciais
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SANTOS, Leticia Gonçalves Brambilla. Reflexões sobre o planejamento educacional na perspectiva da pedagogia históricocrítica: uma análise do desenvolvimento profissional a partir da epistemologia do professor. 2023. 218 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito Municipal de educação e teve como objetivo analisar o desenvolvimento profissional de professoras dos anos iniciais de uma escola pública, em um processo de reflexão, considerando o currículo com base pedagógica na Pedagogia Histórico Crítica, tendência pedagógica contra-hegemônica em meio ao contexto da redemocratização do nosso País. Sendo assim, consideramos que a inserção da pedagogia proposta promoveu uma ponderação, consequentemente, trazendo uma autorreflexão para práticas escolares e políticas públicas educacionais. Para isso, inicialmente aplicamos um questionário às professoras, investigando suas concepções de ensino e aprendizagem. Posteriormente, com base nas respostas ao questionário, ministramos um curso de formação continuada com ênfase na didática da Pedagogia Histórico-Crítica, sendo que as professoras, com nosso auxílio, desenvolveram a apresentação final de planejamentos, com temas relacionados ao Ensino de Ciências. Em continuidade ao processo, estudamos e registramos suas reflexões de forma coletiva, analisando diferentes concepções de ensino e aprendizagem, e, por meio destas, reconhecendo como as professoras compreendem a Pedagogia Histórico-Crítica e seus aspectos em sala de aula, inclusos os principais desafios enfrentados pelas professoras dos anos iniciais ao planejarem de acordo com esta tendência. Esta pesquisa possibilitou o desenvolvimento profissional, ao considerarmos que as docentes se reestruturaram por meio de seus conhecimentos anteriores, reformularam e teceram críticas à prática, à medida que refletiram sobre novos conhecimentos, de modo individual e coletivo, o que proporcionou o desenvolvimento da instituição escolar, de forma interdependente e cooperativa, num processo incessante na busca de uma identidade profissional. Ao analisarmos nosso curso e percurso enquanto pesquisa, destacamos uma fundamentação teórica sólida, uma reflexão crítica sobre a prática, um estímulo ao pensamento crítico e a promoção da consciência social
ABSTRACT: This research was developed within the municipal education scope and aimed to analyze the professional development of teachers in the initial years of a public school, in a process of reflection, considering the curriculum with a pedagogical basis in Historical-Critical Pedagogy, a counter-hegemonic pedagogical trend amid the context of the redemocratization of our country. Therefore, we consider that the inclusion of the proposed pedagogy promoted consideration, consequently, bringing self-reflection to school practices and public educational policies. To do this, we initially administered a questionnaire to the teachers, investigating their conceptions of teaching and learning. Subsequently, based on the answers to the questionnaire, we taught a continuing education course with an emphasis on the didactics of Historical-Critical Pedagogy, and the teachers, with our help, developed the final presentation of plans, with themes related to Science Teaching. Continuing the process, we studied and recorded their reflections collectively, analyzing different conceptions of teaching and learning, and, through these, recognizing how teachers understand Historical-Critical Pedagogy and its aspects in the classroom, including the main challenges faced by early years teachers when planning according to this trend. This research enabled professional development, considering that the teachers restructured themselves through their previous knowledge, reformulated and criticized the practice, as they reflected on new knowledge, individually and collectively, which provided the development of the school institution , in an interdependent and cooperative way, in an incessant process in the search for a professional identity. When analyzing our course and journey as research, we highlight a solid theoretical foundation, a critical reflection on practice, a stimulus to critical thinking and the promotion of social awareness
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Álvaro Lorencini Júnior
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8146
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Leticia Goncalves Brambilla Santos_2023.pdf3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.