Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8148
Autor(es): Melo, Márcia Santos
Orientador: Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Título: A BNCC e a proposta para o estudo de função nos livros didáticos de matemática no novo Ensino Médio : um olhar da teoria antropológica do didático
Banca: Damke, Anderléia Sotoriva
Banca: Wielewski, Gladys Denise
Banca: Oliveira, André Luis de
Banca: Gomes, Luciano Carvalhais
Palavras-chave: Ensino de matemática;Funções (Matemática);Livro didático - Matemática;Teoria Antropológica do Didático (TAD);Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: MELO, Márcia Santos. A BNCC e a proposta para o estudo de função nos livros didáticos de matemática no novo Ensino Médio: um olhar da teoria antropológica do didático. 2023. 178 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A pesquisa apresentada, traz como objetivo investigar as propostas para o ensino de funções nos livros didáticos do Ensino Médio aprovadas pelo PNLD 2021, com a implantação da BNCC. Na perspectiva de implantação da Base Nacional Comum Curricular, na qual pairam inúmeros questionamentos sobre vários aspectos, nos debruçamos no âmbito dos materiais didáticos, livro didático mais especificamente, no sentido de esboçar o perfil pedagógico das coleções aprovadas em relação às mudanças apresentadas pela BNCC. A análise dos materiais foi realizada a partir da ótica da Teoria Antropológica do Didático, referencial teórico e metodológico que favorece o olhar para os aspectos matemáticos da instituição analisada. Desse modo, após a codificação das coleções aprovadas e, segundo os pressupostos teóricos da TAD, foram identificados e categorizados todos os tipos de tarefas relacionados ao objeto matemático desta investigação, bem como a elaboração das técnicas a serem utilizadas nas resoluções. Os resultados apontam que as propostas de atividades trazidas em todas as coleções contemplam tipos de tarefas que perpassam em 4 das 5 competências propostas na BNCC, abrangendo 10 das 45 habilidades apontadas em cada competência. Esses números dão indícios do alinhamento dos autores das coleções com pesquisas que discutem as dificuldades do sujeito, em relação ao objeto matemático função. No que concerne à Organização Matemática, verificamos que todos os livros analisados apresentam o bloco do saber-fazer de modo claro em suas propostas para o estudo do nosso objeto matemático, entremeadas por situações problemas contextualizadas que priorizam o trabalho com as técnicas em detrimento de atividades de cunho empírico ou construtivista, evidenciando a tendência de que o sujeito aprende por repetição de tipos de tarefas semelhantes. O bloco tecnológico-teórico, por sua vez, segundo os critérios de avaliação propostos pela TAD, apresenta as justificativas das técnicas válidas matematicamente e que apesar da semelhança entre algumas técnicas não são válidas matematicamente em qualquer tipo de tarefa, necessitando assim da elaboração de novas técnicas amparadas pela tecnologia para que outras tarefas de mesma natureza possam ser resolvidas
ABSTRACT: The research presented, aims to investigate the proposals for the teaching of functions in high school textbooks approved by the PNLD 2021, with the implementation of the BNCC. In the perspective of the implementation of the National Common Curricular Base, in which there are numerous questions about various aspects, we focus on the scope of didactic materials, more specifically textbooks, to outline the pedagogical profile of the approved collections in relation to the changes presented by the BNCC. The analysis of the materials was carried out from the perspective of the Anthropological Theory of the Didactic, a theoretical and methodological framework that favors the look at the mathematical aspects of the analyzed institution. In this way, after coding the approved collections and, according to the theoretical assumptions of TAD, all types of tasks related to the mathematical object of this investigation were identified and categorizes, as well as the elaboration of the techniques to be used in the resolutions. The results indicate that the activity proposals brought in all collections include types of tasks that permeate 4 of the 5 competencies proposed in the BNCC, covering 10 of the 45 skills pointed out in each competence. These numbers indicate the alignment of the authors of the collections with research that discusses the difficulties of the subject, in relation to the mathematical object function. Regarding the Mathematical Organization, we found that all the books analyzed present the block of know-how clearly in their proposals for the study of our mathematical object, interspersed with contextualized problem situations that prioritize the work with techniques to the detriment of empirical or constructivist activities, thus evidencing the tendency that the subject learns by repeating similar types of tasks. The technological-theoretical block, in turn, according to the evaluation criteria proposed by TAD, presents the justifications of mathematically valid techniques and that despite the similarity between some techniques are not mathematically valid in any type of task, thus requiring the elaboration of new techniques supported by technology so that other tasks of the same nature can be solved
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8148
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Marcia Santos Melo_2023.pdf3,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.