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dc.contributor.advisorLara, Larissa Michelle, 1973-pt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Ellen Gracept_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T15:00:01Z-
dc.date.available2024-12-03T15:00:01Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationPINHEIRO, Ellen Grace. O que (in)formam professores de educação física acerca da BNCC : desafios para se pensar em uma pedagogia pública. 2023. 273 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8152-
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Larissa Michelle Larapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2023pt_BR
dc.description.abstractRESUMO: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o que (in)formam professores de educação física acerca da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento orientador de propostas pedagógicas para a educação básica e os desafios para o desenvolvimento de uma pedagogia pública. Como objetivos específicos, buscou-se: 1) Discorrer acerca da BNCC como documento orientador de propostas pedagógicas para a educação básica; 2) Verificar se professores de educação física do estado do Paraná consideram que os direcionamentos educacionais presentes na BNCC intencionam uma formação humana integral que transcenda o sistema formal de ensino; 3) Entender como professores de educação física do estado do Paraná avaliam a BNCC como orientadora de propostas pedagógicas para a sua área de atuação, levando em consideração a função educacional, o aporte teórico, os conteúdos e os objetivos descritos no documento; 4) Investigar se a BNCC, ao propor uma formação humana integral para a vida, de forma justa, democrática e inclusiva, possibilita elementos para se pensar em uma pedagogia pública. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e sua estrutura é composta por dois momentos: 1) estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento orientador da educação básica e documentos complementares e subsidiários; 2) coleta de narrativas de professores de educação física na educação básica pública paranaense (anos finais do ensino fundamental e ensino médio) por meio de questionário on-line e entrevista, os quais, foram tratados pelo método de Análise Temática (AT) (BRAUN; CLARKE, 2006). Diante das análises verificou-se que a formação geral da BNCC, embora sinalize para uma formação qualitativa, há elementos que engendram uma formação semiqualificada, cujo ideal se distancia da formação humana integral presente no documento. Em geral, o texto das Linguagens e o da educação física para o ensino fundamental traz ausências explicativas, pontos contraditórios, pontos negativos e pontos positivos. A formação descrita no texto das Linguagens para o componente educação física - ensino médio (o qual, inclui os quatro parágrafos destinados à educação física, as competências e habilidades das Linguagens), apresenta-se de forma ambígua, fragmentada e permeada por várias intencionalidades, sobretudo a de mercado. Com isso, o componente se distancia da formação humana e dos princípios e ideais formativos e de sociedade. Em relação as avaliações dos professores frente ao documento da educação física – ensino fundamental e médio, constatou-se, entre outras coisas, que há pontos positivos, negativos e pontos que podem ser ressignificados na proposta a fim de qualificar as suas práticas pedagógicas. Por fim, verificou-se também, que as intencionalidades da formação geral e da proposta de educação física na BNCC podem, apesar dos pontos controversos e negativos, proporcionar elementos para impactar qualitativamente a formação dos alunos para além da escola e oferecer elementos para se pensar uma pedagogia pública. Do mesmo modo, verificou-se que as práticas pedagógicas dos professores também trazem elementos que podem reverberarem-se em uma formação que impacte a vida dos estudantes e que sinalize para pedagogias públicas. Contudo, tanto os elementos oferecidos pela Base quanto os elementos da prática pedagógica dos professores que possuem potencialidades para impactar a formação dos alunos e sinalizar para pedagogias públicas, dependem das apreensões por parte dos docentes acerca dos documentos educacionais, de ferramentas analíticas, das suas capacidadesde agência e da forma que cada um conduz o seu fazer pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: This research aims to analyze what physical education teachers (in)form about the National Common Curricular Base (BNCC) as a guiding document for pedagogical proposals for basic education and the challenges for the development of a public pedagogy. As specific objectives, we sought to: 1) Discuss the BNCC as a guiding document for pedagogical proposals for basic education; 2) Verify whether physical education teachers in the state of Paraná consider that the educational guidelines present at BNCC intend integral human training that transcends the formal education system; 3) Understand how physical education teachers in the state of Paraná evaluate the BNCC as a guide for pedagogical proposals for their area of activity, taking into account the educational function, the theoretical support, the contents and objectives described in the document; 4) Investigate whether the BNCC, by proposing integral human training for life, in a fair, democratic and inclusive way, provides elements for thinking about public pedagogy. The research is characterized as qualitative and its structure is composed of two moments: 1) study of the National Common Curricular Base (BNCC) as a guiding document for basic education and complementary and subsidiary documents; 2) collection of narratives from physical education teachers in public basic education in Paraná (final years of elementary and high school) through an online questionnaire and interview, which were treated using the Thematic Analysis (TA) method (BRAUN ; CLARKE, 2006). In view of the analyses, it was found that the general training of the BNCC, although it points towards qualitative training, there are elements that engender a semi-qualified training, whose ideal distances itself from the integral human training present in the document. In general, the Language text and the physical education text for elementary school contain explanatory absences, contradictory points, negative points and positive points. The training described in the Languages text for the physical education component - high school (which includes the four paragraphs dedicated to physical education, the skills and abilities of Languages), is presented in an ambiguous, fragmented way and permeated by several intentions, especially the market. With this, the component distances itself from human formation and the principles and ideals of training and society. In relation to the teachers' evaluations in relation to the physical education document - elementary and secondary education, it was found, among other things, that there are positive, negative points and points that can be redefined in the proposal in order to qualify their pedagogical practices. Finally, it was also verified that the intentions of general training and the physical education proposal at BNCC can, despite the controversial and negative points, provide elements to qualitatively impact the training of students beyond school and offer elements to think about a public pedagogy. Likewise, it was found that teachers' pedagogical practices also bring elements that can reverberate in training that impacts students' lives and signals public pedagogies. However, both the elements offered by the Base and the elements of teachers' pedagogical practice that have the potential to impact student training and signal public pedagogies depend on teachers' apprehensions about educational documents, analytical tools, and their capabilities. of agency and the way each person conducts their pedagogical workpt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectPedagogia públicapt_BR
dc.subject.ddc796.07pt_BR
dc.titleO que (in)formam professores de educação física acerca da BNCC : desafios para se pensar em uma pedagogia públicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.referee1Marani, Vitor Hugo-
dc.contributor.referee2Herold Junior, Carlos-
dc.contributor.referee3Santos, Marcio Antonio Raiol dos-
dc.contributor.referee4Both, Jorge-
dc.publisher.departmentDepartamento de Educação Física-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UEL-
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúde-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical273 f. : il. (algumas color.).-
dc.subject.cnpq2Educação Física-
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúde-
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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