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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8154
Autor(es): | Romero, Francielli Ferreira da Rocha |
Orientador: | Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, 1959- |
Título: | Gestão participativa : dos documentos à prática na gestão escolar em Maringá-Paraná |
Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Banca: | Pimentel, Giuliano Gomes de Assis |
Banca: | Souza, Vânia de Fátima Matias de |
Banca: | Starepravo, Fernando Augusto |
Palavras-chave: | Gestão escolar - Maringá (PR);Diretores escolares - Maringá (PR);Gestão participativa |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá Universidade Estadual de Londrina |
Citação: | ROMERO, Francielli Ferreira da Rocha. Gestão participativa : dos documentos à prática na gestão escolar em Maringá-Paraná. 2024. 149 f. Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024, Maringá, PR. |
Abstract: | RESUMO: A presente tese foi realizada a partir da seguinte problemática: quais são as aproximações e distanciamentos entre o conceito teórico de gestão escolar exarado nos documentos oficiais e a percepção prática dos gestores em relação à realidade existente na organização da unidade escolar? Objetivou-se analisar o conceito teórico de gestão escolar expresso nos documentos oficiais e a percepção dos dirigentes municipais da Região Metropolitana de Maringá e dos diretores escolares da Secretaria Municipal de Maringá-PR sobre sua aplicabilidade no contexto escolar. Amparada na metodologia qualitativa, pautada em análises temáticas, a tese adotou o modelo escandinavo para a organização, sistematização e apresentação dos dados. Frente ao contexto, a tese apresenta-se a partir de quatro estudos realizados, organizados de forma independente, seguindo a estrutura de tese. O primeiro artigo, teve como objetivo identificar a produção acadêmica-científica na área sobre a gestão escolar participativa por meio de uma metassíntese de 07 estudos. Três constructos emergiram dos estudos: liderança, gerenciamento de relações e administrativos. Verificou-se que raros são os estudos que apresentam elementos relacionados à gestão participativa. O segundo artigo objetivou verificar os conceitos de gestão escolar adotados no PNE (Plano Nacional de Educação) e nos documentos norteadores das Secretarias de Educação da Microrregião de Maringá-PR. Os dados indicaram que as Secretarias utilizam como base a Constituição, LDBEN, PNE, PME, PPP e Regimento Pedagógico, apontando inexistência no momento da coleta de um documento norteador específico para a direção escolar, portanto há dissonância entre os documentos nacionais e os municipais quanto à gestão escolar, uma vez que muitas unidades escolares ainda realizam escolha do diretor escolar por meio de indicação do Poder Executivo. O terceiro artigo teve como objetivo analisar a percepção de diretores sobre o papel da gestão escolar e suas interlocuções administrativas. Participaram do estudo 104 diretores escolares. Para a análise dos dados, foram adotadas as orientações da análise de Conteúdo de Bardin (2011), que permitiu que temas emergissem a partir das narrativas, sendo eles: gestão de processos, gestão de pessoas e gestão pedagógica. Os resultados evidenciaram que na visão dos diretores do município de Maringá-PR, a direção escolar é entendida como a administração e o gerenciamento integral da unidade. O quarto artigo avaliou como um processo prévio de formação aos candidatos ao cargo de direção escolar, como pré-requisito para participar do processo de eleição, pode contribuir no futuro desempenho da função. Fizeram parte do estudo 100 diretores escolares do município de Maringá. Conclui-se que a formação preparatória para a função foi significativa e sugere-se novas formações com foco no relacionamento interpessoal. A realização da coleta de dados e suas análises possibilitam concluir a tese afrimando que existem aproximações e distanciamentos entre o conceito teórico exarado nos documentos oficiais e a prática diária dos diretores na organização da unidade escolar ABSTRACT: The thesis developed is based on the following problems: what are the similarities and differences between the theoretical concept of school management set out in official documents and the practical perception of managers in relation to the reality existing in the organization of the school unit? The objective was to analyze the theoretical concept of school management expressed in official documents and the perception of municipal leaders in the Metropolitan Region of Maringá and school directors of the Municipal Secretariat of Maringá-PR about its applicability in the school context. Supported by qualitative methodology, based on thematic analyses, the thesis adopted the Scandinavian model for the organization, systematization and presentation of data. Given the context, the thesis is presented based on four studies carried out, organized independently, following the thesis structure. The first article aimed to identify academic-scientific production in the area of participatory school management through a meta-synthesis of 7 studies. Three constructs emerged from the studies: leadership, relationship management and administrative. It was found that studies that present elements related to participatory management are rare. The second article aimed to verify the school management concepts adopted in the PNE (National Education Plan) and in the guiding documents of the Education Departments of the Microregion of Maringá-PR. The data indicated that the Secretariats use the Constitution, LDBEN, PNE, PME, PPP and Pedagogical Regulations as a basis, indicating the lack of a specific guiding document for school management at the time of collection, therefore there is dissonance between national and municipal documents regarding to school management, since many school units still choose the school director through appointment by the Executive Branch. The third article aimed to analyze the perception of principals about the role of school management and their administrative dialogues. 104 school directors participated in the study. For data analysis, the content analysis guidelines of Bardin (2011) were adopted, which allowed themes to emerge from the narratives, namely: process management, people management and pedagogical management. The results showed that in the view of the directors of the municipality of Maringá-PR, school management is understood as the administration and integral management of the unit. The fourth article evaluated how a prior training process for candidates for the position of school management, as a prerequisite for participating in the election process, can contribute to the future performance of the role. 100 school directors from the municipality of Maringá took part in the study. It is concluded that the preparatory training for the role was significant and new training focusing on interpersonal relationships is suggested. Carrying out data collection and analysis make it possible to conclude at the end of the thesis that there are similarities and differences between the theoretical concept set out in official documents and the daily practice of principals in organizing the school unit |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira Tese (doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina, 2024 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8154 |
Aparece nas coleções: | 3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS) |
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