Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Neil Armstrong Franco dept_BR
dc.contributor.authorYairo, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T18:20:25Z-
dc.date.available2024-12-05T18:20:25Z-
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.citationYAIRO, Ana Paula. Uma análise em perspectiva dialógica da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos . 2023. 205 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8157-
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Neil Armstrong Franco de Oliveira.pt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, em 2002, foi realizada a primeira edição do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos (ENCCEJA), que vem sendo promovido durante os anos, mesmo apresentando certa inconstância. Instrumento avaliativo de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), tem como intento diagnosticar o processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica, bem como certificar conhecimentos conquistados dentro ou fora da escola. O objetivo geral desta dissertação é analisar a(s) concepção(ões) de linguagem e de gênero discursivo/textual que subjazem à Prova III, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (doravante, ENCCEJA), aplicada para o Ensino Médio, sob a perspectiva dialógica da linguagem. Para alcançar o objetivo maior, elencamos os seguintes objetivos específicos: a) investigar se as Propostas de Redação do exame em foco se distanciam ou se aproximam da perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem para a produção textual escrita; e b) verificar, nas questões objetivas, a presença ou não das dimensões que compõem o gênero discursivo na perspectiva bakhtiniana da linguagem. De natureza qualitativa, circunscreve-se no paradigma interpretativista e caracteriza-se metodologicamente como análise documental. Vinculada ao campo da Linguística Aplicada (LA), esta dissertação se justifica na escassez de estudos que explorem a referida avaliação. Para empreender nossa análise, primeiramente, delimitamos o corpus, constituído por questões objetivas e pelas Propostas de Redação que integram a Prova III (Linguagem, Códigos e Suas Tecnologias e Redação) das edições de 2017 a 20201 do Exame. Compõem nosso recorte as questões objetivas em que se faz menção ao nome de um gênero discursivo/textual ou ao signo "gênero", fosse ele caracterizado como "discursivo" ou "textual". Dentre os resultados alcançados com o estudo, verificamos que as avaliações, ao mesmo tempo em que se aproximam da concepção dialógica/interacional da linguagem, distanciam-se dela, bem como da concepção de gênero discursivo. Constatamos que, embora lancem mão de fragmentos ou de enunciados emoldurados em gêneros para produção das questões, os autores, elaboradores por elas responsáveis, o fazem de forma superficial, sem que sejam exigidas habilidades, dos estudantes participantes do processo de certificação, que realmente suscitem práticas de leitura, de escrita e de análise linguística/semiótica embasadas em uma perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, in 2002, the first edition of the National Examination for the Certification of Youth and Adults (ENCCEJA) was held, which has been promoted over the years, despite showing some inconsistency. An evaluation instrument under the responsibility of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), its purpose is to diagnose the teaching and learning process of basic education, as well as certify knowledge gained inside or outside of school. The general objective of this dissertation is to analyze the conception(s) of language and discursive/textual genre that underlie Test III, of the National Examination for Certification of Competences of Young People and Adults (hereinafter, ENCCEJA), applied to Teaching Medium, from the dialogical perspective of language. To achieve the main objective, we list the following specific objectives: a) investigate whether the Writing Proposals for the exam in focus move away from or come closer to the enunciative-discursive perspective of language for written textual production; and b) verify, in objective questions, the presence or absence of the dimensions that make up the discursive genre in the Bakhtinian perspective of language. Qualitative in nature, it is circumscribed within the interpretive paradigm and is methodologically characterized as documentary analysis. Linked to the field of Applied Linguistics (LA), this dissertation is justified by the scarcity of studies that explore the aforementioned evaluation. To undertake our analysis, we first delimited the corpus, consisting of objective questions and the Writing Proposals that make up Test III (Language, Codes and Their Technologies and Writing) of the 2017 to 20202 editions of the Exam. Our focus is on objective questions in which the name of a discursive/textual genre or the sign "genre" is mentioned, whether it is characterized as "discursive" or "textual". Among the results achieved with the study, we found that the evaluations, while approaching the dialogical/interactional conception of language, distance themselves from it, as well as from the conception of discursive genre. We found that, although they make use of fragments or statements framed in genres to produce the questions, the authors, responsible for drafting them, do so superficially, without requiring skills from the students participating in the certification process, which really raise reading, writing and linguistic/semiotic analysis practices based on an enunciative-discursive perspective of language.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectExame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.ddc411pt_BR
dc.titleUma análise em perspectiva dialógica da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Romualdo, Edson Carlos-
dc.contributor.referee2Mendes-Polato, Adriana Delmira-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras-
dc.subject.cnpq1Linguística, Letras e Artes-
dc.publisher.localMaringá, PR-
dc.description.physical205 f. : il. color., figs., tabs.-
dc.subject.cnpq2Letras-
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artes-
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Paula Yairo_2023.pdf7,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.