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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8161
Autor(es): | Mardegan, Bruna Sampaio Silgueiro |
Orientador: | Calvo, Luciana Cabrini Simões |
Título: | Construções de sentido sobre inglês como língua franca em um curso de Letras |
Banca: | Novelli, Josimayre |
Banca: | Siqueira, Domingos Sávio Pimentel |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Formação de professores;Inglês - Língua franca;Professores de inglês - Formação;Língua inglesa - Estudo e ensino |
Data do documento: | 2022 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | MARDEGAN, Bruna Sampaio Silgueiro. Construções de sentido sobre inglês como língua franca em um curso de Letras. 2022. 209 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022, Maringá, PR. |
Abstract: | Tendo em vista o estatuto do inglês como língua franca e suas implicações educacionais, políticas e linguísticas no ensino-aprendizagem do idioma, este trabalho tem como objetivo analisar a construção de sentidos a respeito do inglês como língua franca (ILF) em uma disciplina de formação de professores na graduação do curso de Letras, ao se discutir tal tópico em sala de aula. De modo específico, ele busca analisar os entendimentos e as representações sobre ILF nas interações e atividade(s) desenvolvida(s) pelos licenciandos na disciplina e examinar como estes constroem sentidos a respeito do ILF em suas interações em sala de aula, além de propor encaminhamentos sobre ILF na formação inicial de professores de língua inglesa. O estudo tem natureza qualitativa e epistemologia interpretativista, caracterizando-se como um estudo de caso do tipo etnográfico, cujos dados foram gerados por meio de notas de campo, gravações de aulas e pela análise de atividades produzidas pelos licenciandos. A pesquisa baseia-se nos trabalhos de estudiosos do ILF no cenário internacional e nacional, como Jenkins (2009; 2015; 2018), Gimenez (2015), Santos e Siqueira (2019), Duboc (2018; 2019), dentre outros. Os resultados evidenciam que os acadêmicos atribuem ao ILF apreciações positivas e que os entendimentos deles sobre o tema destacam pontos como: inglês como segunda língua, variedades e ILF; ILF como uma língua de contato; usos criativos da língua e apropriações locais; ILF como uma perspectiva mais flexível de ensinar e aprender a língua inglesa; cultura; a globalização e o ILF e a descentralização do falante nativo. Em relação à maneira como os licenciandos constroem estes entendimentos, foi possível notar que eles têm pouco conhecimento prévio sobre o tema, mas passam a se basear em explicações, comentários dos colegas, em materiais e em questionamentos/reflexões provocadas pela docente. Além disso, os resultados mostram que os acadêmicos articulam os novos conhecimentos com reflexões sobre sua prática. No que tange à formação docente inicial e o ILF, ficou claro que é preciso continuar com a discussão sobre essa perspectiva, não apenas nas disciplinas com foco na formação de professores, mas em variados contextos dentro da universidade. In view of the status of English as a lingua franca and its educational, political and linguistic implications in the teaching-learning of the language, this paper aimed to analyze the construction of meanings about English as a lingua franca (ELF) in an undergraduate teacher education subject in a Brazilian Language Arts Undergraduate Program course, when discussing such topic in the classroom. Specifically, the present study sought to analyze the understandings and representations about ELF in the interactions and activity(ies) developed by undergraduates in the course and to examine how undergraduates construct meanings about it in their classroom interactions when discussing such topic, besides proposing directions about ELF in the initial training of English language teachers. The study has a qualitative nature and interpretive epistemology, characterized as a case study of the ethnographic type, whose data were generated through field notes, class recordings, and by the analysis of activities produced by the undergraduates. The research is based on the works of ELF scholars from the international and national scene, such as Jenkins (2009; 2015; 2018), Gimenez (2015), Santos and Siqueira (2019) and Duboc (2018; 2019). The results show that the academics give ELF positive appraisals and that their understandings of the topic highlight points such as: English as a second language, varieties and ELF; ELF as a contact language; creative uses of language and local appropriations; ELF as a more flexible perspective of teaching and learning the English language; culture; globalization and ELF and the decentralization of the native speaker. Regarding the way undergraduates construct these meanings, it is noticeable that they have little previous knowledge about the theme, but start to base themselves on explanations, comments from colleagues, materials, and questioning/reflections provoked by the professor. In addition, the results show that the students articulate the new knowledge with reflections on their practice. Regarding initial teacher education and ELF, it is clear that it is necessary to continue the discussion about this perspective, not only in disciplines focused on teacher training, but in various contexts within the university. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Luciana Cabrini Simões Calvo. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2022 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8161 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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