Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8168
Autor(es): Gaspi, Suelen de
Orientador: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, 1980-
Título: Representações sociais de crianças brasileiras e portuguesas sobre vacinação : subsídios para educação em saúde
Banca: Tracana, Rosa Branca
Banca: Batista, Michel Corci
Banca: Schneider, Eduarda Maria
Banca: Oliveira, André Luis de
Palavras-chave: Ensino de ciências;Alfabetização científica;Doenças;Vacinação;Educação em Saúde
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: GASPI, Suelen de. Representações sociais de crianças brasileiras e portuguesas sobre vacinação: subsídios para educação em saúde. 2023. 131 f. Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR.
Abstract: RESUMO: A vacinação é uma estratégia essencial para a promoção da saúde individual e coletiva, sendo responsável pela prevenção e pelo controle de diversas doenças, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. No entanto, nos últimos anos, tem-se observado uma queda nos percentuais de vacinação em diversos países, o que representa um desafio para a saúde pública e evidencia a importância de abordar esse tema de maneira efetiva junto à disciplina de ciências e à Educação em Saúde (ES) em todos os níveis de ensino. Por esse motivo, este estudo se propôs a investigar as Representações Sociais que estudantes do quinto ano do ensino fundamental, com idades entre 9 e 12 anos, de duas instituições de ensino, no Brasil e em Portugal, partilham sobre a "importância da vacinação". Para atingir o objetivo proposto, adotamos a abordagem estruturalista das Representações Sociais, utilizando como instrumento de coleta dos dados o formulário de Evocação Livre de Palavras, com base no termo indutor "importância de ser vacinado", bem como os desenhos produzidos pelos estudantes a partir do mesmo termo indutor. Para análise dos dados, utilizamos a Análise Prototípica (AP) para identificação do Núcleo Central (NC) das Representações Sociais, a Análise de Similitude (AS) e a análise de desenhos organizados em categorias a partir da Análise de Conteúdo (AC) de Bardin. Por meio dessas abordagens, buscamos compreender as percepções dos estudantes sobre a importância da vacinação e identificar possíveis lacunas na compreensão do tema. Os resultados indicaram que, apesar das fake news, do descrédito à ciência e da desinformação semeados nos últimos anos, o ensino de ciências e o contexto social dos estudantes têm contribuído para que a representação dos grupos sociais pesquisados esteja voltada, em especial, à prevenção à saúde e à proteção de doenças. O estudo das representações sociais de crianças brasileiras e portuguesas possibilitou a compreensão das diferenças culturais e contextuais que influenciam as opiniões e as atitudes em relação à vacinação, proporcionando subsídios para o desenvolvimento de estratégias educacionais mais eficazes e culturalmente sensíveis. É fundamental reconhecer que as crianças, como agentes sociais, podem transpor os conteúdos escolares para o seio de suas famílias e comunidades, ampliando o alcance das informações corretas e fomentando a tomada de decisões conscientes sobre a saúde. Ao fortalecer a ES nas escolas e abordar temas como a vacinação de maneira integrada e contextualizada, é possível formar cidadãos mais informados e comprometidos com o bem-estar individual e coletivo. Essa atitude proativa e consciente pode influenciar as gerações futuras e, consequentemente, promover a manutenção e a melhoria dos índices de vacinação, garantindo a saúde e a qualidade de vida para todos. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, diversos questionamentos emergem, abrindo caminho para futuras investigações: os materiais didáticos das séries iniciais do ensino fundamental abordam adequadamente a ES? Como as famílias das crianças compreendem a importância da vacinação? Seriam diferentes as Representações Sociais de outros grupos etários, contextos culturais e países? Essas questões instigam novas possibilidades de estudo que possam fornecer informações adicionais para aprimorar o ensino de ciências e a ES em diferentes contextos e níveis de ensino. A realização dessas pesquisas é fundamental para compreender e atender às necessidades específicas de diferentes contextos sociais e, assim, contribuir para a construção de um corpo sólido de saberes que apoie a implementação de estratégias pedagógicas inovadoras e eficientes no ensino de ciências e na promoção da ES
ABSTRACT: Vaccination plays a crucial role in promoting individual and collective health, being responsible for preventing and controlling various diseases, and enhancing the overall quality of life of the population . However, there has been a decline in vaccination rates in several countries in recent years , which poses a significant challenge for public health and underscores the need to address this issue effectively through science and health education at all levels. To address this, the present study aimed to investigate the Social Representations held by fifth-grade elementary school students, aged 9 to 12 years, from two educational institutions in Brazil and Portugal regarding the "Importance of Vaccination". In order to achieve this objective, we adopted the structuralist approach of Social Representations, and employed the Free Evocation of Words technique as a data collection instrument, , based on the inductive term "importance of being vaccinated", as well as the drawings produced by students based on the same inductive term. For data analysis, we employed prototypical analysis to identify the central core of the representations, the similarity analysis, and the analysis of drawings organized into categories based on Bardin's Content Analysis. These approaches aimed to gain insights into the students' perceptions of the importance of vaccination and identify potential gaps in their understanding of the subject. The findings revealed that, despite the prevalence of fake news, skepticism towards science , and misinformation , science education and the students' social context have contributed to the representation of the surveyed social groups , with a strong focus on health prevention and disease protection . The study of social representations of Brazilian and Portuguese children facilitated an understanding of cultural and contextual variations that influence opinions and attitudes towards vaccination, providing valuable insights for the development of more effective and culturally sensitive educational strategies . It is essential to recognize that children, as social agents, can transpose school content to their families and communities, thereby disseminating accurate information and promoting informed decision-making in matters of health. Reinforcing school health education and addressing issues such as vaccination in an integrated and contextualized way can shape well-informed citizens committed to individual and collective well-being. This proactive and conscious approach can influence future generations and consequently promote the maintenance and improvement of vaccination rates, ensuring health and quality of life for all. Based on the findings of this study, several questions emerge, opening the way for future investigations: Do educational materials in the early grades of elementary school adequately address health education? How do families perceive the importance of vaccination? Do social representations differ across age groups, cultural contexts, and countries? These questions encourage further research that may provide additional information to improve science teaching and health education in different contexts and educational levels. Such research is essential to understand and address the specific needs of different social contexts, thus contributing to the construction of a sound knowledge foundation to support the implementation of innovative and effective pedagogical strategies in science education and health promotion
Descrição: Orientador: Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior
Coorientador: Prof.ª Dr.ª Graça Simões Carvalho
Tese (doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) - Universidade Estadual de Maringá, 2023
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8168
Aparece nas coleções:3.5 Tese - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Suelen de Gaspi_2023.pdf79,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.