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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8169
Autor(es): | Novais Junior, Evilásio Paulo |
Orientador: | Prado, Márcio Roberto do |
Título: | A produção infantil de Olavo Bilac e de Manoel Bomfim e os ideais escolanovistas : uma relação possível |
Banca: | Martha, Alice Áurea Penteado |
Banca: | Valente, Thiago Alves |
Palavras-chave: | Educação - Primeira República 1889-1930 - Brasil;Escola nova;Bilac, Olavo, 865-1918 - Literatura infantil;Bomfim, Manoel, 1868-1932 - Literatura infantil |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Citação: | NOVAIS JUNIOR, Evilásio Paulo. A produção infantil de Olavo Bilac e de Manoel Bomfim e os ideais escolanovistas : uma relação possível. 2023. 110 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023, Maringá, PR. |
Abstract: | Esta dissertação objetiva investigar a relação entre a literatura infantil de Olavo Bilac e Manoel Bomfim e os ideais da Escola Nova. O intuito consiste em identificar quais são as proximidades/ e os distanciamentos entre tais fenômenos. Os escritos para crianças do poeta e do romancista emergiram no início da República brasileira. Nesse período, consolidou-se a produção de livros destinados à infância no país, conforme nos citam Lajolo e Zilberman (1984). A Escola Nova, por sua vez, nasceu na Europa e na América do Norte no fim do século XIX. É uma pedagogia que se levantou contra o tradicionalismo no ensino. Para atingirmos nosso objetivo, analisamos três livros de Bilac e Bomfim: Através do Brasil (1910), Livro de Composição para o curso complementar das escolas primarias (1899) e Livro de Leitura para o curso complementar das escolas primarias (1899). Os materiais foram destinados às salas de aula e, por isso, nossa investigação se volta bastante ao ensino. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, visto que, para satisfazermos nosso propósito, precisamos valer-nos de material já produzido. A investigação tem também cunho qualitativo, pois a abordagem do contexto de nosso objetivo é necessária para o desenvolvimento do estudo. Por essa razão, apoiamo-nos no materialismo histórico-dialético, elaborado por Karl Marx e Friedrich Engels. Tal teoria se debruça sobre as ideias e as relações da sociedade. O presente estudo se faz relevante, porque preenche uma lacuna no conhecimento. Não existe nenhuma pesquisa que, incisivamente, objetivou tecer a relação entre os escritos do poeta e do romancista e as ideias escolanovistas. Como resultado, identificamos que há convergências entre os fenômenos, sobretudo, no que tange à atenção ao processo de aprendizagem. Aproximam-se na crítica à memorização no ensino e na defesa da espontaneidade e das capacidades naturais da criança. This dissertation reports aims to investigate the relationship between the children's literature of Olavo Bilac e Manoel Bomfim and the ideals of the New School. The aim to identify the proximity and distances between such phenomena. The children's writings of the poet and the novelist emerged in the early Brazilian Republic. During that period, the production of books for children in the country was consolidated, as cited by Lajolo and Zilberman (1984). The New School, in turn, was born in Europe and North America at the end of the nineteenth century. It's a pedagogy that has risen up against traditionalism in teaching. To achieve our goal, we analyzed three books by Bilac and Bomfim: Através do Brasil (1910), Livro de Composição para o curso complementar das escolas primarias (1899) e Livro de Leitura para o curso complementar das escolas primarias (1899). The materials were intended for the classrooms and, therefore, our investigation turns a lot to teaching. This is a bibliographic research, because in order to satisfy our purpose, we need to make use of material already produced. The investigation is also qualitative, since the approach of the context of our objective is necessary for the development of the study. For this reason, we rely on the historical-dialectical materialism elaborated by Karl Marx and Friedrich Engels. This theory focuses on the ideas and relations of society. The present study is relevant because it fills a gap in knowledge. There is no research that incisively aimed to weave the relationship between the writings of the poet and the novelist and the ideas of New School. As a result, we identified that there are convergences between the phenomena, especially with regard to attention to the learning process. The two phenomena are close in the critique of memorization, in teaching and in the defense of spontaneity and the natural capacities of the child. |
Descrição: | Orientador: Prof. Dr. Márcio Roberto do Prado. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2023 |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/8169 |
Aparece nas coleções: | 2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) |
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